Buscar

aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

"A tendência, hoje, é a de abolir qualquer tipo de escola "desinteressada' (não imediatamente interessada) e 'formativa', ou conservar delas tão-somente um reduzido exemplar destinado a uma pequena elite de senhores e de mulheres que não devem pensar em se preparar para um futuro profissional, bem como a de difundir cada vez mais as escolas profissionais especializadas, nas quais o destino do aluno e sua futura atividade são predeterminados" (Gramsci, Os intelectuais e a organização da cultura).
Refletindo sobre a história da educação com base no pensamento de Gramsci, analise a validade das proposições a seguir:
I. O fenômeno educativo não é neutro nem apolítico.
II. Há uma relação estreita entre trabalho, história e educação.
III. O pensamento pedagógico, a partir do século XIX, deve ser compreendido não só pela análise das alterações econômicas e sociais, mas também pelo estágio em que se encontram a filosofia, as artes e as ciências.
IV. A função social da educação é formar para o trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Apenas as proposições II, III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as proposições I, III e IV são verdadeiras.
	 
	As proposições II e III são falsas.
	 
	Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as proposições I, II, III e IV são verdadeiras.
	Antonio Gramsci é considerado um dos grandes filósofos políticos do século XX. No Brasil, sua obra foi amplamente resgatada nos anos 1980 e 1990 para a reflexão sobre a democracia no país e para a construção de práticas pedagógicas mais críticas. Um dos postulados de Gramsci é o de que: "Todos [os homens] são filósofos, ainda que a seu modo inconscientemente". (GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. V. 1, São Paulo: Civilização Brasileira, 2001. p. 93.) Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o pensamento político e pedagógico de Antonio Gramsci, é correto afirmar:
		
	
	A igualdade entre as classes fundamentais que formam a sociedade capitalista será efetivada quando ricos e pobres passarem a desempenhar o papel de intelectuais.
	 
	Por serem dotados de consciência, está aberta a possibilidade a todos os indivíduos de refletirem de forma não fenomênica sobre seu cotidiano.
	
	A indiferença em se valer ou não da filosofia decorre do fato de que o senso comum e o senso científico são indistintos.
	 
	A vulgarização e a simplificação do pensamento decorrem do fato de que todos os homens querem filosofar.
	
	A filosofia deveria ser a profissão de todos, o que é impossibilitado devido ao fato de certos homens preferirem ocupações mais rentáveis e que dêem status.
	Indique a visão do pensador Pierre Bourdieu acerca do sistema escolar:
		
	
	Mecanismo de Igualdade Social e Cidadania Plena.
	
	Mecanismo de distinção social e desconstrução da hierarquia social.
	 
	Mecanismo de distinção social e de reprodução da hierarquia social.
	
	Reprodução da hierarquia social e construção da igualdade.
	 
	Construção da igualdade e rejeição da hierarquia social.
	De acordo com a teoria de Pierre Bourdieu, a escola assume a função de:
		
	
	Instituição neutra perante os diferentes estudantes
	 
	Legitimadora e mantenedora dos privilégios sociais e do capital cultural hegemônico.
	
	Transmissora de valores e julgamentos comuns
	 
	Provedora de emancipação social
	
	Promotora de igualdade de oportunidades
	Diversos autores procuram demonstrar que não se pode analisar a cultura e a ideologia, de forma separada, particularmente, quando se trata do processo de dominação nas sociedades capitalistas.
 Em relação a essa questão, analise as afirmativas, a seguir, e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 1- Gramsci analisa essa questão com base no conceito de hegemonia, em que a ideologia é um elemento de dominação, através da força pelo Estado, mas também através dos elementos culturais de um povo.
 2- Bourdieu defende que é pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, utiliza o conceito de violência simbólica para a aceitação de verdades que nem sempre existiram, ou seja, considerar natural determinados fenômenos, independente de serem bons ou ruins.
 3- Simmel desenvolveu o conceito de intensificação da vida nervosa, pois as pessoas nas sociedades modernas estão expostas frequentemente à estímulos, como imagens, cores, luzes, sons , desenvolvendo uma sensibilidade para lidar com outras culturas.
 4- Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para analisar a relação entre indivíduo e sociedade e apontaram a possibilidade de homegeneização das pessoas grupos e classes sociais, criando uma subjetividade uniforme, massificada.
 Em relação à análise anterior, a sequência correta é:
		
	 
	V, V, F, V.
	
	V, F, F, F.
	
	F, F, V, F.
	
	F, V, V, F.
	
	V, F, F, V.
	A escola não contribui, muitas vezes, para que os indivíduos deixem de ficar, na vida adulta, à margem da sociedade. Tais circunstâncias são explicadas por Bourdieu (1930-2002) e Passeron (1930-), pelo fato de que o(a):
		
	
	O destino é o mesmo de muitos estudantes, em função da determinação histórica pela qual fazem opção, pois a educação representa uma oportunidade de construir a própria história de maneira emancipada.
	
	A escola representa apenas uma parcela na formação do sujeito, sendo a autodeterminação e o autodidatismo os fatores que concorrem para a constituição das pessoas e de índices positivos de desenvolvimento humano.
	 
	O poder está diluído entre o Estado e a sociedade civil, de modo que, quando esse poder é mal exercido, as consequências repercutem em toda a sociedade, na forma de ampliação da pobreza e de explosão da violência.
	
	A evasão escolar conduz a situações de exclusão social, sendo resultado de uma estrutura injusta, que empurra os mais jovens muito cedo para o mercado de trabalho, fazendo com que percam oportunidades de ascensão social.
	 
	O sistema de ensino é uma instância reprodutora das estruturas sociais, e toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica, apresentada de maneira dissimulada, que impõe um arbítrio cultural de grupos e classes dominantes.

Outros materiais