Buscar

APOL3 Administração Estratégica e Análise Econômica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
A Estratégia é conceituada também como criação de ajuste entre as atividades de uma empresa, criando diferenciação e sustentabilidade, quando temos que a eficácia operacional é necessária, mas não suficiente para garantir os resultados organizacionais.Com os conceitos sobre estratégia, indique qual das alternativas abaixo melhor define o que é eficácia operacional.
	A	
Desempenhar bem as atividades da organização.
	B	
Desempenhar atividades melhor do que os rivais.
Você acertou!
Justificativa da resposta: Alternativa “b”. A eficácia operacional (EO) significa desempenhar as atividades similares melhor do que os rivais. As alternativas “d” e “e” correspondem ao posicionamento estratégico. As demais não foram descritas nos materiais teóricos (MINTZBERG et al., 2006).
	C	
Desempenhar as atividades com foco nos objetivos.
	D	
Desempenhar atividades diferentes dos rivais.
	E	
Desempenhar atividades similares de maneira diferente.
Questão 2/5
A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
	A	
a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra a. Os princípios econômicos se referem a: trade-offs das pessoas e das empresas, custos ocultos ou custos de oportunidade, pessoas respondem a incentivos em relação aos preços dos bens, os mercados são, em geral, eficientes e a necessidade de atuação governamental em casos de externalidades ou poder de mercado em determinados setores que podem ser maléficos ao funcionamento dos mercados.
Nas demais alternativas, todas as informações estão completamente incorretas ou são absurdas do ponto de vista da teoria econômica, sem exceção. Pode-se citar, por exemplo, rendas ilimitadas, igualdade de preços em quaisquer situações, oferta de máquinas pelas famílias, os custos de produção são finitos e inexistentes, etc.
	B	b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
	C	c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
	D	d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
	E	e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.
Questão 3/5
A demanda é a quantidade de um bem ou um serviço que os consumidores desejam adquirir em um período determinado de tempo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
A partir do conceito de demanda, assinale as alternativas a seguir e, identifique os fatores que influenciam a demanda por parte dos consumidores e deslocam a curva de demanda:
 I. Fatores sazonais, como Dia das crianças e Dia das Mães.
II.Aumento dos salários reais.
III. Os lucros das empresas.
IV. As preferências dos consumidores.
 
São corretas as afirmativas:
	A	a) Afirmativas, I, II e III, apenas.
	B	b) Afirmativas, II e III, apenas.
	C	c) Afirmativas, I, II, III e IV, apenas.
	D	
d) Afirmativas, I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são corretas por serem fatores que determinam a demanda, enquanto a afirmativa III se refere às empresas e, portanto, não afetam a demanda ou o deslocamento da curva de demanda.
Especificamente, a afirmativa I se refere aos fatores sazonais como datas festivas em que há aumento na demanda por determinados produtos. Como, por exemplo, o aumento de demanda por brinquedo nos períodos próximos ao dia das crianças ou por presentes femininos no mês de maio devido ao dia das mães.
A afirmativa II se refere ao aumento da renda real dos trabalhadores, ou seja, aumento da renda que desloca a curva de demanda para a direita. E, a afirmativa IV que é a base da teoria do Consumidor, as preferências. Cada consumidor tem uma preferência por determinados bens e pela quantidade de cada bem sendo, portanto, um fator que determina diretamente a demanda.
	E	e) Todas as afirmativas.
Questão 4/5
As estratégias devem ser adotadas pelas organizações visando à mudança organizacional, com foco a atingir os resultados esperados a longo prazo, destacando-se perante a concorrência, ou gerando meios para lidar com o desconhecido e ter eficácia.
Com base nos conceitos de estratégias para mudança, analise as afirmativas abaixo indicando V para verdadeiro e F para Falso, e assinale a alternativa correta:
I- Por estarem direcionadas a encaminhar a organização aos objetivos que foram propostos, as estratégias não podem ser flexíveis, pois assim estariam desviando os resultados daquilo que foi previamente estipulado.
II- Os fatores que são sugeridos para estratégias eficazes são: objetivos claros, decisivos; manter a iniciativa; concentração; flexibilidade; liderança coordenada e comprometida; surpresa; e segurança.
III- As decisões estratégicas são aquelas que orientam a atingir um objetivo, em meio às situações previsíveis e imprevisíveis que ocorrem no ambiente dentro do qual a empresa está inserida.
IV- As estratégias são restritas ao nível corporativo da organização. A diferença entre estratégia e tática está principalmente no nível hierárquico, ou seja, a quem essa ação representa na perspectiva organizacional.
	A	
I e IV apenas
	B	
II e IV apenas
	C	
III e IV apenas
	D	
II e III apenas
Você acertou!
Justificativa da resposta: d) II e III apenas. A questão I está errada, pois as estratégias sempre precisam ser flexíveis, pois o ambiente é dinâmico e para chegar aos objetivos muitas vezes o curso precisa ser corrigido. A questão IV está incorreta, pois as estratégias não se restringem ao nível corporativo da organização, também são usadas nos níveis departamentais. A diferença entre estratégia e tática está na escala, ou seja, no tamanho que essa ação representa na perspectiva de quem é o responsável por ela (MINTZBERG et al., 2006).
	E	
I e II apenas
Questão 5/5
A análise da quantidade demandada pelo consumidor leva em consideração o preço do bem. Por exemplo, uma redução no preço do arroz leva a um aumento na demanda por arroz, ceteris paribus. Porém, nem sempre só o preço é considerado nesta decisão do consumidor.
 
Leia as afirmativas a seguir:
 I. O consumidor aumenta a quantidade demandada de arroz quando o preço diminui.
Porque
II. O consumidor consome mais arroz em relação aos outros bens que não sofreram alterações de preços (efeito substituição) e pelo aumento do poder aquisitivo ocasionado pela redução do preço do arroz (efeito renda).
 
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
	A	
a) As assertivas I e II são falsas
	B	b) A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
C	c) As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	D	d) A assertiva II é falsa e a I é verdadeira.
	E	
e) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
Você acertou!
A primeira afirmativa é exatamente a relação entre preço e quantidade demandada. Na segunda afirmativa são citados os efeitos por trás do aumento da quantidade demandada, a partir da redução do preço, definidos pela teoria microeconômica como efeito substituição e efeito renda. Ou seja, a segunda afirmativa explica e complementa a primeira.
Em relação aos efeitos, o primeiro diz que como os demais preços não se alteraram, a relação de preços se torna mais convidativa para aumentar o consumo de arroz, agora, mais barato. Enquanto o segundo efeito se refere ao aumento relativo da renda uma vez que o consumidor já demandava arroz, mas com a redução do preço, ao consumir a mesma quantidade “sobra” renda para este consumidor que pode aplicá-la aumentando o consumo de arroz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais