Buscar

Relação de trabalho e legislação trabalhista

Prévia do material em texto

Avaliação: NPG0013_AV_201601064292 » RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	CARLOS RENATO HERNANDES ALVAREZ
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 0  Data: 08/06/2016 09:06:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201601850994)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as seguintes assertivas a respeito do 13o salário: I. O 13o salário proporcional incide nas rescisões indiretas do contrato de trabalho, bem como nos pedidos de demissão. II. Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento do 13o salário, de uma só vez, metade do salário recebido pelo respectivo empregado no mês anterior. III. O empregador estará obrigado a pagar o adiantamento referente ao 13o salário, no mesmo mês, a todos os seus empregados. IV. O adiantamento será pago ao ensejo das férias do empregado, sempre que este o requerer no mês de janeiro do correspondente ano. Está correto o que se afirma SOMENTE em:
		
	
	I e IV.
	
	I, III, IV.
	
	I e II
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e IV
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601850192)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O menor aprendiz pode pela legislação brasileira trabalhar a partir de que idade? Analise as alternativas abaixo e marque a opção correta:
		
	
	10 anos
	
	8 anos
	
	11 anos
	 
	14 anos
	
	12 anos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601850996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao contrato individual de trabalho, de acordo com a CLT:
		
	
	A alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os direitos adquiridos por seus empregados.
	
	Poderá ser solidária ou subsidiária a responsabilidade das empresas integrantes de grupo econômico não formalizado nos termos da lei, pelos direitos dos empregados.
	
	A responsabilidade das empresas integrantes de grupo econômico em relação aos direitos dos empregados é subsidiária.
	 
	A mudança na propriedade da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
	
	A alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601850180)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Severino, a partir de 2000, passou a frequentar cultos na Igreja Novo Dia. Verificando a exacerbada fé de Severino, o Sacerdote Rolando o convocou em 03/02/2001 para prestar alguns serviços durante o culto, como ajudante. Dada a dedicação e o carisma de Severino, as funções a ele delegadas foram acumulando-se a ponto de ter que, a partir de 12/08/2001, morar nas dependências da Igreja, recebendo alimentação e vestuário do Pastor, além de R$ 300,00 para demais despesas. Severino trabalhava diariamente, em média, durante dez horas, inclusive nos finais de semana, cuidando de tarefas que variavam da faxina e manutenção da Igreja até os preparativos e execução do culto, como a coleta de doações, contabilizadas pelo próprio Severino. Em 15/06/2004 Severino flagrou o Sacerdote desviando dinheiro da Igreja para enriquecimento pessoal e, ao denunciálo ao Bispo foi expulso da Igreja. Analisando a situação concreta marque a opção que estabelece que espécie de trabalhador é Severino?
		
	
	doméstico
	
	eventual
	
	autônomo
	 
	empregado
	
	voluntário
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601850188)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analisando as opções abaixo marque a que corresponde ao trabalhador doméstico:
		
	
	atendente de telemarketing
	
	professor
	
	digitador
	
	secretaria executiva
	 
	caseiro
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601851278)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para a Relação de Emprego, a onerosidade significa vantagens recíprocas. Não existe contrato gratuito, a onerosidade é o pagamento de salário em pecúnia ou em utilidade. Mesmo que alguém trabalhe em troca de comida e moradia, segundo determinação do Art. 82, § único, da CLT, o empregador deverá pagar um mínimo em dinheiro. Como a própria legislação preconiza, o empregado nunca pode ser prejudicado no contrato de trabalho. Então, pergunta-se: quanto uma empresa pode pagar em salário utilidade?
		
	 
	A empresa pode pagar como salário utilidade, até 70% do valor total do salário mínimo da região.
	
	A empresa deve pagar como salário em dinheiro 40% do valor total do salário mínimo da região.
	
	A empresa deve pagar como salário em dinheiro 90% do valor total do salário mínimo da região.
	
	A empresa pode pagar como salário utilidade, até 30% do valor total do salário mínimo da região.
	
	A empresa pode pagar como salário utilidade, até 50% do valor total do salário mínimo da região.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601851014)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O 13° Salário é uma gratificação instituída em alguns países a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.
		
	
	O 13º Salário é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.
	
	O 13º salário para atender às necessidades e de sua família, tem buscado, por várias formas, contornar este problema.
	
	O 13° Salário é o menor pagamento monetário, definido por lei, que um trabalhador deve receber em uma empresa por seus serviços.
	 
	O 13° Salário é uma gratificação instituída em alguns países a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.
	
	O 13° salário constitui-se o pagamento de remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601851275)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A competência técnica não é a única habilidade que o colaborador deve possuir, mas também deve ter e criar relacionamentos para alcançar as chances de sucesso. Os gestores constantemente analisam as diversas causas para a dificuldade de relacionamento entre os colaboradores, as quais estão listadas abaixo, exceto:
		
	
	Arrogância
	 
	Inteligência emocional
	
	Antipatia
	
	Rabugice
	
	Timidez
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601850673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	José foi admitido em 12/02/2011 pelo contrato de trabalho individual indeterminado, tendo que cumprir uma Jornada de trabalho de 8.00 hs. até 17.00 hs, de 2º à 6º feira, exercendo a função de eletricista. No dia 10 de agosto do corrente ano a empresa encerrou suas atividades e em razão disso extinguiu todos os contratos de trabalho. Analisando as hipóteses de terminação do contrato de trabalho marque a alternativa que se enquadra na hipótese de extinção do contrato de trabalho.
		
	
	culpa recíproca
	 
	demissão sem justa causa
	
	pedido de demissão
	
	justa causa
	
	terminação simples do contrato de trabalho sem direito a nenhuma verba trabalhista
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601850181)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antônio, policial militar, nos horários de folga, presta serviços de segurança para a empresa Irmãos Gêmeos Ltda. Acreditando ter sido despedido injustamente, promoveu reclamação trabalhista pleiteando valores que supostamente lhe seriam de direito. A empresa arguiu que o contrato de trabalho seria nulo, visto que o estatuto da corporação militar, a que Antônio estava submetido, proíbe o exercício de qualquer outra atividade. Na qualidade de advogado(a) contratado (a) por Antônio, apresente a fundamentação jurídica adequada para afastar a argumentação de nulidade do contrato de trabalho do policial militar na referida empresa de segurança. Analisando a situação concreta marque a opção correta?
		
	
	Antonio poderá ser considerado trabalhador eventual para a empresa de segurança, mas nunca empregado.
	
	Antonio é considerado trabalhador autônomo, mas nunca poderá ter êxito na obtenção do vínculo de emprego.
	
	O contrato de trabalho com a empresa de segurança é nulo e jamais poderá existir nenhuma espécie de contrato de trabalho subordinado.
	
	Antonio nunca poderá ser considerado empregado, tendo em vista que já tem um contrato de trabalho como policial militar.
	 
	Preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.

Outros materiais