Buscar

PROVA DIDATICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 38624)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A postura do professor em relação à avaliação escolar revela uma concepção pedagógica. Explique como se dá a prática do professor, no ato da avaliação, quando ele se fudamenta na perspectiva tradicional de ensino.
	
	
	
Resposta: A metodologia utilizada pelo professor é a exposição oral dos contéudos, cumprindo passos predeterminados e fixados para todos e qualquer contexto escolar. Valoriza o contéudo livresco e a quantidade. Os contéudos são desenvolvidos de maneira fechada, utilizando-se de exercícios repetidos, para garantir a memorização. Essa maneira de conduzir o processo ensino-aprendizagem não propicia ao aluno papel ativo na construção de sua aprendizagem. Ao contrário, considera a educação como um produto, já que os modelos de ensino já foram predeterminados e os contéudos já são trazidos prontos, não havendo, assim, enfâse no processo. Em relação á avaliação, geralmente é realizada de forma individual, suscitando individualidade, rivalidade e competição entre os alunos. Seu propósito é a reprodução dos contéudos transmitidos em sala de aula, focalizando a averiguação intelectual de um percentual mínimo de aprendizagem dos alunos. A perspectiva de aprendizagem é de memorização e acúmulo de conhecimento, desconsiderando as características próprias de cada faixa etária.
	
Gabarito: O professor enfatiza resultados em detrimento do processo de aprendizagem, determina previamente o corpo de conhecimentos para que o aluno reproduza na prova, padronizando as respostas, formatando-as, classifica e hierarquiza os alunos em sala de aula, punindo com notas negativas aqueles que erram a resposta porque não as apresentaram dentro dos padrões, ou seja, estão fora do esperado (padrão de resposta ideal) e recompensando aqueles que se enquadram dentro do sistema, apresentando domínio das ciências, ou seja, domínio cognitivo.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 68696)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Pedagogia Crítica surge nos fins da década de 1950, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Propõe uma educação como instrumento de libertação do homem e transformação da realidade/sociedade. A partir do exposto, como se dá a avaliação escolar na perspectiva crítica da educação?
	
	
	
Resposta: Intisgar o pensamento crítico, formar para cidadania crítica, constatar fenômenos e intervir, inqueitar seus educandos diante de fatos e do mundo, despertatando neles o desejo de intervenção social, execitar a práxis, ser um pesquisador assíduo romper com o status quo e propor uma nova ordem social, lançar mão de sua condição de sujeito autônomo.
	
Gabarito: A avaliação é dialógica, mediadora, mais voltada para a reflexão dos processos pedagógicos do que para o desempenho dos alunos; é mais formativa e menos somativa e classificatória.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 30860)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma teoria educacional voltada para a formação da cidadania requer que questões sociais sejam apesentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos. Ao contrário do que ocorre na prática pedagógica tradicional. Assinale a alternativa na qual TODOS os itens correspondem à teoria e prática pedagógicas tradicional:
	
	
	
	planejamento, ensino, alteridade, diferença.
	
	didática, cidadania, multiculturalismo, poder.
	
	Metodologia, gênero, raça, cultura.
	
	recurso didático, ideologia, poder, classe social.
	 
	metodologia, conteúdos, ensino, avaliação.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 262894)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O verbo ensinar é transitivo e admite tanto complemento direto, respondendo à pergunta: 'ensino o quê?', quanto indireto, indicando 'a quem' ensino. Ora, essa função de ensinar algo a alguém vai encontrar seu território preferencial na escola. Nesta, assume seu aspecto formal e as situações didáticas são organizadas, planejadas, deliberadas, escalonadas em etapas e subdivididas conforme as características dos produtos do ensino" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 16). Logo, o que contribui para a eficiência do ensino é:
	
	
	
	Apenas a utilização de métodos e técnicas de ensino em sala de aula.
	
	A competência das instituições de ensino para organizar os currículos.
	
	Apenas os conhecimentos do professor na disciplina que leciona.
	 
	A constituição de um corpo de conhecimentos sobre o ensino, denominado Didática.
	
	Apenas a definição de conteúdos e de técnicas de aprendizagem.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 748491)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise a caracterização da tendência a partir dos seguintes aspectos: metodologia e avaliação. A partir da análise identifique a tendência pedagógica correspondente aos aspectos apresentados a seguir: "A metodologia utilizada pelo professor é a exposição oral dos conteúdos, cumprindo passos predeterminados e fixados para todos e qualquer contexto escolar. Valoriza o conteúdo livresco e a quantidade. Os conteúdos são desenvolvidos de maneira fechada, utilizando-se de exercícios repetidos, para garantir a memorização. Essa maneira de conduzir o processo ensino-aprendizagem não propicia ao aluno papel ativo na construção de sua aprendizagem. Ao contrário, considera a educação como um "produto", já que os modelos de ensino já foram predeterminados e os conteúdos já são trazidos prontos, não havendo, assim, ênfase no processo. Em relação à avaliação, geralmente é realizada de forma individual, suscitando individualidade, rivalidade e competição entre os alunos. Seu propósito é a reprodução dos conteúdos transmitidos em sala de aula, focalizando a averiguação intelectual de um percentual mínimo de aprendizagem dos alunos. A perspectiva de aprendizagem é de memorização e acúmulo de conhecimento, desconsiderando as características próprias de cada faixa etária".
	
	
	
	Pedagogia Liberal Renovadora.
	
	Pedagogia Liberal Crítico social dos conteúdos.
	
	Pedagogia Progressista Libertadora.
	 
	Pedagogia Liberal Tradicional.
	
	Pedagogia ProgressistaTecnicista.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 30436)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A seguir, são apresentadas quatro grandes tendências pedagógicas. Dentre elas, assinale aquela que NÃO está apresentada corretamente:
	
	
	 
	A Pedagogia Tradicional é uma proposta de educação centrada no aluno. Cabe ao aluno apresentar seus interesses e dúvidas para que o professor possa planejar a partir desta demanda.
	
	A Pedagogia Libertadora tem em sua proposta a atividade escolar pautada em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata na busca de uma atuação para que se possa transformar a realidade social e política.
	 
	A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos compreende que o conteúdo escolar não pode se restringir a questões sociais atuais, ou seja, questões do senso comum. Defende que o aluno precisa do domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa interpretar as experiências de sua vida e defender seus interesses de classe.
	
	A Pedagogia Tecnicista tem como finalidade preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, valorizando resultado, sendo fundamentada na psicologia behaviorista.
	
	A Pedagogia Renovada inclui várias correntes que, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da Escola Nova, que tem por princípio norteador a valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 48145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(SESI-SP, 2004). No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho. Sendo, assim, para planejar uma boa aula é preciso:
	
	
	
	ensinar o professor a preparar suas
aulas a partir de uma referência metodológica.
	
	trabalhar o conteúdo previsto no livro didático na sequência da primeira à última unidade
	
	procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno
	 
	considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem
	
	planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 48149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(SMEBR/RJ-2002) Toda disciplina possui objetivos gerais e objetivos específicos. Qual das opções abaixo caracteriza o significado de "objetivos específicos"?
	
	
	
	selecionam e organizam habilidades e competências durante o ano letivo
	
	expressam todas as habilidades e conhecimentos que se espera que os alunos atinjam ao final de uma série
	
	são mais amplos, envolvem consciência sobre o sentido do que se estuda e alcançados a longo prazo.
	
	norteiam o planejamento político pedagógico de toda a escola no ano letivo vigente
	 
	referem-se a aspectos mais simples, comportamentos observáveis, que poderão ser alcançados em menor tempo
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 23011)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Aprendizagem significativa pode ser definida como um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura do conhecimento do indivíduo. Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. Nesse sentido, é correto afirmar que a aprendizagem significativa pressupõe:
	
	
	
	o controle do meio.
	
	a memorização de conceitos.
	 
	o envolvimento e o debruçar-se sobre o objeto de estudos.
	
	a reprodução mecânica do conhecimento
	 
	a assimilação passiva do conhecimento.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 30501)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Didática, enquanto área de conhecimento, é entendida como sendo recortada por dimensões que expressam diferentes abordagens: a dimensão humana, a dimensão técnica e a dimensão política. Isto quer dizer que, na prática, em sala de aula pode oferecer um instrumental teórico aos educadores, além de contribuir para a reflexão sobre o conhecimento e sobre as suas formas de aquisição. Assim, o docente deve considerar em sua prática pedagógica:
	
	
	 
	selecionar conteúdos que tenham a ver com as experiências, vivências e conhecimentos dos alunos.
	
	utilizar estratégias que gerem a reprodução da cultura.
	
	condicionar a prática segundo seu senso comum pessoal.
	 
	transmitir conhecimentos científicos previamente determinados.
	
	trabalhar as disciplinas teoricamente.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais