Buscar

AV Introdução a Administração 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0580_AV_201601417322 (AG) » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601417322 - JACKELYNE BRANDAO DA SILVA
	Professor:
	RODOLPHO DE BRITTO SILVA
	Turma: 9027/AB
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 15:00:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201602226453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diferencie organização formal de organização informal, de um exemplo de cada modelo.
		
	
Resposta: A organização formal é a "empresa" em si, tem um objetivo, pessoas trabalhando, possui normas, EX: Empresa, escolas, instituições religiosas. A organização informal é formada por um grupo de pessoas de forma espontanea entre os funcionarios da organização, como por exemplo atraves de afinidades, a organização informal esta contida dentro da organização formal
	
Gabarito: Organização formal, possui seus registro documentos, possui um organograma definido, gestores formais. Ex: time de futebol possuem um objetivo claro definido. Organização informal: não possui seus registros documentos, não possui um organograma definido, consequentemente sua hierarquia é instável. Ex: torcida de futebol, não tem objetivo definido.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602337406)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Definir um preço eficaz para o produto é como jogar xadrez. Muitas variáveis devem ser cuidadosamente coordenadas para isso. A estratégia de determinação do preço necessita de cautela e conhecimento dos riscos controláveis da empresa (Ambiente Interno) e entendimento dos possíveis cenários do ambiente externo (Riscos não controláveis), pensando no processo de concepção do preço ideal para um produto, pergunta-se: Quais são os principais fatores que influenciam a decisão do preço de um produto?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A decisão do preço é determinada pelos custos de produção e de vendas, pela competição, pela demanda dos consumidores e pelas necessidades dos revendedores e atacadistas que distribuem os produtos para os consumidores finais. Além disso, o preço é influenciado pelos objetivos de marketing de cada empresa, regulamentações governamentais e percepções dos consumidores.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602294917)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao ser aprovado no processo de seleção para ingresso no cargo de administrador na empresa Alfa , José demonstrou possuir domínio satisfatório nas habilidades estudadas por Robert Katz . Após algum tempo de exercício profissional na empresa , foi convocado a opinar sobre uma proposta para uma nova composição do seu desenho organizacional , considerando a situação atual das concorrentes . Nesta tarefa , José precisou demonstrar um conhecimento maior em relação às habilidades :
		
	
	Técnicas
	 
	Conceituais
	
	Interpessoais
	
	Decisoriais
	
	Humanas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602288750)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A administração da estratégia exigem critérios e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação empresarial em todos os níveis da empresa, a saber: institucional, intermediário e operacional. Analisando os critérios desta estratégia, devemos considerar:
		
	
	Eficiência e pontualidade.
	
	Comprometimento e Eficiência.
	
	Cronograma e pontualidade.
	 
	Eficiência e Eficácia.
	
	Cronograma e Eficácia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601693173)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos que os planos operacionais relacionados com métodos são denominados:
		
	
	Processos ou ações
	
	Mercadológicos ou virtuais
	
	Procedimentos ou virtuais
	
	Metodológicos ou virtuais
	 
	Procedimentos ou processos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601694869)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A função organização retrata a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento. Aprendemos que coexistem nas organizações uma organização formal e uma organização informal. Podemos afirmar sobre a organização informal:
		
	
	Caracteriza-se pela troca de informações não documentadas, porém formais, a qual não obedece a padrões definidos pelos gestores.
	
	Trata-se de uma maneira menos burocratizada de se definir os formulários para agilizar a circulação de informações.
	
	É resultante do relacionamento personalizado do chefe com sua equipe de modo a facilitar a comunicação e quebrar barreiras formais de relacionamento.
	
	Surge pela implantação de um processo formal de eliminação de formalidades excessivas que impedem a agilidade dos processos.
	 
	Surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602212364)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há um conjunto de funções da administração, denominado processo administrativo, que deve ser realizado de forma integrada e cíclica. Entre as funções da administração definidas por Fayol, a que se refere diretamente ao elemento humano nas organizações é a de:
		
	
	A motivação, pois não é característica individual, mas resultado da interação entre a pessoa e determinada situação.
	
	Controle, porque é preciso controlar as pessoas, já que segundo McGregor, as pessoas evitam o trabalho, evitam assumir responsabilidade e são preguiçosas.
	
	Planejamento, pois constitui a função de acionar, de fazer acontecer, de planejar a empresa, portanto está relacionada com a ação.
	 
	Direção, pois esta função refere-se às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados, envolve todos os processos por meio dos quais se procura influenciar os empregados para que ajam dentro das expectativas e consigam atingir ou mesmo superar os objetivos planejados pela empresa.
	
	Organização ou planejamento, porque decorre a ênfase na organização ou planejamento de programas de envolvimento das pessoas, como a administração participativa, a participação representativa, as forças-tarefas, os círculos de qualidade e os planos de aquisição de ações das companhias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601690079)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre o controle, pode-se afirmar:
(   ) O controle no nível intermediário, também denominado controle tático, é genérico e abrangente como o controle no nível institucional. Sua dimensão de tempo se dá pelo curto prazo e aborda cada unidade da empresa (como um departamento ou divisão) ou cada conjunto de recursos tomado isoladamente dos demais.
(   ) O controle no nível intermediário, o estabelecimento de padrões, o acompanhamento dos resultados (mediante sistemas de informação gerencial), a comparação dos resultados com os padrões estabelecidos para localizar as variâncias e os desvios proporcionam indicações para as medidas corretivas.
(   ) O controle no nível operacional (ou controle operacional) é o subsistema de controle efetuado no nível mais alto da empresa. Seu conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação e é direcionado para o longo prazo e para a ação corretiva imediata e concreta.
(   ) No nível tatico, o controle sobre as pessoas toma a forma de ação disciplinar no sentido de orientar e/ou corrigir e não simplesmente punir ou castigar as pessoas.
(   ) Um controle moderno e eficiente é realizado através de um SIG - Sistema de Informação Gerencial, pois oferece informações rápidas, em tempo real, que facilitam a tomada de decisão dos gestores.
A sequencia correta é:
		
	
	V F F F V
	 
	F V F V V
	
	F F F F V
	 
	F V F F V
	
	F F V V V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602299729)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Diretoria da empresa Fênix S.A. estava operando em grandes mercados com muitos compradores espalhados e diferentes quanto às suas necessidades e hábitos de compra. Em reunião da direção, o Diretor de Marketing Rodrigo Silvaressaltou: "Não podemos continuar a oferecer os nossos produtos de forma igual, a todos os tipos de clientes, precisamos identificar fatias do mercado mais atraentes para os nossos produtos, a fim de atendermos a estes nichos de mercado de forma diferenciada". Em seguida, Eliane Brito se posicionou: " Precisamos iniciar pela segmentação mais simples, ou seja, devemos priorizar a analise pelos critérios demográficos".
Em decorrência do mencionado nessa reunião podemos concluir que a diretora Eliane Brito estava recomendando, inicialmente, utilizar critérios objetivos, como:
		
	
	comportamento de compra
	 
	zonas geográficas
	
	estilo de vida
	
	personalidade
	 
	grau de instrução e ocupação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601724799)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Paulo, Gerente de RH da empresa Peso Pesado, apresenta preocupação com o processo de adaptação dos novos empregados e com a ansiedade inicial dos mesmos. Além disso, o gestor deseja que esses indivíduos esclareçam suas dúvidas e compreendam a empresa de modo mais abrangente e conheçam as expectativas em relação ao seu desempenho e seu comportamento. Então, o Gerente de RH da Peso Pesado implementou na empresa um processo de:
		
	
	Motivação e de acolhimento
	
	Influência e de socialização.
	
	Socialização e de motivação
	 
	Influência e de acolhimento.
	 
	Acolhimento e de socialização

Outros materiais