Buscar

Esquadrias Aluminio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Esquadrias de Alumínio
A utilização do alumínio economiza energia tanto na fase de construção, quando pensamos no transporte e manuseio de produtos mais leves, quanto na fase de utilização, quando o projeto da fachada prevê a geração de energia elétrica através de células fotovoltaicas aplicadas aos caixilhos”, segundo a arquiteta Angélica Madureira, da Hydro Alumínio. 
Material leve, inoxidável – exceto em alguns casos específicos -o alumínio parece ser o material ideal para você investir nas suas esquadrias. 
O Programa Setorial da Qualidade (PSQ) - Esquadrias de Alumínio avalia atualmente a conformidade de 40 fabricantes que utilizam linha própria e 44 fabricantes que utilizam linha homologada.
Atualmente existem 86 fabricantes em credenciamento e 51 fabricantes que comercializam linha não conformes. (Janeiro de 2015)
Além disso, continuam sendo acompanhadas em revendas brasileiras de várias marcas de empresas não participantes do PSQ. 
As responsabilidades e condições exigidas das empresas participantes do PSQ estão apresentadas no documento “Fundamentos técnicos do Programa Setorial da Qualidade de Esquadrias de Alumínio”.
Em abril de 2001 foi implementado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – AFEAL, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Esquadrias de Alumínio. O referido programa está inserido no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, estando registrado sob o número 05.19. 
PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE
DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 
PRODUTOS ALVO DESTE PSQ
Os tipos / modelo de esquadrias que fazem parte do escopo deste PSQ de esquadrias de alumínio,
possuem evolução gradativa de acordo com decisões do grupo de participantes.
As tipologias Alvo no atual estágio do programa são:
• Janela de correr veneziana de 03 folhas (JVC 03 fls);
• Janela de correr veneziana de 06 folhas (JVC 06 fls);
• Janela de correr de 02 folhas de vidro (JC 02 fls);
• Janela de correr de 04 folhas de vidro (JC 04 fls).
Fabricantes que utilizam sistemas homologados, podem também aprovar os seguintes produtos:
• Janela Maxim-ar;
• Janela de correr de 02 folhas integrada;
• Porta de correr de 02 folhas.
Adicionalmente podem ser avaliadas:
• Portas de giro, conforme a ABNT NBR 10821-2;
• Fachadas cortinas, conforme a ABNT NBR 10821-2
• Guarda-corpos, conforme a ABNT NBR 14718. 
Atualmente os fabricantes estão realizando seus estudos e ensaios para classificação do desempenho acústico, portanto, a partir deste relatório, serão apresentadas as classificações correlacionadas obtidas do resultado Rw (em dB) de ensaios de laboratório, informação ainda não obrigatória, de cada fabricante de acordo com a Tabela 1 do projeto 191.000.01-001/4, descrita abaixo:
OBS: Para as portas de giro com sentido de abertura para dentro, por suas características construtivas, não são avaliadas conforme item 5.9 da ABNT NBR 10821-2, quanto aos requisitos de permeabilidade ao ar, estanqueidade a água e cargas uniformemente distribuídas. Com base neste item da norma, as portas de giro são avaliadas apenas em relação aos ensaios de manuseio, portanto estas não possuem classificação.6/6 Atualmente são apresentadas no relatório setorial as Tabelas dos fabricantes participantes e seus produtos conforme a Norma, utilizando eles linhas próprias ou homologadas.
A tabela anterior dá origem a etiqueta que tem a função de orientar o consumidor com padrões de qualidade já conhecidos por ele. Conforme os ensaios forem realizados, os fabricantes terão sua qualificação atualizada. 
Os requisitos de desempenho para janelas e portas avaliadas são:
 - Permeabilidade ao ar; 
Estanqueidade à água;
Resistência às cargas uniformemente distribuídas;
Resistência às operações de manuseio, de acordo com a tipologia da esquadria;
Classificação do desempenho acústico (não obrigatório).
AUDITORIAS TÉCNICAS REALIZADAS
Este PSQ controla a qualidade das Esquadrias de Alumínio para empresas que participam ou não do programa. As empresas participantes são auditadas anualmente em fábricas, em revendas e em obras e a qualidade dos produtos fabricados por empresas não participantes do programa é verificada através de pesquisa em revendas de material de construção. As empresas em credenciamento também são auditadas em fábrica e/ou em revendas. 
LEVANTAMENTO DAS AMOSTRAS ENSAIADAS
De Janeiro a Dezembro de 2014, a partir das 354 amostras, até o momento, 129 foram aprovadas, 83 foram reprovadas e 142 encontram-se em andamento, de acordo com o gráfico da Figura 2. 
Por que utilizar esquadrias de alumínio?
Longevidade
As esquadrias de alumínio possuem grande longevidade devido à resistência à corrosão, um atributo do alumínio que se complementa aos tratamentos de superfície, como anodização ou pintura.
Durabilidade
A durabilidade das esquadrias de alumínio é fator determinante para sua recomendação em prédios e residências, uma vez que a manutenção das edificações é cada vez mais normatizada e os outros produtos concorrentes não tem como ponto forte a vida útil do material.
A economia no consumo de energia pode ser enfatizada nos projetos com melhorias de isolamento térmico, utilizando detalhes que combinam perfis de alumínio com perfis de poliamida para criar a ponte de ruptura térmica, bem como vidros duplos com câmara de ar seco para melhor controle térmico.
Menor Consumo de Energia
Variedade
A variedade de apresentação das esquadrias de alumínio permite ao arquiteto explorar de forma criativa sua combinação com outros elementos das edificações, destacando-se por sua estética, harmonia de tons e volumes, que produzem um ambiente aconchegante e agradável ao convívio interno.
Isolamento Acústico
A indústria brasileira de esquadrias de alumínio está apta a oferecer soluções para qualquer nível de solicitação. Há sistemas no mercado que podem acomodar vidros com até 40mm de espessura. A norma brasileira ABNT NBR 10821 estabelece os níveis máximos de ruído admissíveis para os diversos tipos de ambientes os quais são contemplados pelas linhas de esquadrias de alumínio.
Isolamento Térmico
A indústria brasileira de esquadrias de alumínio está apta a oferecer soluções de comportamento térmico para qualquer nível de solicitação, inclusive com o recurso de perfis com "thermal break"
Atributos que valorizam os imóveis
Por sua imbatível durabilidade, baixo custo de manutenção, desempenho, funcionalidade e estética, as esquadrias de alumínio valorizam os imóveis onde são empregadas, em confronto com outros materiais menos nobres e eficientes.
Design e Aparência
Os produtores de alumínio disponibilizam para o mercado linhas, modelos e sistemas os quais permitem a indústria de esquadrias de alumínio no Brasil, oferecerem uma ampla gama de opções para personalização dos projetos. Há perfis e acessórios que contemplam várias alternativas em termos de estética, mantendo a funcionalidade.
Comportamento estrutural
O comportamento estrutural adequado pode ser garantido por análises e ensaios executados antes da especificação definitiva das esquadrias. A norma brasileira ABNT NBR 10821 estabelece as condições para as análises e ensaios.
Cuidado com a Esquadria de Alumínio
O alumínio é um metal que possui uma característica muito especial que é sua resistência à corrosão. Este metal não entra em processo de oxidação, por exemplo, quando exposto à maresia. A única exceção é quando ele está em contato com uma peça de ferro ou de aço – parafusos de aço não-inoxidável, por exemplo. Nestes casos, apode ocorrer uma reação química em que a ferrugem do ferro “passa” para o alumínio, iniciando a ferrugem do alumínio. Por isso lembre-se de usar metais inoxidáveis na fixação das suas janelas de alumínio.
Limpeza e Manutenção
Para que as esquadrias de alumínio se mantenham como novas, e em perfeito funcionamento, observe atentamente as seguintes observações:
1. A limpeza das esquadrias deverá ser feita com uma solução de água e detergente ou sabão neutro, com auxílio de esponja ou
pano macio, observando os intervalos de tempo abaixo: no mínimo a cada 12 meses em zona urbana ou rural no mínimo a cada 03 meses em zona marítima ou industrial.
2. Regularmente, limpe os trilhos das portas e janelas de correr, evitando assim o acumulo de poeira que com o passar do tempo pode danificar o desempenho das roldanas.
3. Evite objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza dos "cantinhos" de difícil acesso. Essa operação pode ser feita com o auxílio de um pincel com cerdas macias.
Nunca Utilizar:
Fórmulas de detergentes com saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo.
Produtos ácidos ou alcalinos - sua aplicação pode causar aparecimento de manchas e tornar a pintura opaca.
Produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, thiner, etc.). Os derivados de petróleo possuem componentes que atraem partículas de poeira que agem como abrasivos, reduzindo em muito a vida útil do acabamento superficial do alumínio. De outro lado, os derivados de petróleo podem ressecar plásticos e borrachas fazendo com que percam a sua ação vedadora.
Cuidado:
Caso a instalação não ocorra de imediato, não retirar a embalagem de proteção e não armazenar em locais úmidos ou próximos a produtos químicos, cal, cimento ou exposto ao sol e chuva. evite o contato da esquadria com o piso. apoie o perfil inferior sobre um calço de madeira. 
planeje e instale o produto apenas uma vez, a recolocação da peça pode danifica-la por inteiro.
Vídeos
Referências Bibliográficas
http://www.astra-sa.com.br/linha-produtos-astra.asp?id_linhaastra=20
http://www.alumixbr.com.br/porque-utilizar-esquadrias-de-aluminio/
http://www.engenhariaearquitetura.com.br/noticias/627/Esquadrias-de-aluminio-durabilidade-e-facilidade-de-manutencao.aspx

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes