Buscar

5. EXERCÍCIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
POSIÇÃO DO DIREITO NO QUADRO DAS CIÊNCIAS, CONCEITO DE DIREITO, FINALIDADE DO DIREITO E TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO.
1.De acordo com o estudado acerca das finalidades do direito, analise a afirmativa abaixo e justifique sua resposta. “O Direito não é o único instrumento responsável pela harmonia da vida social”. (Paulo Nader)
2.Em relação ao objeto de estudo das disciplinas, assinale a alternativa correta:
(a) A sociologia jurídica estuda a ciência positiva do direito positivo.
(b) A ciência do Direito estuda as instituições e os sistemas jurídicos do passado
(c) A dogmática jurídica preocupa-se com o estudo da norma jurídica positiva.
(d) A filosofia do direito estuda a eficácia da norma no plano social.
(e) A teoria geral do direito estuda o aspecto valorativo do direito.
3.O seu objeto é “fornecer ao iniciante uma visão global do Direito, que não pode ser obtido através do estudo isolado dos diferentes ramos da árvore jurídica”, levando a se familiarizar com a linguagem jurídica: (   ) Filosofia do Direito; (    )  Sociologia do direito;    (   )  Jurisprudência; (    ) Introdução ao Direito.
4.Filosofia do Direito está diretamente relacionada a uma: (a)   Visão globalizada do Direito;  (b) Direito reproduzido por uma sociedade; (c) Iniciação a introdução do Direito; (d) Reflexão sobre os fundamentos do Direito. Justifique sua resposta:________________________________________________________________
5.A Filosofia do Direito é disciplina que aborda o Direito Vigente em determinada sociedade e as questões referentes a sua interpretação e aplicação. Ela revela o “Ser” do Direito, ou seja, o Direito que se acha posto à coletividade (localiza‐se nas leis e nos códigos e não é de natureza crítica). Esta afirmativa está correta? Justifique sua resposta:_______________________________________________________________________
6.Explique a Teoria Tridimensional do Direito, identificando, explicando e exemplificando os elementos que lhe dão sentido. 
7.Com fulcro na Teoria da Tridimensionalidade do Direito identifique os elementos que lhe dão sentido nas hipóteses abaixo: 
a) “Matar alguém” – pena de 3 a 12 anos :
b) “Aquele que causar um prejuízo a outrem, fica obrigada a reparar o dano”:
c) “Os pais devem prestar assistência a seus filhos”:
8.Quando dizemos que o “direito brasileiro proíbe crimes contra a propriedade intelectual”, a palavra “direito” designa: (a) Fato-social. (b) Norma. (c) Faculdade. (d) Justiça.	
9.Quando dizemos que o “a segurança é direito de todos”, a palavra “direito” designa: (a) Fato-social. (b) Norma. (c) Faculdade. (d) Justiça. (e) Positivo
10.Quando dizemos que o “Estado tem o direito de cobrar impostos”, a palavra “direito” designa: (a) Fato-social; (b) Norma; (c) Faculdade; (d) Justiça; (e) Ciência. 
11.De acordo com as acepções do vocábulo “direito”, assinale a alternativa incorreta: (a) A frase “o direito assegura aos presos o respeito à integridade moral e física” corresponde ao “direito” significando NORMA; (b) Quando dizemos “o direito não permite o furto”, estamos empregando a palavra “direito” com o significado de NORMA; (c) A frase “cabe ao direito estudar a criminalidade” corresponde ao “direito” significando CIÊNCIA;(d) 12.São exemplos do uso da palavra “direito” na acepção de justiça: o direito de usar um imóvel; o direito de cobrar uma dívida; o direito de propor uma ação; o direito do Estado de legislar ou de punir.
13.José contrata com João a locação de um imóvel por determinado preço. João, locatário, deixa de pagar os valores acordados. José, respaldado na Lei de Locação, entra com ação de despejo cumulada com cobrança dos 15 aluguéis em atraso, recuperando, após a decisão do juiz, a posse direta de seu imóvel. a) Qual o fato determinante do despejo de João? b) A Lei de Locação, quando determina o despejo do mau pagador, protege qual valor? Justifique. 
14.Para que haja um fenômeno jurídico é necessário existir fato, valor e norma. Com a criação da norma, o fato e o valor ficam interligados e entram no mundo jurídico como única coisa. O direito ilumina o fato relevante. O acima disposto consagra o (a): a) Jusnaturalismo. b) Juspositivismo. c) Teoria tridimensional do direito. d) Teoria dos círculos independentes. e) Teoria dos círculos concêntricos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes