Buscar

apol 2 fase b1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Dadas estruturas de concorrência, assinale a alternativa correta que caracteriza uma empresa oligopolista:
	
	A
	Possuem baixos recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento.
	
	B
	Embora possuam muitos vendedores, apenas poucos compradores participam do mercado.
	
	C
	São identificadas na nossa economia, por possuírem algum tipo de órgão independente regulador ou fiscalizador do mercado.
	
	D
	Dominam o mercado em que atuam, controlando produção e preços.
	
	E
	Não possuem recursos para pesquisa e desenvolvimento.
Questão 2/5
Em muitos setores, os produtos são diferenciados entre si. Os consumidores enxergam a marca de cada empresa como algo distinto, diferenciando-se das outras marcas. A marca x de creme dental é considerada melhor que as marcas y, z e t para um grupo de consumidor, devido às características como aroma, consistência e reputação. Esta imagem da marca x melhor que a marca y para este grupo de consumidores se deve a relativa eficácia do creme dental x na prevenção de cáries e, portanto, alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais por este produto.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 422)
 
O texto acima caracteriza um tipo específico de estrutura de mercado. De acordo com as características das estruturas dos diferentes mercados, o tipo citado no texto se refere a:
	
	A
	Monopólio – porque a marca x é a única marca consumida pelos consumidores.
	
	B
	Concorrência perfeita – porque há poucas empresas de pasta de dente como a x, y, z e t, além de todas ofertarem produtos diferenciados.
	
	C
	Oligopólio – porque há diferenciação de produtos e há apenas uma única empresa no mercado de pasta de dente.
	
	D
	Concorrência monopolística – porque há várias empresas que vendem produtos diferenciados
	
	E
	Monopsônio – porque há vários compradores de pasta de dente e, portanto, as empresas y, z e t apenas compram da empresa x.
Questão 3/5
O processo estratégico é contínuo e nunca terá fim. No entanto, a estratégia é composta por partes que seguem um encadeamento lógico de etapas. Assim, qual das seguintes alternativas engloba partes integrantes do processo de gestão de elaboração e execução da estratégia?
	
	A
	o desenvolvimento de uma visão estratégica, definição de objetivos e elaborar uma estratégia.
	
	B
	o desenvolvimento de um modelo de negócio comprovado, decidir sobre equipe de gestão de topo da empresa e elaborar uma estratégia.
	
	C
	a definição de objetivos, o desenvolvimento de um modelo de negócio, a elaboração de uma estratégia e decidir o quanto de recursos da empresa para empregar na busca de vantagem competitiva sustentável.
	
	D
	chegando-se com uma declaração da missão da empresa e comunicá-la a todos os funcionários, a definição de objetivos, a seleção de um modelo de negócio, e acompanhar a evolução e iniciar ajustes corretivos para o modelo de negócio quando necessário.
	
	E
	decidir sobre conselho de administração da empresa, definição de objetivos financeiros, a elaboração de uma estratégia e escolher o negócio abordagens e práticas operacionais para empregar.
Questão 4/5
Analise a afirmação a seguir e assinale a opção que a completa corretamente.
A estratégia está sendo sempre avaliada e que deve- concentrar-se nos resultados, tendo em vista os resultados. As informações sobre os resultados alcançados são obtidas por diversos indicadores presentes na empresa. Assim, um importante indicador de quão bem a atual estratégia da empresa está funcionando é se _______________________.
	
	A
	tem mais competências essenciais do que rivais próximos.
	
	B
	a sua estratégia é construída em torno de pelo menos dois dos principais fatores de sucesso da indústria.
	
	C
	a empresa está alcançando seus objetivos financeiros e estratégicos e se ele apresenta desempenho acima da média no segmento
	
	D
	que tem sido capaz de criar nova demanda da indústria por meio do uso de uma estratégia do oceano azul.
	
	E
	está sujeito a forças mais fracas competitivos e pressões do que rivais próximos (um bom sinal) ou forças competitivas mais fortes e pressões (um mau sinal).
Questão 5/5
A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
Fonte:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df> Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)
 
A partir do texto acima, identifique o nome desta prática de mercado, o tipo de acordo formado entre eles e a denominação deste grupo:
	
	A
	concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
	
	B
	conluio, definição conjunta de preços e cartel
	
	C
	poder de mercado, definição conjunta de preços e concorrência perfeita.
	
	D
	definição conjunta de preços, monopólio e conluio.
	
	E
	cartel, conluio e monopólio.

Outros materiais