Buscar

Seminário de Biofísica da Fonação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCIPLINA: BIOFÍSICA
CURSO DE FISIOTERAPIA
PROFª PAULA SANTOS
MANHÃ - 1º PERÍODO
ANA CAROLINA CUNHA
JOSHUA LUIZ
LIDIANE TOMÁS
MICHELLE CLERC
RAQUEL CUNHA
TALINE SANTOS
1
Biofísica da fonação
 Fonação é o ato ou processo de produzir voz, que se da pela vibração das pregas vocais e saída de ar dos pulmões.
 A fonação envolve centros de controle específicos da fala no córtex cerebral, funções mecânicas na produção de um som audível (voz) e o controle desse som para produzir um fonema definido. As ondas mecânicas são perturbações ou distúrbios que se propagam através de meios materiais.  
Bases físicas
 O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).  
.
Fisiologia da fonação
  
 Estudo das estruturas anatômicas interligadas que funcionam em conjunto para que a voz seja produzida. O sistema respiratório também e envolvido na fonação.
Órgãos do aparelho fonador:
 Fossas nasais;
 Boca e anexos;
 Úvula; 
 Faringe; 
 Traquéia; 
 Brônquios; 
 Bronquíolos; 
 Músculos abdominais; 
Músculos da parede torácica; 
Laringe;
Pulmões;
Diafragma; 
Centros nervosos responsáveis pela fala 
e controle da respiração;
Produção da voz
 
A voz é produzida na laringe, (um tubo que contém as pregas vocais). Ao inspirarmos o ar entra nos pulmões e as pregas vocais se afastam. Ao falar, as pregas vocais se aproximam, o ar sai dos pulmões e, passando pela laringe, produzindo uma vibração.
 O som básico produzido pela vibração das pregas vocais percorre um caminho dentro do nosso corpo, pelo trato vocal, e passa por várias estruturas até sair pela boca e/ou pelo nariz, sendo amplificado através das cavidades de ressonância. Estas cavidades funcionam com um alto falante natural da fonação e são constituídas principalmente pela própria laringe, faringe, boca e nariz.
As pregas vocais podem ficar em outras posições, que não são usuais na nossa língua, formando outros sons:
Frequência
 Os sons da voz humana são ricos em harmônicos, mas sua amplitude decresce muito rapidamente quando sua frequência cresce. Os sons audíveis pelos humanos devem ter  frequências entre 20Hz e 20.000 Hz ou 20kHz. 
As vozes humanas são classificam-se em:
 
Entre as pregas vocais, glote e boca existem os tubos sonoros, em que:
 
Vocalização animal
Para muitos animais a emissão de sons serve como meio de informação direcional e busca de alimentação. Para outros serve para demarcar território, conquista de parceiro sexual e expressão de sentimento específico. 
Os morcegos produzem sons na laringe e depois o emitem através do nariz ou abrindo a boca. Sua laringe possui músculos especialmente adaptados para a produção de ultra-sons (sons cuja frequência os seres humanos não ouvem).
As aves possuem um sistema respiratório mais complexo e a produção de som ocorre numa estrutura denominada siringe, situada na porção inferior da traqueia e, formada por um conjunto de cordas cartilaginosas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais