Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO 3 avaliando 2016.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESENVOLVIMENTO HUMANO III 
	1a Questão (Ref.: 201402771634)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao desenvolvimento físico do jovem adulto é feito as seguintes afirmações: I. A maioria das funções corporais está desenvolvida. II. Alguns fatores externos têm influências comportamentais sobre a saúde e a boa forma, como por exemplo, a sexualidade, tabagismo, nutrição, entre outros. Diante disso,
	
	
	
	Apenas a II está correta
	 
	Todas estão corretas
	
	Todas estão falsas
	
	Apenas a I está correta
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403092728)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a crise da meia idade podemos dizer: I. Foi conceitualizada como uma crise de identidade, chamada de segunda adolescência; II. É apenas uma das transições da vida, que envolve um exame retrospectivo e uma reavaliação de valores e de prioridades; III. Pode vir a ser um ponto de virada psicológico, um período de balanço que pode produzir novos entendimentos sobre si mesmo e estimular correções de planos e trajetórias de vida. Está correto afirmar que:
	
	
	
	Todas as afirmativas são falsas;
	
	Apenas II e III são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras;
	
	Apenas a I e III são verdadeiras;
	
	Apenas a I e II são verdadeiras;
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403092732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre os transtornos mentais e comportamentais que as pessoas mais velhas experimentam encontramos a: Demência, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e Demência de Infartos Múltiplos. A mais comum e temida que ameaça tornar-se o principal problema de saúde do século XXI é o Mal de Alzheimer, que habitualmente é definido como:
	
	
	 
	Distúrbio cerebral degenerativo e progressivo caracterizado por deterioração irreversível primeiramente da memória, da inteligência, da consciência e do controle das funções corporais, com o tempo, levando à morte;
	
	Distúrbio neurológico degenerativo progressivo e irreversível, caracterizado por tremor, rigidez, retardamento dos movimentos e instabilidade na postura;
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Demência irreversível causada por uma seqüência de pequenos derrames;
	
	Deterioração no funcionamento físico, cognitivo e comportamental devido a causas fisiológicas;
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403105339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as afirmativas abaixo I As crises de meia idade relacionam-se com questões fundamentais durante a infância. II ¿ Não podemos relacionar a geratividade ao bem estar psicológico na meia idade correto III ¿ A sétima crise psicologia proposta por Erick Erickson é a de geratividade versus estagnação. IV ¿ Para Jung, no processo de individuação, há duas para serem realizadas. Abrir mão da imagem da juventude e reconhecer e mortalidade. Estão corretas:
	
	
	
	I e III
	
	II e III
	 
	III e IV
	
	I e II
	
	II e IV
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402771043)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as seguintes afirmações sobre o Modelo dos estágios normativos (também chamado Modelo de crises normativas): I - Trata-se de um modelo utilizado exclusivamente para o estudo do desenvolvimento psicossocial adulto. II - Defende a existência de estágios que seriam característicos a determinadas faixas etárias e, portanto, comuns à maior parte das pessoas. III - Os chamados estágios normativos diferenciam-se uns dos outros especificamente por mudanças quantitativas, ou seja, pelo aumento ou diminuição de determinada capacidade ou habilidade. IV - As chamadas crises desenvolvimentais, que podem ser observadas nos períodos de transição entre os estágios, são sinais de que a pessoa que as vivencia necessariamente enfrentará dificuldades nos estágios subsequentes. V - Na atualidade, esse modelo tem recebido críticas embasadas em questões sociais e de gênero. VI A teoria de Erikson é um exemplo de teoria que segue esse modelo. São verdadeiras as afirmações:
	
	
	 
	I, III e IV
	 
	I, II, IV e V
	 
	II, V e VI
	 
	II, III e VI
	 
	II, III, V e VI
	1a Questão (Ref.: 201403092731)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Erikson considerava o período em torno dos 40 anos como a época em que as pessoas passam por sua sétima crise normativa e as denominou de:
	
	
	 
	Geratividade e Estagnação;
	
	Introspecção e Interioridade;
	
	Individuação e Equilibração;
	
	Diferenciação e Redução;
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402635203)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A expressão ¿Geração Sanduíche¿ significa:
	
	
	
	"Geração adotiva"
	
	"Geração esgotada¿
	
	"Geração enferma¿
	
	"Geração de equilíbrio¿.
	 
	"Geração do meio¿
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402635227)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os relacionamentos com a família e as amizades desempenham papéis diferentes para os adultos mais velhos, assim como para os adultos mais jovens. Por isso, pode-se dizer que: I- As amizades têm o efeito mais positivo sobre o bem estar das pessoas mais jovens do que das pessoas mais velhas; II- Mais tarde na vida, as amizades giram em torno de prazer e de lazer, enquanto os relacionamentos familiares tendem a envolver necessidades e tarefas cotidianas; III- Ao contrário do que se apregoa a família não é a fonte primordial de apoio emocional.
	
	
	
	As alternativas I e II são verdadeiras;
	
	As alternativas I e III são verdadeiras;
	
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	As alternativas II e III são verdadeiras;
	 
	Todas as alternativas são falsas;
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402635242)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	13. ¿Não existe um modo único de ver a morte em qualquer idade; as atitudes das pessoas perante ela refletem sua personalidade e sua existência, assim como o quanto elas acreditam estarem próximas de morrer¿. Observa-se que: ¿Mudanças típicas nas atitudes perante a morte durante o ciclo de vida dependem tanto do desenvolvimento cognitivo como do momento normativo ou não-normativo do evento¿. Assim podemos afirmar que: I- Apenas após os 07 (sete) anos é que as crianças entendem que a morte é irreversível ¿ que uma pessoa, animal ou flor não voltarão a viver. Percebem dois outros conceitos importantes sobre a morte: que é universal e que uma pessoa morta é não-funcional. II- A morte não é algo sobre o qual os adolescentes pensam muito, a menos que se vejam diante dela. Muitos deles correm riscos sem pensar No entanto, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos, e a principal causa dessas mortes são os acidentes, alguns dos quais podem, ser suicídios. III- Nos jovens adultos que concluíram sua educação envolveu-se na carreira, casamento ou na criação dos filhos evidencia-se a avidez pela vida e, caso repentinamente sejam atingidos por alguma doença ou por um dano fatal, tendem a ficar extremamente frustrados.
	
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas;
	
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	Todas as alternativas são falsas.
	 
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402632115)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atividade sexual e reprodutiva ocupa uma importante parte da vida adulta e dos relacionamentos íntimos, entretanto, para muitas pessoas, a atividade sexual pode ser uma fonte de problemas que prejudicam intensamente a qualidade de vida do sujeito, quando envolve, por exemplo, a existência de uma disfunção sexual. Indique, entre as opções abaixo, a que melhor caracteriza a esterilidade.
	
	
	
	Doenças que resultam, em geral, da atividade sexual desprotegida.
	
	Injeção de um único espermatozoide, através de uma agulha diminuta em um óvulo maduro que foi cirurgicamente retirado da mulher.
	 
	Incapacidade
de conceber um bebê após um período prolongado de tentativas em função do baixo número de espermatozoides ou da interrupção do ducto ejaculatório.
	
	Perturbação persistente ou ausência de uma das fases do ciclo de resposta sexual do ser humano.
	
	Transtorno que envolve desconforto físico e tensão emocional durante uma ou duas semanas antes do período menstrual.
	1a Questão (Ref.: 201402635119)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na meia idade, a transição pode se transformar ou não em crise e, pode depender muito menos da idade do que das circunstâncias individuais e dos recursos pessoais. Segundo Klohnen et al (1996) as pessoas com ¿ego resiliente¿ têm mais chances de serem bem sucedidas na travessia da meia idade. Dentre outras características, quais as apresentadas abaixo poderia parcialmente definir o termo ¿ego resiliente¿: I- Reage exageradamente a pequenas frustrações, é irritadiço; II- É emocionalmente indiferente; III- Compreende sua própria motivação e seu comportamento.
	
	
	 
	Apenas a alternativa III é verdadeira.
	
	As alternativas II e III são falsas;
	
	Apenas a alternativa II é verdadeira;
	
	Apenas as alternativas II e III são verdadeiras;
	
	Apenas as alternativas I e II são verdadeiras;
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402632114)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atividade sexual e reprodutiva ocupa uma importante parte da vida adulta e dos relacionamentos íntimos, entretanto, para muitas pessoas, a atividade sexual pode ser uma fonte de problemas que prejudicam intensamente a qualidade de vida do sujeito, quando envolve, por exemplo, a existência de uma disfunção sexual. Indique, entre as opções abaixo, a que melhor caracteriza a tensão pré-menstrual.
	
	
	 
	Transtorno que envolve desconforto físico e tensão emocional durante uma ou duas semanas antes do período menstrual.
	
	Doenças que resultam, em geral, da atividade sexual desprotegida.
	
	Perturbação persistente ou ausência de uma das fases do ciclo de resposta sexual do ser humano.
	
	Injeção de um único espermatozoide, através de uma agulha diminuta em um óvulo maduro que foi cirurgicamente retirado da mulher.
	
	OPÇÃO D: Incapacidade de conceber um bebê após um período prolongado de tentativas em função do baixo número de espermatozoides ou da interrupção do ducto ejaculatório.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402635227)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os relacionamentos com a família e as amizades desempenham papéis diferentes para os adultos mais velhos, assim como para os adultos mais jovens. Por isso, pode-se dizer que: I- As amizades têm o efeito mais positivo sobre o bem estar das pessoas mais jovens do que das pessoas mais velhas; II- Mais tarde na vida, as amizades giram em torno de prazer e de lazer, enquanto os relacionamentos familiares tendem a envolver necessidades e tarefas cotidianas; III- Ao contrário do que se apregoa a família não é a fonte primordial de apoio emocional.
	
	
	
	As alternativas II e III são verdadeiras;
	
	As alternativas I e II são verdadeiras;
	
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	As alternativas I e III são verdadeiras;
	 
	Todas as alternativas são falsas;
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403105339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as afirmativas abaixo I As crises de meia idade relacionam-se com questões fundamentais durante a infância. II ¿ Não podemos relacionar a geratividade ao bem estar psicológico na meia idade correto III ¿ A sétima crise psicologia proposta por Erick Erickson é a de geratividade versus estagnação. IV ¿ Para Jung, no processo de individuação, há duas para serem realizadas. Abrir mão da imagem da juventude e reconhecer e mortalidade. Estão corretas:
	
	
	
	I e III
	 
	III e IV
	
	I e II
	
	II e III
	
	II e IV
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402771076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o modelo normativo de estágios, cada estágio é marcado por tarefas características. A partir dessa perspectiva, os eventos abaixo podem ser considerados como tarefas típicas da adultez jovem, exceto:
	
	
	
	Desenvolvimento de relacionamentos íntimos.
	
	Desenvolvimento de um relacionamento de mutualidade e igualdade com os pais.
	 
	Aceitar o processo de envelhecimento corporal.
	
	Assumir a responsabilidade emocional e financeira por si mesmo.
	
	Formação de uma identidade profissional.
	1a Questão (Ref.: 201402669390)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As teorias do envelhecimento se dividem em teorias de programação genética e teorias de taxas variáveis. Analise as afirmativas abaixo de acordo com as teorias de programação genética.
 
I - Para a teoria da senescência programada o envelhecimento é resultado da ativação e desativação sequencial de certos genes.
 
II - Para a teoria endocrinológica os relógios biológicos atuam através de hormônios para controlar a taxa de envelhecimento.
 
III - Para a teoria imunológica um declínio programado nas funções do sistema imunológico leva à maior vulnerabilidade a doenças infecciosas, levando assim ao envelhecimento e à morte.
	
	
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	 
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402632105)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando o idoso tem a oportunidade e as condições para morar sozinho normalmente este é a forma preferida pela maioria das pessoas; entretanto isso nem sempre ocorre muitas vezes pelo fato dos idosos necessitarem de cuidados especiais. Por conta destes fatores existe atualmente um conjunto emergente de opões de moradias que torna possível permanecer na comunidade e obter serviços ou a assistência necessárias sem sacrificar a independência e a dignidade. Dentre essas opções podemos citar os lares com assistência que se referem à:
	
	
	
	Grande empreendimento independente com unidades adquiridas ou alugadas composta por serviços de apoio e instalações recreativas.
	 
	Vida semi independente em casa ou apartamentos próprios. Os moradores recebem cuidados especiais e pessoais e supervisão e proteção conforme suas necessidades e desejos.
	
	Os proprietários de uma residência com família única recebem um idoso sem parentesco e fornecem refeições, serviços domésticos e cuidados pessoais.
	
	Prédio de apartamentos remodelado para atender às necessidades de idosos independentes.
	
	Moradia compartilhada informalmente por pais e filhos adultos ou entre amigos.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402632072)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As perdas vividas pelo sujeito exigem que a vida seja redimensionada em um processo conhecido como luto, necessário para a superação da perda em questão. O processo de luto pode ser dividido em cinco etapas dentre as quais podemos citar a depressão que é caracterizada por:
	
	
	
	Busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Isso pode ocorrer dentro do próprio indivíduo ou às vezes voltada para à religiosidade. Promessas, pactos e outros similares são muito comuns e muitas vezes ocorrem em segredo.
	
	Maior tranquilidade do indivíduo. As emoções não estão mais tão à flor da pele e a pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações.
	
	É comum o aparecimento de emoções como revolta, inveja e ressentimento. Geralmente essas emoções são projetadas no ambiente externo; percebendo o mundo, os outros, Deus, etc. como causadores de seu sofrimento. A pessoa sente-se inconformada e vê situação como uma injustiça.
	 
	Presença de um sofrimento profundo. Tristeza, desolamento, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. É um momento e que acontece
uma grande introspecção e necessidade de isolamento.
	
	Evitação do problema ou da situação. Pode não acreditar na informação que está recebendo, tentar esquecê-la, não pensar nela ou ainda buscar provas ou argumentos de que ela não é a realidade.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402632090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Falhas na memória costumas ser entendidas como sinal de velhice, entretanto, assim como em outras faixas etárias a memória pode variar bastante. Indique, dentre as opções abaixo, aquela que se refere ao funcionamento da memória sensorial.
	
	
	 
	Porta de entrada do sistema mnemônico do ser humano com capacidade de armazenamento limitada.
	
	Aumento na facilidade para fazer uma tarefa ou para recordar informações como resultado de um contato prévio com a tarefa ou com a informação.
	
	Memória de longo prazo de conhecimento factual geral, de costumes sociais e linguagem.
	
	memória de longo prazo de habilidades motoras, de hábitos e de modos de fazer as coisas que podem ser evocadas sem esforço consciente.
	
	Transformação da memória de curta duração em memória de longa duração que ocorre durante o sono.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402632051)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diversos teóricos apresentam pontos de vista distintos sobre as mudanças na idade adulta avançada, identifique, dentre as opções abaixo a posição adotada por Erikson.
	
	
	
	O desenvolvimento saudável na idade adulta exige individuação, a emergência do verdadeiro self através da equilibração ou da integração das partes conflitantes da personalidade, incluindo aquelas até então negligenciadas.
	
	A auto-realização só pode ocorrer com a maturidade.
	 
	O adulto maduro apresenta uma preocupação com o estabelecimento e a orientação da próxima geração, perpetuando-se através da influência sobre os que virão.
	
	A personalidade está essencialmente formada na meia idade e os processos mentais tornar-se inflexíveis.
	
	O pleno funcionamento humano exige um processo constante e vitalício de colocar o self em harmonia com a experiência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais