Buscar

Prova EDUCAÇÃO ESPECIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 42283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os anos 90 foram marcados pela adoção de políticas públicas voltadas para a valorização da diversidade e promoção de igualdade de oportunidades para as pessoas com necessidades educacionais especiais. Criaram o paradigma da inclusão educacional, mas ele reflete muito mais que uma ação educativa diferenciada. Ele reflete a inclusão social e democrática das pessoas com necessidades especiais na sociedade, com seus direitos assegurados legalmente. Discuta sobre a mudança de mentalidade a respeito da pessoa com uma deficiência diferenciando às épocas da Antiguidade e da Contemporaneidade.
	
	
	
Resposta: Na antiguidade, as pessoas com deficiências nem sequer eram consideradas humanas, eles eram excluídos da sociedade, não tinham direitos a educação, muitas das vezes eram mortos por ser considerados como incapazes. Na contemporaneidade, as escolas devem receber os alunos com necessidades especiais na classe comum regular, garantindo um atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para o processo educacional. Atualmente, são consideradas pessoas dinâmicas e que potencialidades de aprender.
	
Gabarito:
Na antiguidade a pessoa deficiente não era sequer considerada humana e inexistia enquanto problema, porque era exterminada, exposta, abandonada ao relento até a morte ou criada pelos pobres e escravos, para ser explorada como pedinte.
Na contemporaneidade o deficiente é visto como uma pessoa dinâmica e com possibilidades de mudança, com direitos e deveres iguais aos das demais pessoas, com direito a oportunidades iguais do ponto de vista educacional e social.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 61678)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro tem 4 anos de idade e foi trazido para um posto de saúde para avaliação neurológica por insistência da mãe que "nunca considerou o filho normal". Desde que nasceu Pedro só gostava de ficar no berço e passava muitas horas observando o movimento repetitivo das hélices dos ventiladores de teto. Sua mãe ficava muito triste porque ele não olhava nos olhos e até hoje, não falava palavras claras e nem atendia pelo nome. Durante o atendimento com o médico, Pedro relutou em entrar no consultório, chorou muito ao ser examinado e ficava balançando os braços num movimento estereotipado que parecia imitar um pássaro. A mãe já tinha tentado colocá-lo numa creche pública, mas ele não se adaptou porque não se alimentava e nem interagia com as outras crianças. Como estava em dúvida se isso fazia parte de um quadro normal no desenvolvimento da criança de 4 anos, o médico solicitou um pedagogo para trabalhar com estimulação precoce e para fazer a mediação de Pedro em sua nova escola. Descreva características importantes do quadro de Autismo que são apresentadas neste caso e como poderá ser feita a mediação na escolarização de Pedro por um pedagogo?
	
	
	
Resposta: Observar movimento repetitivo, não olhar nos olhos das pessoas, dificuldade em pronunciar palavras, não atender pelo nome, balançar os braços num movimento estereotipado, não ter interação com o grupo. O pedagogo deve respeitar a diferença desse aluno, realizando atividades promovendo a interação em grupos, utilizar materias de didático de acordo com a necessidade desse aluno, criar atividades diversificadas promovendo o ensino aprendizagem.
	
Gabarito: Neste episódio, há alguns comportamentos importantes do quadro de autismo, a começar pela dificuldade na interação social acompanhada de prejuízo na comunicação tanto oral quanto ocular. Na mediação, o pedagogo precisará treinar o profissional mediador a ficar sempre próximo de Pedro e traduzir em linguagem o que a professora está dizendo. Deve encorajar Pedro a participar das atividades grupais propostas pela professora e tentar inseri-lo no grupo de colegas bem cautelosamente.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 705214)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os efeitos da exclusão são, algumas vezes, irrecuperáveis e causam danos ao sujeito e ao grupo social. O sujeito que vive à margem do convívio social, sofre danos em relação à sua autoestima e pode vir a estruturar sua autoimagem de forma negativa, desenvolvendo um tipo de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa. Qual o aspecto define o efeito de exclusão,descrito na afirmativa acima?
	
	
	
	político
	
	econômico
	
	social
	
	cultural
	 
	psicológico
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 232408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
	
	
	
	Paradigma de serviços.
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	 
	Paradigma de suportes.
	
	Paradigma regular.
	
	Paradigma integrador.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 41828)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1994 cerca de 100 países se reuniram na cidade de Salamanca para discutirem as diretrizes educativas das pessoas com deficiências. Essa reunião foi apoiada pela UNESCO e deixou como principal diretriz para o sistema educacional. Marque a resposta certa.
	
	
	
	A inclusão na rede regular de ensino será uma conquista mundial depois que os países criarem uma política nacional para inclusão dos deficientes. Os países teriam 2 anos para planejar essa política e 5 anos para implementá-la.
	
	As escolas devem receber as crianças com deficiências e permitir que a inclusão aconteça espontaneamente a partir da ação educativa dos professores. Os colegas não poderão ajudar o aluno com deficiência para que não se crie vínculos.
	
	A inclusão na rede regular de ensino deve acontecer mediante a participação dos familiares do aluno com deficiências na escola tanto para ajudar em sua locomoção como para realizar todas as atividades escolares por ele.
	
	A educação para pessoas com deficiência será preferencialmente feita na rede pública, exceto os casos de deficiência mental que devem ser encaminhados para uma instituição de educação especial por se tratar de alunos mais difíceis de ensinar.
	 
	A educação de pessoas com deficiências deve ser feita na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 41394)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
	
	
	
	V F V V
	
	V V F F
	 
	F V V V
	 
	F V F V
	
	V F F V
	 Gabarito Comentado.
7a Questão (Ref.: 41356)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque (V) informações verdadeiras e (F) para informações falsas no que se refere às estratégias educativas para a pessoa cega.
( ) Para iniciar o cálculo matemático utilizamos o sorobã.
( ) A matemática deve ser aprendida de maneira abstrata através da oralidade.
( ) Os cálculos matemáticos que podem ser feitos pelo sorobã são: operações fundamentais, potenciação e radiação.
A sequência correta é:
	
	
	
	F F V
	
	V V F
	
	V V V
	
	F V F
	 
	V F V
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 41808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lino de Macedo (s/d) descreve três formas de relacionamento humano com as diferenças. São elas: negação, conversão e por fim, respeito pelas diferenças. Dentro do contexto a ser apresentado, marque a única alternativa que tratou a diferença de forma respeitosa no cotidiano escolar. Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed.
	
	
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma colocá-lo para fora da sala quando ele não respeita os limites.
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma pedir reforço medicamentoso todas as vezes que ele não respeita a professora.
	 
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma criar atividades diversificadas em que possa alternar momentos de maior concentração com outros de maior de movimentação.
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma tirar o seu recreio e levá-lo para a biblioteca quando ele não respeita as regras.
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma ser indiferente as agitações de Matheus, como forma de não ceder ao comportamento manipulador dele.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 49779)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a proposta bilíngüe de educação para o aluno surdo, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como:
	
	
	 
	a primeira língua da pessoa surda.
	
	uma língua estrangeira para a pessoa surda.
	
	uma língua escrita para a pessoa surda.
	
	uma língua complementar para a pessoa surda
	
	a segunda língua da pessoa surda.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 740362)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em parceria com a Sociedade Síndrome de Down, a faculdade de Gastronomia da Estácio oferece oficinas de culinárias para jovens com essa síndrome, com idade entre 21 e 34 anos. O objetivo é trabalhar conceitos de alimentação, nutrição, gastronomia e saúde, através da realização das atividades, que são realizadas no Rio de Janeiro, no campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca. Assinale a unica afirmativa que NÃO é uma justifica para a realização dessas oficinas:
	
	
	
	As oficinas favorecem o desenvolvimento da autoestima dos alunos com Síndrome de Down.
	
	As oficinas são espaços de construção de conhecimentos.
	 
	As oficinas promovem a segregação social dos alunos com Síndrome de Down.
	
	As oficinas contribuem para a socialização do grupo.
	
	As oficinas exploram a Gastronomia como uma atividade inclusiva.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais