Buscar

AV 2016 Competências Gerenciais

Prévia do material em texto

Fechar
	GST0615_AV_201510733027 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS  
	Avaliação: AV
	Aluno: 201510733027 - MAICON LUIZ DE ARAUJO CORREA 
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2     Data: 16/06/2016 14:11:35 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 613046)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Diversas empresas vem utilizando a distribuição de bônus como uma forma de motivar seus funcionários. Apesar de um modo eficaz de motivação, a distribuição do bônus entre os funcionários depende de sua avaliação de desempenho. Assim, como forma de garantir que fins satisfatórios não tenham sido alcançados por meios duvidosos e não profissionais, além de considerar o desempenho real alcançado por cada funcionário, outro critério utilizado tem sido a maturidade que o profissional demonstra nas competências comportamentais. Explique o que é a avaliação comportamental e como esse tipo de avaliação pode ajudar a evitar meios duvidosos. 
		
	
Resposta: Avaliação comportamental como o próprio nome já diz avalia o comportamento do indivíduo na empresa. Essa avaliação vai verificar as reações e atitudes do indivíduo frente há algumas situações. Através dessas reações do individuo o gestor irar verificar se elas estão de acordo com o que se espera nessas situações. Sendo assim o gestor conseguirá identificar comportamentos não desejados, podendo então interferir e garantir assim consequentemente que o desempenho daquele individuo tenha sido alcançado de maneira correta, honesta, ética ou seja de maneira profissional.
	
Gabarito: É a avaliação do comportamento dos funcionários nas situações profissionais que enfrenta. Não se refere à sua personalidade, mas ao seu comportamento no trabalho. Muitas vezes um bom resultado pode ser alcançado utilizando-se de meios não profissionais, como mentir para os clientes ou prejudicar um companheiro de trabalho. Somente quando se analisa o comportamento do funcionário durante o processo podemos perceber se esse resultado foi conseguido de forma sustentável ou oportunista.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 619677)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um dos desafios da liderança é mobilizar sua equipe buscando obter um maior engajamento dos participantes frente aos resultados que se pretende atingir. Para a consecução desse objetivo, torna-se fundamental que o líder conheça o perfil de cada integrante de sua equipe. Supondo que você seja o líder de uma equipe, cite o que poderia ser feito para que esse propósito se viabilizasse, favorecendo um maior conhecimento do perfil de cada integrante de sua equipe.
		
	
Resposta: Através do conhecimento do perfil da cada integrante da minha equipe é possível conciliar as tarefas adequadas a cada tipo de perfil. Com isso consigo ter as pessoas certas nas tarefas certas e consequentemente consigo minimizar, por exemplo, a desmotivação e conflitos no grupo. Criando-se assim um melhor ambiente de trabalho e mais produtivo onde as chances de minha equipe atingir os resultados pretendidos se potencializa.
	
Gabarito: Promover diálogo aberto, buscando entender a expectativa de carreira do profissional, acompanhar o desenvolvimento do profissional identificando pontos positivos e possíveis gaps, monitorar desempenho promovendo momentos de feedback e troca, utilizar ferramentas específicas para mapeamento do perfil.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 573794)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a: 
		
	
	Descrição.
	
	Função.
	
	Desenvolvimento.
	
	Avaliação.
	
	Controle.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 573862)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar a partir do parâmetro da velocidade do seu membro mais lento. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita: 
		
	
	Abstrata.
	
	Inversa.
	
	Conjuntiva.
	
	Disjuntiva.
	
	Aditiva.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 622981)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Cada vez mais as competências gerenciais tem se mostrado um importante diferencial na gestão das organizações. Depois de estudar 1000 empresas, Mark Huselid e seus colaboradores constataram que as relações entre gerentes e colaboradores pode responder pela melhora em:
		
	
	Redução do fluxo de caixa, aumento da rotatividade, redução das demandas dos colaboradores
	
	Aumento do fluxo de caixa, redução da rotatividade e elevação do valor da empresa no mercado
	
	Redução das demandas dos colaboradores com relação às suas necessidades e motivações
	
	Aumento do absenteísmo, redução das faltas por doenças e aumento do faturamento
	
	Aumento do faturamento e melhoria no atendimento ao cliente
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 567681)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Por definição sabemos que desempenho é a capacidade que o indivíduo possui para realizar determinada tarefa e que este pode ser mensurado e na maioria das vezes pode ser aprimorado. Qual a primeira etapa para se trabalhar a melhora no desempenho?
		
	
	Coordenar o grupo; 
	
	Controlar as atividades; 
	
	Identificar as habilidades;
	
	Diagnosticar o problema; 
	
	Incentivar as críticas e opiniões; 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 22399)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O modelo "descongelar-mudar-recongelar" foi desenvolvido por:
		
	
	Ford
	
	Fayol
	
	Taylor
	
	Kurt Lewin
	
	Weber
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 746232)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em uma quantidade específica de fases. Assinale a alternativa que indica corretamente, quantas fases envolvem este desenvolvimento mencionado no enunciado da questão
		
	
	Quatro
	
	Três
	
	Cinco
	
	Uma
	
	Dois
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 574816)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Observar e colher informações sobre os comportamentos escolhidos para melhorar/desenvolver, refere-se: 
		
	
	Pensamentos positivos e ensaios 
	
	Metas autoestabelecidas 
	
	Gerenciamento de sugestões 
	
	Auto-observação/ exploração, 
	
	Autorrecompensa e punição 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 749997)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo a teoria dos traços da personalidade de um líder:
		
	
	Um líder deve traçar sua personalidade través de cursos e expectativas que o transformará num bom gestor. 
	
	Um gestor é com certeza um bom líder. 
	
	Um líder nasce com características em sua personalidade que são reconhecidas pelos outros indivíduos que o colocam na posição natural de comando. 
	
	Um líder é por natureza um bom gestor. 
	
	Um líder deve traçar suas metas de domínio sobre seus seguidores para garantir seu poder. 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes