Buscar

Gabarito APOL (5 questões) 2 DIDÁTICA E CURRÍCULO ESCOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Herbart* assinala, “formalmente”, os “passos” da aprendizagem, como referência ao ensino. No encaminhamento desses “passos”, observa-se que a clareza é fator essencial à sistematização e às associações de significados, favorecendo a compreensão e a aplicação do conhecimento.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RANGEL, Mary. Métodos de Ensino Para a Aprendizagem E a Dinamização Das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 67.
o nome de um teórico está grafado errado nas páginas 37 e 38, ao invés de Herbart está Herbat, 
 
Com base no livro-texto marque a alternativa que contem a sequência correta dos passos:
	
	A
	apresentação, preparação, assimilação, aplicação, generalização.
	
	B
	apresentação, assimilação, preparação, generalização, aplicação.
	
	C
	preparação, apresentação, generalização, aplicação, assimilação.
	
	D
	assimilação, aplicação, apresentação, preparação, generalização.
	
	E
	preparação, apresentação, assimilação, generalização, aplicação.
Você acertou!
A sequência correta da proposta de Herbart é: preparação, apresentação, assimilação, generalização, aplicação.
Preparação - Recordação da lição anterior, logo, do já conhecido.
Apresentação - Colocação diante do aluno um novo conhecimento que lhe cabe assimilar.
Assimilação - Ocorre por comparação do novo com o velho.
Generalização - Aluno é capaz de identificar todos os fenômenos correspondentes ao conhecimento adquirido.
Aplicação - Fazendo os exercícios, o aluno vai demonstrar se ele aprendeu, se assimilou ou não o conhecimento.
 (LIVRO-BASE, p. 37)
Questão 2/5
O processo didático, na segunda metade do século XX, influenciado por um contexto histórico no qual o processo produtivo alcança sua maior racionalização e começa a ter maiores exigências com relação a sincronização do trabalho e gestão do tempo, passa a ser permeado por uma tecnologia educacional, que vai também postular a racionalização do processo de ensino a fim de alcançar eficiência e produtividade; os procedimentos didáticos passam a ser chamados de estratégias de ação. Este é o mote do “aprender a fazer”.
Com base nas aulas e no livro-texto sobre o “aprender a fazer”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I.   (  ) A fim de alcançar os objetivos de eficiência e produtividade, passa-se a centralizar as ações em um professor, responsável por cada turma.
II.  (  ) A educação nesta perspectiva modela comportamentos e também transmite conteúdos específicos.
III. (  ) O “aprender a fazer”  objetiva que o aluno desenvolva sua estratégia de ação técnica diante do mundo.
IV.  (  ) A prática do professor é determinada por um planejamento elaborado por especialistas. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, F, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas II e IV estão corretas pois a educação nesta perspectiva modela comportamentos e também transmite conteúdos específicos e a prática do professor é determinada por um planejamento elaborado por especialistas. A afirmativa I está incorreta, pois a fim de alcançar os objetivos de eficiência e produtividade, passa-se a descentralizar as ações, a fragmentação das ações do professor; vários professores cada um dando conta de uma parte da cadeia de tarefas previstas para a consecução dos objetivos propostos pelo sistema. A afirmativa III está incorreta, pois com o “aprender a fazer”  objetiva-se que o aluno aprenda a dar respostas específicas definidas nos objetos operacionais.
(LIVRO-BASE, p. 41-43)
	
	E
	V, V, V, F
Questão 3/5
Atente para o seguinte excerto de texto:
“A Pedagogia Nova era movimento renovador e construtivo; pelo menos assim o era em suas intenções, em suas aplicações pedagógicas, em sua decidida vontade de reformar a educação brasileira. [...] Fernando de Azevedo disse que: ‘A reforma (da Escola Nova), impregnada do espirito contemporâneo, não só fundou a escola na realidade social, variável e complexa, fazendo passar sobre ela um largo sopro de renovação social, como também a reorganizou em bases científicas e de maneira a servir eficazmente à vulgarização do espírito e dos métodos científicos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: TOBIAS, José Antônio. História da educação brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986. p. 272.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas sobre o movimento Escola Nova, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I.  (  ) Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e enciclopédica e empreenderam um processo de reconstrução das experiências e valorização destas no meio educacional.
II. (  ) São partidários desse movimento José Carlos Libâneo e Dermeval Saviani, que fizeram reformas significativas na sistematização do currículo brasileiro.
III.(  ) Enfatizaram muito a metodologia do ensino e não propuseram procedimentos detalhados de planejamento curricular. IV.
IV.(  ) Anísio Teixeira reformou a educação pública na Bahia sob os ideais escolanovistas influenciado pelo pensamento de John Dewey e o pensamento americano. 
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, F
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, V
Você acertou!
São verdadeiras as afirmativas I, III e IV. O movimento Escola Nova criticou a antiga tradição pedagógica jesuítica e a tradição enciclopédica, constituindo-se em um processo que se caracterizava pela reconstrução e reconstituição da experiência, um processo de melhoria permanente da eficiência individual. Deram ênfase à metodologia do ensino, não deixando nenhuma proposição de planejamento curricular detalhada. O pensamento americano e de John Dewey influenciaram Anísio Teixeira, um dos representantes do movimento que reformulou a educação no estado da Bahia (Livro-base, p. 55).
	
	E
	V, V, V, F
Questão 4/5
Leia a seguinte citação:
“O mundo, que sempre esteve em permanente mudança, hoje tem altamente multiplicada a rapidez dessas mudanças, devido ao avanço das tecnologias. [...] São os meios de comunicação que divulgam, em escala mundial, informações, hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, do processo metonímico - a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se "o mundo todo" fosse constituído apenas por aqueles fatos/ notícias que chegam até nós. Consideramos, porém, que informação não é conhecimento”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: BACCEGA, Maria Aparecida. Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola. Revista Comunicação & Educação (USP), v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713>. Acesso em: 20/12/2014.
 
Após a leitura do texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base, relacione conhecimento e informação às suas características:
  
	Conhecimento 
	Informação 
 
(  ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado, possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações.
(  ) Precisa análise e de interpretação.
(  ) Resulta da organização de dados e de redes de significados.
Agora, selecione a sequência correta: 
 
	
	A
	2, 1, 2, 2, 2
	
	B
	1, 1, 2, 1, 1
	
	C
	1, 2, 2, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2, 1
Você acertou!
A informação está presente na mídia em geral e precisa ser ordenada, analisada e interpretada. O conhecimento resulta da organização de dados e de redes de significados e é passível de a ele ser agregado mais conhecimento e informação, o que possibilita ao aluno, ao ter contato com ele, o desenvolvimento
do pensamento conceitual (Livro-base, p. 38).
	
	E
	2, 2, 1, 1, 2
Questão 5/5
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No Brasil, a constituição do ideário educacional renovador foi influenciada pelo pensamento educacional de Dewey, cujas obras foram traduzidas por Anísio Teixeira. Ele conheceu a filosofia de Dewey na sua primeira viagem aos Estados Unidos e tornou-se depois o seu maior divulgador no Brasil. A apropriação do pensamento educacional de Dewey no Brasil se deu por meio das obras traduzidas, dos manuais pedagógicos e do discurso político nas reformas curriculares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. A noção de experiência em John Dewey, a educação progressiva e o currículo de ciências. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0214-1.pdf>. Acesso em: 16/12/2014.
Com base no no trecho de texto dado e no livro-base, Dewey entendia o currículo como...
	
	A
	experiências vivenciadas pelo aluno, orientadas e com enfoque nos interesses do professor.
	
	B
	uma totalidade de experiências, orientada pelo professor, a ser vivenciada pelo aluno, sendo que se valoriza nesse processo o interesse do aluno.
Você acertou!
Com Dewey, de plano de estudos, o conceito evolui para a visão de currículo como a totalidade de experiências vivenciadas pela criança, sob a orientação da escola, levando em conta e valorizando os interesses do aluno. (Livro-base, p. 52).
	
	C
	um plano de estudos a ser mediado pelo professor, valorizando os interesses do docente sobre os do aluno.
	
	D
	uma totalidade de experiências do professor a serem transmitidas ao aluno.
	
	E
	um plano de estudos com base nos interesses exclusivo do aluno, sendo mediado pelo professor?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais