Buscar

HIPERBILIRRUBINEMIA slides apresentação em pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIPERBILIRRUBINEMIA
POR ALINE AMARAL MORAES
Icterícia Neonatal
A icterícia neonatal acomete cerca de 60 - 80% dos recém-nascidos, porém, somente alguns atingirão níveis elevados de bilirrubina indireta e necessitarão de fototerapia
CLASSIFICAÇÃO
Icterícia fisiológica: aparecimento após 24 horas de vida, pico entre 3 e 4 dias de vida e declínio em torno de 7 dias. 
Icterícia patológica: aparecimento antes de 24 horas de vida. Sempre colher: BTF, TS e CD, Hb e Hto, reticulócitos, dosagem de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD).
GRÁFICO DE BHUTANI 
A figura mostra o nomograma com os percentis 40, 75 e 95 de BT (mg/dL) obtidos em RN > 35 semanas com PN > 2.000 g, segundo a idade pós-natal, que orientam na determinação do risco de hiperbilirrubinemia significante (Bhutani et al., 1999)13. 
GRÁFICO PARA EXSANGUÍNEOTRANSFUSÃO
FATORES DE RISCO
Icterícia nas primeias horas de vida
Doença hemolítica por fator Rh ( Mãe negativo x Rn positivo, Mãe O x Rn A ou B, Antígenos Irregulares
Idade Gestacional de 35 a 36 semanas independente do peso ano nascer 
Dificuldade no aleitamento materno exclusivo ou perda de peso maior que 10 % do peso de nascimento 
Irmão com icterícia neonatal tratado com fototerapia 
Descedência asiática 
FATORES DE RISCO 
Presença de cefalohematomas ou equimoses
Deficiência de G6PD
Bilirrubina Total sérica ou transcutânea, na zona de alto risco ou intermediária superior antes da alta hospitalar
TRATAMENTO
A terapia indicada para controlar a hiperbilirrubinemia indireta é a fototerapia, cujo mecanismo de ação compreende a fotoisomerização configuracional e a estrutural da molécula de bilirrubina com formação de fotoisômeros excretados por via biliar e urinária sem a necessidade de conjugação hepática.
A indicação de Fototerapia 
A indicação da Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria para fototerapia de alta radiância segue critérios de acordo com características do recém-nascido, tempo de vida e nível sérico de bilirrubina total.
BILICHECK
Recomendamos fototerapia para os RNT se os níveis de BT estiverem no percentil > 75. A avaliação da bilirrubina por meio da dosagem transcutânea (BiliCheck) apresenta elevado coeficiente de correlação com a bilirrubina total sérica até 13 – 15 mg/dl em RN pré-termos tardios e de termo. No entanto, estudos mostram que a confiabilidade nesse método é menor quanto menor a idade gestacional, não sendo recomendável em prematuros com idade gestacional abaixo de 30 semanas ou peso ao nascer inferior a 1000 g.
CUIDADOS ESPECIAIS DURANTE A FOTOTERAPIA
Verificar a temperatura corporal para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente. 
Aumentar a oferta hídrica, pois a fototerapia pode provocar elevação da temperatura, com consequente aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, culminando em maior perda insensível de água. 
Proteger os olhos. 
Não utilizar ou suspender a fototerapia se os níveis de BD estiverem elevados ou se houver colestase, para evitar o aparecimento da síndrome do bebê bronzeado. 
 Exsanguineotransfusão 
Além da fototerapia, a exsanguineotransfusão pode ser indicada para o tratamento da hiperbilirrubinemia indireta grave. Visa remover de maneira rápida a bilirrubina sérica, assim como corrigir a anemia e diminuir a intensidade da reação antígeno-anticorpo nos casos de hemólise
OBSERVAÇÕES
Diminuir em 2 mg/dl o nível de indicação de fototerapia ou exsanguineotransfusão se presença de fatores de risco; 
Se houver indicação de exsanguineotransfusão, enquanto ocorre o preparo colocar o RN em fototerapia de alta intensidade, repetindo a BT em 2 a 3 horas para reavaliar a indicação do procedimento;
A exsanguineotransfusão deve ser realizada imediatamente se houver sinais de encefalopatia bilirrubínica ou se a BT estiver 5 mg/dl acima dos níveis referidos.
Fatores de risco para hiperbilirrubinemia grave com possível necessidade de exsanguíneotransfusão, de acordo com a Academia Americana de Pediatria: 
Doenças hemolíticas 
Deficiência de G6PD 
Asfixia
Letargia 
Instabilidade térmica 
Sepse 
Acidose
CUIDADOS COM O PROCEDIMENTO
Volume de sangue: 2 volemias/peso (1 volemia = 80 ml);
As trocas de sangue devem ser realizadas em alíquotas de 10 ml; 
Manter RN monitorizado; 
Ao inicio do procedimento coletar: sódio, potássio, cálcio ionizável, hemoglobina, hematócrito, bilirrubina total; ao término, novos exames deverão ser feitos com a última alíquota de sangue a ser retirada;
 Lembrar a possibilidade de hipocalcemia durante o procedimento, sendo às vezes necessária sua correção.
Isoimunização Rh (antígeno D) ou antígeno irregular 
Indicações precoces de exsanguíneotransfusão:
RN hidrópico ou com anemia grave, após correção da anemia e estabilização clínica; 
BT (sangue do cordão) > 4 mg/dl; Hb (sangue do cordão) < 12 mg/dl; 
Velocidade de hemólise > 0,5 mg/dl/h (níveis de bilirrubina) nas primeiras 24 horas de vida.
Kernicterus
Uma pequena porcentagem de paciente com níveis elevados de BI desenvolve a encefalopatia bilirrubínica, ou Kernicterus, que caracteriza-se pela coloração amarelada dos núcleos da base ao exame anátomo-patológico ou evidência de lesão em RNM de crânio.
Estudos sugerem que a disfunção no nível do tronco cerebral pode ocorrer com hiperbilirrubinemia moderada e a disfunção do nervo auditivo está associada à hiperbilirrubinemia grave, sendo importante a realização de audiometria de tronco cerebral (BERA).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais