Buscar

Microeconomia av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microeconomia
Aluno: Ricardo................
Professora: Márcia Glicério
Rio de Janeiro, 08/06/2016
AV2
1- É uma curva que mostra as diferentes combinações de dois insumos que uma firma pode utilizar para produzir uma quantidade específica (ou a mesma quantidade) do produto. Estamos nos referindo á curva de:
R: ISOQUANTA
2- A oferta de mercado é a quantidade total do produto que os produtores/vendedores desejam vender em um determinado período de tempo. A partir dessa definição, sabemos que, como o preço, a quantidade ofertada desses agentes é:
R: DIRETA, DEMONSTRANDO QUE A CURVA DA OFERTA TEM INCLINAÇÃO POSITIVA.
3-Avalie as afirmações abaixo sobre as curvas de indiferença, e depois assinale que contém as frases corretas: I. Uma curva de indiferença reune diversas combinações de quantidades de duas mercadorias. II. Dentro de uma curva, cada indiferença é negativa. Está (ão) correta(S):
R: I e II
4- A elasticidade-preço demanda de bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma:
R: ELEVAÇÃO DO PREÇO DESSE BEM OCASIONA UMA REDUÇÃO DE SUA QUANTIDADE DEMANDADA EM PROPORÇÃO MENOS QUE A ELEVAÇÃO DO SEU PREÇO.
5- Desde os anos 90 nos acostumamos a ver os automóveis saírem das montanhas com motores flex. Esses motores funcionam tanto com gasolina quanto com o álcool ou ainda com qualquer proporção de misturas desses combustíveis. Caso seja observado um aumento de 10% no preço da gasolina para consumir final e como conseqüência haja uma queda de 30% na quantidade demandada, podemos dizer que a gasolina apresenta uma elasticidade preço da demanda:
R:ELÁSTICA
6- Leia e analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
I- O excedente do consumidor diz respeito a disposição de pagar do consumidor, pois tem um valor maior do que o preço de mercado.
II- Economia do bem estar é o estudo de como a alocação dos recursos escassos afeta o bem estar econômico das pessoas.
III- toda e qualquer firma produtora ofertante tem ganhos ao participar de um mercado competitivo, sendo que sua curva de oferta demonstra uma relação que descreve quanto do seu produto a firma está disposta a ofertar a diferentes níveis de preços.
R: I, II e III são verdadeiras.
7-Um produto X que possui elasticidade-preço da demanda igual a 0,5 tem elasticidade-preço da demanda:
R: INELASTICA
8- Tudo o mais constante, um aumento na renda do consumidor provoca uma queda na demanda do bem:
R: INFERIOR
9-Discorra a respeito de algumas das hipóteses do modelo de monopólio.
R: NO MONOPÓLIO (PURO) HÁ UMA ÚNICA EMPRESA QUE PRODUZ SEM SUBSTITUIR PRÓXIMO. E HÁ BARREIRAS A ENTRADAS DE FIRMAS CONCORRENTES.
10- Suponha que uma determinada empresa va aumentar o preço do seu produto, sendo que a demanda por esse produto é inelastica no mercado o qual a empresa atua. Sabe-se que a formula da receita total é dada por RT=P.Q, em que RT é a receita total, P é preço do produto e Q=é a quantidade a ser vendida e demandada. Nesse sentido, havendo aumento do preço, o que tende a acontecer com a receita total dessa empresa? Analise.
R: EM FUNÇÃO DO AUMENTO DO PREÇO, A RECEITA TOTAL IRÁ AUMENTAR, POIS COMO A A DEMANDA INELÁSTICA, ISSO QUER DIZER QUE A VARIAÇÃO PERCENTUAL DA QUANTIDADE É MENOS DO QUE A VARIAÇÃO PERCENTUAL DO PREÇO.

Outros materiais