Buscar

10. ATIVIDADES JUSTIÇA ATUALIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DE IED-JUSTIÇA 
1. Sobre Ética e Justiça assinale a afirmativa correta: A) A Justiça Objetiva consiste no conteúdo da sentença do aplicador da interpretação jurídica ao caso concreto; B) A Justiça Objetiva se resume em leis escritas; C) A Justiça Subjetiva se resume em leis escritas; D) A Justiça Subjetiva em todas as escolas se resume em uma teoria que leva em consideração a tríade: Fato, Valor e Norma.
2. A Justiça Comutativa representa: A) A Distribuição da Justiça compreendendo os desiguais de modo desigual; B) A Distribuição da Justiça trazendo superioridade jurídica aos que se encontra em condição de vulnerabilidade econômica; C) Na aplicação da Justiça considerando valores de integração jurídica como de aplicação obrigatória nos litígios de um modo geral; D) Na aplicação da Justiça que leva em consideração partes igualmente compreendidas em um dado litígio. 
3. Paulo celebrou contrato de seguro de seu automóvel com a seguradora YKX Seguros. Igualmente, José também celebrou contrato de seguro, com a referida empresa. Ambos os veículos foram furtados: o de Paulo, em via pública de uma grande cidade, onde fora deixado aberto e com as chaves em seu interior; enquanto o de José, apesar de também ter sido deixado aberto, ocorreu em uma pequena cidade, onde era costume deixar os veículos abertos. Ocorre que, por força de lei, em contrato de seguro, o segurado (aquele que vai ter seu bem garantido de riscos futuros) não pode agravar os riscos a que se submeteu a seguradora (aquela que se obriga a uma indenização, caso ocorra um prejuízo no objeto segurado). Isto porque, a seguradora, para garantir o objeto, calcula e cobra importância a ser paga pelo segurado na proporção do risco que aceitou cobrir. No caso apresentado, a seguradora YKX Seguros negou-se a pagar a indenização tanto a Paulo quanto a José, embora os prêmios (termo técnico utilizado para definir a quantia que o segurado paga à seguradora, a fim de que esta assuma a responsabilidade do risco) estivessem quitados. Então, cada qual ajuizou ação de cobrança, que, por coincidência, caíram na mesma Vara Cível, cujo titular é o Dr. Mário Vasconcellos. No caso de José, o juiz determinou que ele recebesse o prêmio do seguir. No entanto, julgou que Paulo não deveria sê-lo, por entender que sua conduta contribuiu para o real agravamento do risco. Ao sair do tribunal, Dr. Mário Vasconcellos é abordado por um estagiário de Direito que achou estranho que duas causas tão semelhantes e baseadas numa mesma norma tivessem decisões tão díspares. Então, o magistrado limitou-se a lhe responder que fizera uso do entendimento do grande filósofo Aristóteles, segundo o qual há que se aplicar a justiça a cada caso concreto, e as circunstâncias de cada uma das hipóteses eram diferentes e específicas. Analisando este caso, responda: 
a) A solução que beneficiou José é amparada pelo dispositivo legal que exige que o segurado não agrave o risco? Justifique. 
b) Que critério de integração da norma jurídica se utilizou o juiz para dar soluções diferenciadas para situações aparentemente semelhantes sob a perspectiva legal? Justifique suas respostas. 
4. Qual a diferença entre a justiça distributiva e justiça comutativa? 
5. A partir do vídeo do professor Sandel, se posicione em relação às seguintes situações: -Qual a coisa certa a fazer? O que você faria se tivesse de escolher entre matar uma pessoa para salvar as vidas de outras cinco e não fazer nada? Qual seria a coisa certa a fazer? -Qual os dois elementos que compõe a ideia de justiça para Aristóteles? Você concorda que os cargos políticos mais importantes devem ser ocupados pelos cidadãos com maior espírito cívico e melhor capacidade de julgamento
6. O professor Michael Sandel conta um caso judicial de 1996 em que uma mulher branca, Carine, que não conseguiu vaga numa escola de Direito do Texas mesmo com notas mais altas do que as de alguns concorrentes que foram admitidos em virtude de cotas. Ela entrou na justiça com o argumento de que o programa de ações afirmativas da escola violava os seus direitos. Será que devemos tentar corrigir as desigualdades das oportunidades escolares levando em conta a raça? Devemos procurar a compensação para injustiças históricas como escravidão e segregação? É válida a defesa da promoção da diversidade? Pode isto valer mais que o argumento de que os esforços e conquistas da estudante devem ter peso maior do que fatores que estão fora do controle dela e que são, portanto, arbitrários? Quando a missão declarada de uma universidade é aumentar a diversidade, negar a admissão de uma pessoa branca é uma violação de direitos?
Partindo do fato acima descrito, você como juiz concordaria com o argumento de que de que o programa de ações afirmativas da escola violava os seus direitos. Apresente seus argumentos.

Outros materiais