Buscar

10. RESUMO DA CARTA MAGNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A CARTA MAGNA
1.CONTEXTO HISTÓRICO:
João Sem Terra (John Lackland) nasceu em 1167. Era o quarto filho de Henrique II (Rei da Inglaterra). Seu nome originou-se do fato do seu pai haver partilhado todos os seus domínios (propriedade/terras) entre seus irmãos mais velhos, não o contemplando na herança. João Sem Terra era tido como velhaco, cruel, ambicioso e prepotente.
Quando Morreu Henrique II, assume o trono o filho Ricardo, chamado de “Coração de Leão”, que era valente, ambicioso, para a época, não foi considerado um bom rei. Foi morto ao tentar-se apoderar-se do Castelo de Limousin e no leito de morte, designa João Sem Terra, seu sucessor. O povo insurgiu-se, pois queria que Arthur (Filho de Ricardo) assumisse o trono, mas devido a resistência de João Sem Terra, este acabou assumindo. Para se precaver, João Sem Terra assassina o sobrinho Arthur. João sem terra casou-se e teve dois filhos, Henrique e Ricardo.
João sem Terra iniciou uma era de opressão, violava leis antigas e costumes, insurgiu-se contra o Papa, por não ter aceito o arcebispo que ele indicou. Aumentou os impostos contra todos os súditos, inclusive os barões, a fim de financiar a guerra. Diante dessa pressão tributária, a nobreza passou a exigir periodicamente, como condição para o pagamento de impostos, o reconhecimento formal de seus direitos
Os barões e o clero se revoltaram e lhe apresentaram um documento: A CARTA MAGNA, considerado como as bases das liberdades inglesas. João Sem Terra relutou, mas acabou assinando o documento, em 15 de junho de 1215, mas com intenção de não cumpri-la. Em 19 de outubro de 1216 João Sem Terra morre.
Então, os barões coroaram Henrique III, com apoio do Papa e regência do Conde de Pembroke, porque Henrique tinha apenas 09 anos de idade. Com isso, a Carta Magna foi confirmada e seus direitos ampliados.
Portanto, surge em 2015, na Inglaterra, influenciando as bases políticas, sociais e econômicas, tanto da Inglaterra, quanto do Ocidente. Na Inglaterra, tínhamos uma espécie de “Absolutismo Monárquico” que significa o poder absoluto nas mãos do Rei. Os Ingleses (clero, nobreza) pressionaram o Rei e o fizeram assinar um documento que limitava o seu Poder, lançando as bases do parlamentarismo (idéia de divisão de poderes). Nesse contexto, a sociedade inglesa lutava pela liberdade, buscava a limitação do Poder do Estado.
Obs: CARTA MAGNA SOFRE ALTERACOES NO DECORRER DO TEMPO: Alguns capítulos foram modificados, outros acrescentados e diversos suprimidos ou considerados obsoletos
2. FRAGMENTOS DA CARTA MAGNA (GARANTIAS E LIBERDADES)
Preconiza a iberdade da Igreja e que possa gozar de seus direitos e crenças, livre a interferência do governo – Separação entre Igreja e Poder Civil.
Significa um reconhecimento do poder da Igreja, uma vez que o soberano e demais nobres locais perdiam a capacidade de influir nas nomeações eclesiásticas na Inglaterra. Trata-se, em verdade, da liberdade que gozariam o papado e o clero na eleição dos ocupantes de cargos importantes, como arcebispados e bispados. Refere-se, também, à liberdade no exercício das funções sacerdotais, evitando constrangimentos que vinham sendo causados por funcionários do Rei João.
Obs: Em primeiro lugar, o conceito de homem livre limita-se àqueles que integram o clero, a nobreza e uns poucos burgueses. Os nobres ingleses queriam direitos diante do rei, mas não para todos. O povo na sua maioria vivia no regime de servidão, na total dependência dos desígnios de seu senhor, obviamente não tendo como desfrutar todas das “liberdades” estatuídas na Magna Carta, que, na verdade, corresponderiam aos privilégios aos nobres, clérigos e alguns burgueses.
O direito de todos os cidadãos livres possuírem propriedade e serem protegidos de impostos excessivos;
O direito das viúvas que possuíam propriedade a decidir não voltar a casar-se;
Figura do tutor administrava terras dos menores, era remunerado por isso e podia ser responsabilizado se causasse qualquer prejuízo;
Direito ao devido processo legal;
Igualdade perante a lei;
Proibição do suborno e da má-conduta oficial;
3.O que essa Carta Representa para nós? (PRINCIPAIS INOVAÇÕES)
Trouxe a idéia de Constitucionalismo (limitar e organizar o poder soberano) e Direitos Fundamentais (com o escopo que possibilitar uma vida digna e ao mesmo tempo a limitação do poder do Estado/Poder), e essas noções são seguidas até hoje;
Portanto, estabelece as bases da democracia moderna;
Hoje, quem exerce essa função de limitação e organização do poder estatal, são as constituições.

Outros materiais