Buscar

Artigo de Opinião

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARTIGO DE OPINIÃO
Passos Básicos Para sua Elaboração!
{
Como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.
O QUE É?
É importante ter em mente quem está do outro lado, quem está lendo seu texto. Escreva dirigindo-se ao seu leitor com uma linguagem adequada ao perfil dele, tentando manter um estilo formal, mas com palavras comuns. Desenvolva os argumentos que anotou inicialmente de forma consistente, saiba qual a ideia quer transmitir, não fuja do assunto.
COMO SE FAZ UM ARTIGO DE OPINIÃO?
A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.
A linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.
É escrito em primeira pessoa, já que se trata de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.
QUAIS AS REGRAS?
É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. Portanto, se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos a respeito desse tipo de produção textual, é só procurá-lo nestes tipos de canais informativos. A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.
ONDE É USADO?
http://brasilescola.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm
http://www.lendo.org/como-fazer-um-artigo-de-opiniao/
Referências!
 3F
Cleuves Souza
Elanne Costa
Fabiana Lima
Isabella Ramos
Luana Oliveira
Componentes!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais