Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL I avaliando 2016.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA SOCIAL I 
	1a Questão (Ref.: 201403134427)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 13)       Saiba  (1 de 2)
	
	Ao vislumbrar a possibilidade da solidariedade e da ação conjunta em benefício comum, o cidadão estará também mais atento ao que lhe cerca.Neste caso, podemos observar um fenômeno psicológico, tal como:
	
	
	 
	a disposição cidadã
	
	a competição
	
	a institucionalização
	 
	o cooperativismo
	
	o engajamento
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403134416)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 13)       Saiba  (1 de 2)
	
	Vivemos em sociedade integrados em grupos, no contexto do grupo "a escola, família, grupo de pares" fazemos as nossas aprendizagens. É por este processo de socialização que aprendemos e interiorizamos normas/valores e atitudes. Este processo identifica:
	
	
	 
	as ações coletivas
	 
	a influencia social
	
	as representações sociais
	
	o conformismo
	
	a normalização
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402686549)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 13)       Saiba  (1 de 2)
	
	Maria se sentiu mal, com muitas dores abdominais e foi ao posto médico, ficando horas esperando na fila. Depois de mais de cinco horas de espera, ela foi informada que não haveria médico para atendê-la e que ela seria encaminhada em uma ambulância do próprio posto a uma outra unidade de saúde. Ela ficou muito revoltada e agrediu a recepcionista do posto. O caso foi parar na delegacia. Ao correlacionarmos Psicologia Social e os relacionamentos interpessoais na saúde, podemos afirmar que:
	
	
	 
	A Psicologia Social tem pouco a contribuir, principalmente em casos como o citado no enunciado da questão, pois é limitada e não abrange outras áreas.
	
	Os relacionamentos interpessoais são um campo específico da Psicologia organizacional e não podem se correlacionar com a Psicologia Social.
	
	A Psicologia Social Abrange apenas a área da psicologia, envolvendo-se em pesquisas com seres humanos e suas interrelações em espaços confinados.
	 
	A Psicologia Social tem muito a contribuir oferecendo recursos para melhorar a comunicação e diminuir distâncias entre a equipe de saúde e os pacientes.
	
	Os relacionamentos interpessoais são de difícil compreensão para a Psicologia Social e, em função disto, a mesma não trata deste assunto.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403224654)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 13)       Saiba  (1 de 2)
	
	Um dos ramos da Psicologia Social é a Psicologia Jurídica. Neste caso podemos dizer que:
	
	
	 
	Com a contribuição de psicólogos, dentre outras atividades, são resolvidos conflitos familiares, realizadas adoções, solucionadas disputas de guarda
	
	Com a contribuição de psicólogos, sua atuação e intervenção, em políticas e ações relacionadas à comunidade em geral desenvolvem-se novos programas
	
	Com a contribuição de psicólogos e sua atuação junto aos problemas, necessidades e desejos de grupos minoritários e/ou oprimidos resolvem-se vários conflitos
	
	Com a contribuição de psicólogos e sua atuação são resolvidos conflitos junto a comunidades e a grupos em situação de desvantagem
	
	Com a contribuição de psicólogos são resolvidos os conflitos sociais e familiares
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402627303)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 13)       Saiba  (1 de 2)
	
	Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿A fim de estudar a influência entre assistir televisão e a emissão de comportamentos agressivos psicólogos sociais levaram a exposição da televisão para o laboratório, onde controlavam a quantidade de violência que as crianças assistiam. Expondo as crianças a programas violentos e não-violentos os pesquisadores podem observar como a quantidade de violência afeta o comportamento. Foi mostrado a meninos e meninas de Ohio um trecho violento de um filme de gangster na televisão ou um trecho de uma emocionante corrida. As crianças que assistiram à violência foram as que depois tiveram mais probabilidade de apertar com todo vigor um botão vermelho especial, que supostamente esquentava um bastão, causando queimaduras dolorosas em outras crianças¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 14
	
	
	
	Distribuição aleatória
	 
	Pesquisa experimental
	
	Pesquisa correlacional
	 
	Estudo de caso
	
	Pesquisa por amostragem
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402627363)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 13)       Saiba  (1 de 2)
	
	Identifique, dentre as opções abaixo, o objetivo da Psicologia Social:
	
	
	 
	Estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos.
	
	Estudo científico da maneira como nos comportamos e a análise objetiva das contingências que influenciam tal comportamento a fim de prever a emissão futura de tal comportamento.
	
	Estudo científico das principais psicopatologias que acometem o ser humano a fim de classifica-las auxiliando assim no processo psicodiagnóstico.
	
	Estudo científico do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e a forma como ocorre o processamento da informação.
	 
	Estudo científico da maneira das características evolutivas do ser humana com a finalidade de compreender as influências evolucionárias sobre o comportamento atual da população.
	1a Questão (Ref.: 201403136302)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 9)       Saiba  (0)
	
	Os indivíduos ao prestarem atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles e como acontece no ambiente social, identifica o processo da:
	
	
	 
	percepção
	
	seleção
	
	interação
	
	identificação
	
	informação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403091748)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	Normalmente, prestamos enorme atenção ao que o outro fala quando interagimos. Mas, na verdade, as palavras que ouvimos não representam a totalidade do que percebemos no momento. Existe outra fonte de informação muito importante além da fala que, muitas das vezes, percebemos sem tomar plena consciência delas. De acordo com o texto acima, estamos nos referindo a:
	
	
	 
	Comunicação não verbal
	
	Estereótipo
	
	Comportamento Social
	
	Comunicação verbal
	
	Atribuição de causalidade
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402624960)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 9)       Saiba  (0)
	
	A respeito da percepção, são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V para verdadeira e F para falsa e indique a opção que adequadamente avalia o conjunto das afirmações: I- As pessoas interpretam a realidade objetiva, com certo grau de subjetividade, tornando-se conscientes sobre o mundo externo e dando sentido às informações recebidas sobre essa realidade objetiva. II- A percepção é um ato de decodificar informações recebidas pelos órgãos sensoriais. III- O processo de perceber é linear e passivo, chegando informações pelos órgãos dos sentidos, elas são armazenadas. IV- Sem a ocorrência da percepção, as informações sobre o mundo externo não tem sentido para as pessoas. V- A percepção faz com que as pessoas tendam à não preservação das distâncias estabelecidas pelo grupo social do qual façam parte, nas diversas situações interativas de que venham a participar.
	
	
	
	F-F-V-F-F
	 
	V-V-F-V-F
	
	V-V-V-V-V
	
	V-V-F-V-V
	
	V-F-F-V-V
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403136286)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (0)
	
	A maneira como, sem expressar
nenhuma palavra ou contato físico, pode influenciar no comportamento do próximo, integrante do nosso comportamento, caracteriza o conceito de:
	
	
	
	invasão do espaço pessoal.
	
	paralinguagem.
	 
	proxêmica.
	 
	dimensão cultural.
	
	zona de fuga.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402743405)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	Discutindo e refletindo a respeito do corpo na relação interpessoal de uma enfermeira e o paciente, SILVA (1998) indica como primeiro passo para o cuidar na Enfermagem, perceber o corpo, nosso e do outro, no caso o paciente, para podermos descobrir os sentimentos mais verdadeiros e profundos destas relações. Considerando tais reflexões, passamos a relacioná-las, quando, muitas vezes, usamos o corpo, o olhar, os gestos, o modo de falar como instrumentos de controle e poder, ainda que isso possa ocorrer sem a total consciência de nossas intenções, o que torna mais grave a situação. Estas ações nos remetem ao processo, o qual chamamos de:
	
	
	 
	teoria da causalidade
	
	regras de manifestação
	
	comunicação verbal
	 
	comunicação não verbal
	
	teoria da inferência
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403136379)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (0)
	
	O processo através do qual atribuímos causas aos nossos comportamentos, e dos outros, como meio de regulação e organização, identifica a:
	
	
	
	responsabilidade social
	 
	atribuição de causalidade
	
	percepção social
	
	proximidade social
	
	julgamento de responsabilidade
	1a Questão (Ref.: 201402686592)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 9)       Saiba  (2)
	
	O autoconceito representa as crenças específicas pelas quais definimos quem somos. Representa nossos autoesquemas, ou seja, os modelos mentais que utilizamos para representar o que somos para nós mesmos. Isso significa que:
	
	
	
	A saúde, os relacionamentos interpessoais e intrapessoais não tem qualquer relação com o autoconceito.
	
	O autoconceito está somente relacionado ao modo como lidamos com as questões financeiras e materiais.
	 
	Não é possível desenvolver um autoconceito positivo em uma sociedade que produz processos de inclusão e exclusão.
	 
	A forma como percebemos, lembramos e julgamos os outros e a nós mesmos, depende desses autoesquemas.
	
	Os esquemas que formamos dependem exclusivamente das formas como nos dedicamos aos estudos no ensino médio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402686596)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (2)
	
	Uma mulher de 35 anos está fazendo uma rigorosa dieta para emagrecer. Sua maior dificuldade é gerenciar os horários da alimentação. Ela precisa comer a cada três horas e evitar ingerir líquidos durante as refeições. Além disso, ela está evitando doces, frituras, massas e refrigerantes. Mas, hoje, ao final do horário do trabalho, os seus colegas preparam uma festa surpresa para o gestor, com bolo, muitos doces, salgadinhos e refrigerante. Ela decidiu dar um abraço no chefe, ficar uns 15 minutos na festa, cumprimentar a todos e ir embora sem comer nada. Ao chegar em casa ela ficou muito feliz por ter conseguido resistir à tentação. Se correlacionarmos o caso citado com o conceito de autocontrole percebido, podemos afirmar que:
	
	
	
	A noção de autocontrole exercido não se aplica ao caso descrito na questão.
	 
	Houve um autocontrole percebido e a noção da capacidade de autoeficácia para persistir com a dieta.
	
	Houve um autocontrole exercido, sem consciência da situação e do problema, o que pode fazer com ela caia em tentação de comer demasiadamente da próxima vez.
	
	A noção de autocontrole percebido não se aplica ao caso descrito na questão.
	 
	Houve apenas um autocontrole exercido o que não promove a capacidade de persistir com a dieta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402624977)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 9)       Saiba  (1 de 2)
	
	A socialização é um fenômeno sobre o qual é possível afirmar que:
	
	
	 
	Equivale às oportunidades de colocar pessoas em contato, sendo definida pelo ¿estar com o grupo¿.
	
	Nos transmite objetiva e exatamente a realidade tal como ela é e, por isso, nos ajusta à vida em sociedade.
	 
	É sempre um processo de aprendizagem a partir da interpretação da realidade sob o ângulo de um grupo, podendo sofrer os conteúdos socializados alteração ao longo do tempo.
	
	A socialização é sempre um preparo do indivíduo à participação social em diferentes grupos.
	
	Uma vez que uma pessoa é socializada por algum grupo, pode-se entender que esta aprendeu comportamentos saudáveis à vida em sociedade como um todo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402751658)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 9)       Saiba  (2)
	
	A Psicologia Social é uma área de estudo que tem como um de seus objetos o processo cognitivo pelo qual formamos impressões sobre nós mesmos, incluindo o autoconceito. Considerando o que vimos na aula 3 sobre esse tema, avalie às alternativas abaixo e assinale a correta.
	
	
	 
	O autoconceito é constituído pelos autoesquemas que possuímos no momento presente e não pelos "eus possíveis" que constituem o que a pessoa gostaria de ser no futuro.
	
	O autoconceito é importante na relação com o outro, mas não influência a maneira como processamos as informações sociais.
	 
	O autoconceito é formado pelos modelos mentais que usamos para representar quem somos (autoesquemas) e também pelos "eus possíveis".
	
	Os autoesquemas são os modelos mentais que utilizamos para definir quem somos, mas não afeta a percepção que temos sobre o outro e sobre as experiências que vivenciamos.
	
	O autoconceito é importante para o nosso autoconhecimento , mas não influência na forma como percebemos os outros.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402686593)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 9)       Saiba  (1 de 2)
	
	Os papéis sociais são sistemas de prescrições comportamentais objetivos com conteúdo socialmente definido. O aprendizado destes papéis sociais confirma o processo de socialização que acontece de maneira contínua, ao longo da existência de cada indivíduo no seu grupo social. Isso significa que:
	
	
	 
	Não é possível correlacionar papéis sociais com desenvolvimento e crescimento pessoal.
	 
	No processo de socialização desempenhamos papéis dentro de nosso grupo social e progressivamente aprendemos e desenvolvemos aspectos de nós mesmos.
	
	A aprendizagem social, estudada por Bandura, na década de 1970, destaca que a violência é o único fator de influência sobre os papéis sociais.
	
	Os papéis sociais são sempre limitados e promovem apenas comportamentos repetitivos que não requerem aprendizagem anterior.
	
	Os conteúdos e objetivos dos papéis sociais não definem diretamente comportamentos ou aprendizagens.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403248259)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 9)       Saiba  (1 de 2)
	
	Para Kohlberg, o certo é a satisfação dos nossos interesses e necessidades, é deixar os outros fazerem o mesmo. Isto caracteriza:
	
	
	 
	A necessidade de segurança
	
	A necessidade de autoestima
	 
	A necessidade de realização
	
	A necessidade de interação
	
	A necessidade de punição
	1a Questão (Ref.: 201403248809)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	Às vezes, a partir da simples consciência de estar sendo observado, aspectos como a fala do sujeito são modificados, podendo até ocasionar quadros de ansiedade, e muitas vezes aquele branco conhecido por todos nós. Se isso não é dominado, sérios problemas a eventos de exposição
em público, por exemplo, são ocasionados pela:
	
	
	 
	Responsabilidade social
	
	Vadiagem Social
	
	Atribuição de causalidade
	
	Desinviduação
	 
	Facilitação Social
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403133182)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (1)
	
	Os sujeitos em sociedade participam de diversos grupos sociais. Os psicólogos sociais tem estudado e conceituado, a partir de estudos científicos, esse fenômeno dos grupos sociais. Considerando o que vimos na disciplina de Psicologia Social acerca desse tema, avalie as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta.
	
	
	
	A interação entre os sujeitos não caracteriza um aspecto fundamental do grupo social.
	 
	A família é um exemplo de grupo social.
	
	Nos grupos sociais ocorrem interações, mas não situações de influência entre seus membros.
	
	A pressão social não está presente nos grupos sociais, somente no grupo não social.
	
	Nos grupos sociais não há influência mútua porque isso depende da personalidade de cada sujeito.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403133224)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	Antonio é funcionário de uma empresa de correios, sua função consiste em fechar grandes volumes de envelopes enviados por empresas. Quando está sozinho em sua sala, ele fecha, em média, 120 envelopes por hora e quando outro funcionário está presente na sala, ele fecha, em média, 180 envelopes por hora. Considerando o que vimos na disciplina de Psicologia Social, que fenômeno justifica essa mudança no desempenho de sua tarefa ?
	
	
	
	Coesão
	
	Coperação
	 
	Facilitação social
	
	Indolência social
	
	Vadiagem social
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403248845)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (1)
	
	Paulo, sua família, os vizinhos e o grupo de lazer trabalham juntos em prol de um projeto social. Assim eles são exemplos do tipo de grupos considerado como:
	
	
	 
	Social e primário
	
	Social e intermediário
	
	Não social e secundário
	
	Social e secundário
	
	Não social e primário
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402772835)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	O termo facilitação social foi utilizado por Floyd Allport para significar a influência da presença de outras pessoas no desempenho de um indivíduo. Sobre o tema, seguintes as seguintes afirmativas: I - Watson (1928) e Shaw (1932) verificaram que o trabalho individual é mais eficiente na resolução de tarefas, devido a um maior número de ideias apresentadas e de debates esclarecedores. II - Na opinião de Zajonc (1965), o trabalho individual é mais eficaz quando se trata de aprendizado, enquanto a atuação dos indivíduos em grupo é mais eficaz quando se trata de respostas já bem aprendidas. III -Esses estudos desembocaram nos estudos de comportamento grupal, do inter-relacionamento entre seus membros, a emergência de liderança, os fatores que levavam um membro a comunicar-se com o outro. A partir das afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	apenas a afirmativa II está correta.
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	apenas a afirmativa III está correta
	 
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403133197)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Os grupos sociais possuem como características básicas a interação e a influência entre seus membros. Podemos caracterizar diversos tipos de grupos, considerando diversas dimensões e critérios. Considerando o que vimos nesta disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale à que estiver correta.
I- Grupo psicológico: São pessoas que passam a ser classificadas de forma casual dentro de um mesmo grupo e que começam a atuar em função dessa identificação.
II- Grupo mínimo: os próprios membros do grupo se identificam como fazendo parte dele por pertencer à mesma categoria social.
III- Grupo compacto: são grupos sociais onde seus membros passam a cooperar entre si visando o alcance de objetivos interdependentes.
São afirmativas corretas:
	
	
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	II e III
	 
	Somente afirmativa III
	
	I e III
	1a Questão (Ref.: 201403133890)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Marcelo herdou a casa de sua mãe no inventário após sua morte. Marcelo tem 56 anos e viveu nessa casa até os 30 anos. A casa que herdou tem grande valor imobiliário porque fica em uma área considerada nobre da cidade. Essa casa, também, possui grande valor afetivo para ele. Recentemente, Marcelo recebeu uma boa proposta de uma empresa para compra da casa, mas apesar da proposta ser muito boa, ele decidiu não vender porque tem muitas recordações boas de sua infância vinculadas à essa casa. Considerando o caso apresentado, podemos afirmar que a atitude de Marcelo teve uma base predominantemente:
	
	
	
	infantil
	 
	afetiva
	
	moral
	 
	comportamental
	
	cognitiva
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402686605)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	No que diz respeito a classificação de atitudes, analise o exemplo abaixo: - comprar um carro ou fazer uma viagem com base na avaliação de forma mais ou menos consciente de dados relevantes sobre esses objetos tais como desempenho do motor e os atrativos turísticos do lugar em questão. Esse é um exemplo de atitude de base:
	
	
	
	Behaviorista
	 
	Cognitiva
	 
	Comportamental
	
	Expressiva
	
	Afetiva
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403216993)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A atitude tem sido objeto de estudo da Psicologia Social de orientação cognitivista. Acerca desse conceito podemos afirmar:
I- Possui uma configuração bidimensional.
II- Constitui uma disposição afetiva favorável ou desfavorável a um objeto social.
III- Refere-se, somente, ao comportamento do sujeito em relação à um objeto social.
Marque a resposta correta:
	
	
	 
	Somente a alternativa II.
	
	I e II
	
	I, II e III.
	
	I e III
	 
	II e III
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402751680)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Um dos temas relevantes no estudo da psicologia social é a atitude. Ela é o julgamento que fazemos acerca dos fenômenos. A atitude tem como função principal a avaliação. É através dela que determinamos as posturas frente aos objetos sociais. No que tange à esse tema podemos afirmar:
	
	
	
	As atitudes são construções cognitivas estáveis relacionadas com as crenças e, por isso, não são passíveis de modificações.
	
	A atitude possui componentes cognitivos, emocionais e comportamentais e, por isso, não são passíveis de modificação.
	
	A atitude é um componente comportamental que refere-se somente à ação, assim a mudança deve ocorrer no pensamento.
	 
	A mudança atitudinal não pode ocorrer do contato com uma informação nova.
	 
	A atitude é um modelo tridimensional com componentes afetivos, cognitivos e comportamentais, a mudança em um desses componentes pode gerar mudança nos outros.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402624983)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Sobre as atitudes, dentre as afirmações abaixo é ERRADO afirmar que:
	
	
	 
	As atitudes são relativamente estáveis.
	
	No processo de socialização,
algumas atitudes são compartilhadas nos grupos.
	
	Vivemos rodeados de contínuas informações que nos instigam continuamente a mudar de atitudes.
	 
	Não nos é possível mudar de atitudes na vida adulta, pois elas já estão consolidadas.
	
	Existem várias escalas que nos permitem medir as atitudes antes e depois da tentativa de mudança.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402686606)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	No que diz respeito a classificação de atitudes, analise o exemplo a seguir: Maria escolhe suas viagens em função de um ou outro local estar relacionado com alegria ou bem-estar, independentemente do que os guias turísticos ou as outras pessoas possam informar a respeito. Esse seria um exemplo de atitude de base:
	
	
	 
	Cognitiva
	
	Comportamental
	
	Behaviorista
	 
	Afetiva
	
	Expressiva
	1a Questão (Ref.: 201403084827)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (0)
	
	Uma ação negativa injustificada ou até prejudicial que é exercida contra os membros de um grupo vítima de preconceito, chamamos de:
	
	
	 
	Discriminação
	
	Crenças
	
	Estereótipo
	
	Preconceito
	
	Socialização
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403173324)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (0)
	
	No processo de socialização, o ser humano aprende a categorizar o mundo que o rodeia. Desde a infância aprendemos estereótipos e, ao longo da vida, continuamos assimilando categorizações do mundo. Considerando o que vimos na aula 6 acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
	
	
	 
	Os estereótipos se caracterizam pelas ações que temos frente à grupos de determinada categoria social e que implicam em uma percepção negativa dos mesmos.
	
	O estereótipo é uma crença particular criada pelo sujeito para simplificar o mundo e possibilitar que a tomada de decisao seja rápida e efeiciente.
	
	Os estereótipos grupais com os quais nos identificamos facilitam a compreensão do mundo, mas não contribuem para a formação da auto-imagem.
	 
	O ser humano cria estereótipos porque facilitam a organização do ambiente social no qual ocorre a interação.
	
	A formação de estereótipos prejudica a vida em grupo porque conduz à comportamentos negativos na relação com o outro.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403079452)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (0)
	
	O ser humano constrói estereótipos acerca do que existe no mundo, o que permite a tomada de decisão de fomra mais rápida, pois realizamos generealizações à partir de similaridades percebidas. Acerca do estereótipo é correto afirmar:
	
	
	 
	O estereótipo é considerado o componente afetivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente intuitivo do preconceito.
	 
	O estereótipo é considerado o componente cognitivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente volitivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente comportamental do preconceito.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402772837)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (0)
	
	Na base do preconceito, estão as crenças sobre características pessoais que atribuímos a indivíduos ou grupos, chamadas de estereótipos. Sobre o tema, seguem as seguintes afirmativas: I - Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial. II - Nos casos da rotulação, facilitamos nosso relacionamento com os outros se atribuirmos a eles determinados rótulos capazes de fazer com que certos comportamentos possam ser antecipados. III - As relações entre estereótipos e gêneros apresentam-se através da atribuição de causalidade, ou seja, quando a ação de uma pessoa gera deduções acerca dos motivos que possam ter causado aquele comportamento. A partir das afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:
	
	
	 
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	apenas a afirmativa II está correta
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	apenas a afirmativa III está correta.
	 
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402627230)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	Os preconceitos se referem, de uma forma ou de outra, a atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante de fatos que o contradigam. Podemos identificar como fonte de origem para os preconceitos:
	
	
	 
	Os estereótipos que são, na verdade, apenas uma forma de simplificar e agilizar nossa visão de mundo.
	
	A profecia auto-realizadora que faz com que, gradativamente, o sujeito vá atendendo às expectativas do outro.
	
	A facilitação social que acaba por influenciar o sujeito no sentido de se opor a determinados grupos minoritários.
	
	As heurísticas de disponibilidade que com frequência provocam erros de interpretação por parte do indivíduo.
	
	O processamento cognitivo da informação distorcida que acaba por resultar em atitudes incompatíveis com a realidade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402743420)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (0)
	
	As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas frequentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado e a partir daí, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais abaixo na escala social. Isto tende a gerar?
	
	
	 
	Preconceito e acomodação
	
	Estereótipo e aceitação
	 
	Preconceito e discriminação
	
	Discriminação e sublimação
	
	Expectativa e ideologia inconsciente
	1a Questão (Ref.: 201403248336)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	A maioria das pessoas considera justa e correta a convenção social de que o lixo não deve ser colocado no chão e sim em lixeiras. No entanto, não é raro ver pessoas jogando pedaços de lixo no chão e dando para esse acontecimento as justificativas mais absurdas. Isto gera a dissonância que é considerada:
	
	
	 
	uma incoerência ou contradição entre a maneira que o ser humano age e a maneira que o mesmo pensa
	
	como as ações que servem de estímulos para que a mente obtenha ou fortifique novos pensamentos
	
	a invenção de novos pensamentos e valores que alteram crenças com o objetivo de aumentar o estado de tensão
	
	a distância entre o que uma pessoa considera correto o que fez e o que a mesma faz, de fato
	
	quando se aproxima de qualquer ideia de raciocínio
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403079933)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (1)
	
	A Psicologia Social estuda o processo de tomada de decisão e influencia que o outro exerce nesse processo. Ele possui três fases que são denominadas:
	
	
	 
	Fase pré-decisional, tomada de decisão e fase pós-decisional
	
	Fase inicial, tomada de decisão e fase intermediária
	
	Fase pré-decisional, fase intermediária e fase pós decisional
	 
	Fase inicial, fase intermediária e fase pós-decisional
	
	Fase decisional, fase intermediária e fase pós-decisional
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402700175)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	Analise as afirmativas levando em consideração o conceito de teoria científica e marque a alternativa correta: I - conjunto de afirmações que podem variar em grau de abstração e que se concentram de forma lógica procurando descrever
u explicar a realidade. II - Deve se fundamentar em evidências relacionadas ao conhecimento dos mais velhos. III - Tenta entender o mundo da observação e da experiência e explicar este mundo natural funcional.
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402700229)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Todos os dias, a todo momento precisamos tomar decisões. Dentre essas decisões precisamos estar escolhendo entre duas ou mais alternativas. Essas decisões independente de serem mais ou menos importantes acarretam consequências para nós e para os demais envolvidos direta ou indiretamente. De qual conceito estamos nos referindo?
	
	
	 
	Pensamento grupal
	
	Desindividuação
	 
	Dissonância cognitiva
	
	Conflitos grupais
	
	Dilemas sociais
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402743424)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Um cliente, ao adquirir qualquer produto ou serviço, faz uma avaliação de sua compra, racionalmente, com base em necessidades reais. No entanto, a compra impulsiva, que ocorre no ponto de venda ou por meio de uma propaganda, caracterizando-se por uma falta de planejamento, ocorre por impulso, desejo, e logo após, há o arrependimento, com pensamentos negativos sobre o produto adquirido. Assim, qual das alternativas abaixo expressa este fato:
	
	
	
	Na cabeça das pessoas, as razões para consumirem ou não podem ser sempre as mesmas e numerosas
	
	Trata de filtros e estímulos adquiridos por este mesmo indivíduo cujos valores irão avaliar se a escolha é ou não errada
	 
	É através da percepção seletiva que surgem parâmetros seletivos, inclusive, para a absorção de novos estímulos a serem recebidos para a formação cognitiva destes mesmos parâmetros.
	
	É comum que as pessoas busquem por informações, pois muitas delas são utilizadas para a tomada ou reforço de decisões
	 
	As incoerências e,ou contradições entre a maneira que agimos da maneira com que pensamos caracteriza a dissonância cognitiva
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402700188)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Você alguma vez já avançou o sinal vermelho porque estava atrasado? Muitas vezes elaboramos justificativas autênticas para nossos deslizes de forma tão automática que eles passam desapercebidos. Qual a teoria da Psicologia Social que estamos nos referindo?
	
	
	
	Teoria do pensamento grupal
	 
	Teoria do Conformismo
	 
	Teoria da dissonância cognitiva
	
	Teoria dos dilemas sociais
	
	Teoria da polarização grupal
	1a Questão (Ref.: 201402700169)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	A teoria que considera que os custos e os benefícios que uma pessoa experimenta em um relacionamento devem ser aproximadamente iguais aos benefícios e custos da outra pessoa do relacionamento, é conhecida como:
	
	
	 
	Teoria do Amor
	
	Teoria da Troca Social
	
	Teoria do Custo Benefício
	 
	Teoria da Equidade
	
	Teoria Afetiva
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402700182)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	O amor que se caracteriza por emoções intensas, atração sexual, e grande idealização - admiração pelo outro é definido segundo a psicóloga Elaine Hatfield e suas colegas como:
	
	
	 
	Amor Paixão
	
	Amor Companheiro
	
	Amor Platônico
	 
	Amor Casual
	
	Amor Carnal
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403248349)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	As contribuições para as relações sociais podem ser percebidas como investimentos para os quais as pessoas esperam algum retorno (é assumido que as pessoas não entram em relações sociais sem alguma expectativa que o tempo e recursos que eles investem nessas relações tenham retorno de alguma maneira).Assim, quanto ao comportamento humano, supõe-se que:
	
	
	 
	onde há igualdade relativa entre resultados e contribuições da troca de ambas as partes é provável que resulte em satisfação.
	 
	existe sempre a relação entre os meus resultados e minhas contribuições que é desigual à mesma relação sob o ponto de vista da outra pessoa.
	
	sensações de equilíbrio, débito ou crédito com quem se estabelece as trocas - a competência interpessoal - são necessárias
	
	um indivíduo considera determinada ação ou comportamento justo quando existe comparação entre os benefícios
	
	há julgamento de um indivíduo para que possa estabelecer um grau de lealdade sobre suas ações em comparação com a ação de outros indivíduos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402700214)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Segundo a psicóloga Elaine Hatfield e suas colegas existem duas formas de amor. Analise as afirmativas abaixo quanto ao Amor Paixão e Amor Companheiro:
 
I- O Amor Paixão se caracteriza por emoções intensas, atração sexual, e grande idealização ¿ admiração pelo outro.
 
II- O Amor Companheiro se caracteriza pelo respeito mutuo, apego, afeição e confiança.
 
III- As culturas variam segundo a importância que elas atribuem ao amor. Mas na verdade, o amor mais valorizado culturalmente é o amor Companheiro
	
	
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente a afirmativa II está correta
	 
	somente as afirmativas I e III estão corretas
	 
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402743427)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Numa organização, os funcionários podem exibir satisfação em um trabalho que exige um grande esforço e para qual eles recebem muito pouco se, e somente se, os seus colegas de trabalho estão em posição semelhante.Neste caso, estamos lidando com os custos e os benefícios que uma pessoa experimenta em um relacionamento o que pode se entendido através:
	
	
	 
	da teoria da equidade
	
	da teoria da atração física
	
	do nível de comparação
	
	da dialética relacional
	 
	do efeito da proximidade
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403248340)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	No estudo da atração interpessoal os fatores que a explicam e influenciam são muito interessantes. Mesmo que o processo de atração esteja relacionado com a história pessoal de cada um, existem fatores que, pelo variado número de vezes em que aparecem, explicam o que se leva a sentir atraídos por certas pessoas. O espaço geográfico é um grande fator pois as pessoas estão mais próximas e podemos sentirmo-nos mais atraídas. Este fator é conhecido como:
	
	
	
	Autoestima
	 
	Qualidades positivas
	 
	Proximidade
	
	Semelhança
	
	Complementaridade
	1a Questão (Ref.: 201403248789)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	Não é possível criar campanhas, mensagens, achando que ela atingirá todas as pessoas, de todas as camadas da população, de todos os níveis de escolaridade. De fato, atingirá. Mas só entenderá e lembrará daquela mensagem quem tiver semelhança com o que está sendo passado. Isto acontece devido ao poder:
	
	
	
	De satisfação
	 
	De conformidade
	 
	De persuasão
	
	De manifestação
	
	De ilusão
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403248363)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2)
Numa perspectiva, durante o período anterior à independência da Índia, o comportamento exigido a todos da população indiana, proporcionou a independência de uma nova nação sem o derramamento exagerado de sangue, que teria ocorrido com as possíveis revoltas e atos de sabotagem. O comportamento deles transformou-se em uma poderosa arma para a resistência passiva. Isto caracteriza o comportamento de:
	
	
	 
	Pressões informativas
	
	Pressões sociais
	
	Inconformidade social
	
	Pressão da autoridade
	 
	Conformismo social
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403248367)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2)
	
	Um jovem eleitor, tem a atitude de uma pessoa que está satisfeita com o que tem sem questionar, sem tentar melhorar sua realidade, nem a do mundo e não atuando de forma ativa para fazer isso. Neste caso pode-se dizer que há:
	
	
	 
	Comportamento expressivo
	 
	Comportamento conformista
	
	Comportamento inconformista
	
	Comportamento reativo
	
	Comportamento oportunista
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403085738)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (1 de 2)
	
	De acordo com Kiesler e Kiesler (1969), existe um conceito que retrata a mudança de comportamento devido à influência real ou imaginada de outra pessoa. Em algumas situações, poderá ocorrer de forma radical e associada à obediência que determinados indivíduos cometem atos muitas vezes atentando contra a própria vida. A que conceito essa definição se refere:
	
	
	
	Influência social
	 
	Conformidade
	 
	Estabilidade
	
	Persuasão
	
	Conformismo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403085740)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (1 de 2)
	
	O aluno que inicialmente se sentia tranquilo em relação a avaliação do semestre, no momento em que encontra o grupo de colegas da turma, que parecem extremamente nervosos frente à proximidade da avaliação, começa se inquietar. A que teoria esse exemplo se refere:
	
	
	 
	Influência Social Informativa
	 
	Estabilidade
	
	Conformismo
	
	Conformidade
	
	Persuasão
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403217013)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	A persuasão é um tema estudado pela Psicologia Social e é composto por 3 itens básicos: o comunicador, a comunicação e a audiência. Vimos em aula que as pesquisas sobre o assunto indicam que:
	
	
	 
	Quando as pessoas prestam atenção na mensagem possuem maior probabilidade de serem persuadidas pela atratividade ou similaridade
	 
	Quando as pessoas prestam atenção na mensagem possuem menor probabilidade de serem persuadidas pela atratividade ou similaridade.
	
	O status do comunicador pode persuadir se a pessoa for capaz de processar a informação com cuidado.
	
	A atratividade da mensagem é um aspecto que não possibilita persuasão.
	
	A similaridade da mensagem é um aspecto que não possibilita persuasão.
	1a Questão (Ref.: 201403217021)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba  (0)
	
	O paradigma é uma produção científica que contém métodos e valores, e funciona como um modelo à ser seguido. Vimos que Guareschi (2008) considera que existem 3 paradigmas que fundamentam os valores éticos implicados na Psicologia Social. São eles:
	
	
	 
	Lei social, lei anti-social e lei especulativa.
	
	Lei natural, lei anti-natural e lei especulativa.
	
	Lei social, lei natural e ética como instância crítica.
	
	Lei especulativa, lei natural e lei social.
	 
	Lei positiva, lei natural e ética como instância crítica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402751714)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Vimos na aula 10, que alguém é justo quando estabelece relações com outros seres que sejam justos, ou seja, alguém sozinho não pode ser justo. Agora, justo, ele não consegue ser sozinho, pois a justiça, ou a injustiça, só entra em cena no momento em que alguém se relaciona com outros. Considerando essa temática analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
	
	
	 
	Considerando o tema de reação à injustiça podemos afirmar que os indivíduos vivem de forma livre e não há exigência de justiça nas relações que estabelecem.
	 
	Considerando o aspecto da percepção da justiça, podemos dizer que as pessoas participam de relações sociais tendo expectativas e considerando que o tempo e os recursos investidos nas relações tenham retorno.
	
	Considerando a reação à injustiça, a observação do que as outras pessoas obtém nas suas relações interpessoais não influencia na percepção de justiça do indivíduo.
	
	Quando existe igualdade relativa entre resultados e investimentos da troca de ambas as partes, é possível que exista uma insatisfação e um sentimento de injustiça.
	
	Considerando o aspecto da percepção da justiça, podemos dizer que as pessoas participam de relações sociais sem ter expectativas e sem considerar que o tempo e os recursos investidos nas relações tenham retorno de alguma maneira.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403138024)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba  (0)
	
	A ética significa que não pode ser considerada como algo pronto, algo acabado. Ao contrário, ela está sempre por se fazer. Estamos nos referindo à dimensão:
	
	
	 
	crítica
	
	natural
	
	coletivista-totalitária
	
	das relações
	 
	liberal
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403248796)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba  (0)
	
	Mas o que acontece quando os governadores e os juízes são autoritários e quando alguns legislam em causa própria? Que dizer quando grupos e minorias poderosas forçam a criação de acordos e negociações em proveito próprio? Estamos nos referindo a lei natural ou positiva da ética?
	
	
	
	Lei da dimensão crítica e propositiva da ética.
	 
	Lei positiva, isto é, a prescrita por um legislador.
	
	Lei natural, isto é, o referencial é a natureza.
	 
	Lei eterna, isto é, a lei divina.
	
	Lei da construção coletiva de valores.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402743434)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba  (0)
	
	A ética das intervenções é, portanto, tema de bastante complexidade até porque não se apresenta sob uma forma única, mas apresenta variações com as diferentes culturas ou os diferentes pactos sociais, até por que:
	
	
	 
	ela tem pelo menos também uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares.
	
	uma boa teoria ética deveria atender a pretensão de universalidade, ainda que não seja capaz de explicar as variações de comportamento, características das diferentes formações culturais e históricas.
	
	os costumes não mudam e o que ontem era considerado errado, hoje pode ser aceito ou vice-versa
	
	diante de cada lei, de cada ordem, de cada costume, o sujeito não está obrigado, para ser um homem livre, a perguntar qual é o seu dever, e a agir somente da acordo com o seu dever
	
	são apenas os costumes que variam bem como os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402700529)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Dentro da interpretação de justiça nas relações interpessoais, pode-se dizer que um desses tipos apresenta uma percepção sobre o que se tem e o que gostaria
de ter, esta recebe o nome de:
	
	
	 
	Justiça distributiva
	
	Justiça retributiva
	
	Justiça restaurativa
	
	Justiça alternativa
	 
	Justiça normativa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais