Buscar

AV Competencias Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0615_AV_201301213209 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR
	Turma: 9024/AB
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2016 18:59:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201301503247)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Cite e explique pelo menos uma medida que precisa ser desenvolvida pela liderança para minimizar os impactos da resistência à mudança.
		
	
Resposta: Ouvir os colaboradores, entender os motivos, descobrir as resistencias e seus antecedentes, identificar as areas que estão causando de forma a encontrar maneiras de suavizar a situação. Planejar bem o processo de mudança para evitar possiveis resistencias.
	
Gabarito: O aluno deverá responder que o gestor deverá ouvir os colaboradores, descobrindo tais resistências e seus antecedentes de forma a encontrar formas de suavizá-las. Identificar áreas de problemas onde a mudança pode provocar dificuldades, tomando as ações corretivas antes que problemas mais sérios aconteçam. Planejar bem o processo de mudança verificando todos os pontos a serem gerenciados e etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301894001)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O estresse no ambiente de trabalho tem sido um dos maiores problemas dos gestores modernos, a pressão por resultados cada vez mais tem nos atrapalhado na realização de nossas atividades e isso gera um desconforto para os colaboradores, para que isso não aconteça no ambiente de trabalho e relacionado com as fontes do estresse estudado na aula 8, quais ações você poderia fazer para melhorar sua efetividade e eficiência?
		
	
Resposta: Deixar claro os objetivos esperados pela organizacao, alinhar as perspectivas dos colaboradores com o resultado esperado pela organizaçcao. Manter uma comunicação clara e objetiva.
	
Gabarito: Comece com metas escritas, Seguir a regra 80/20, Usar matriz de gerenciamento de tempo e aprender a dizer não, com essas ações a probabilidade de melhora será significativa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301808323)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a:
		
	
	Avaliação.
	 
	Controle.
	
	Função.
	
	Descrição.
	
	Desenvolvimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301504939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que podemos entender por facilitação social?
		
	 
	Tendências das pessoas de realizar melhor trabalhos simples e pior tarefas complexas ou novas aprendizagens, em consequência da excitação fisiológica ocasionada pela presença de outros.
	
	Tendências das pessoas realizar pior trabalhos simples e melhor tarefas complexas ou novas aprendizagens, em consequência da excitação fisiológica ocasionada pela presença de outros.
	
	Tarefas complexas e simples independem de questões fisiológicas.
	
	Tendências das pessoas realizar pior tanto tarefas simples quanto complexas ou novas aprendizagens.
	
	Tendências das pessoas realizar melhor tanto tarefas simples quanto complexas ou novas aprendizagens.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301286323)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensando no tema Gerenciamento do Desempenho, marque qual a afirmativa que melhor responde o que é um empregado-problema.
		
	
	Empregado-problema é aquele cujo comportamento é superior ao esperado ao perfil da função ocupada.
	
	Empregado-problema é aquele que falta de forma injustificada.
	
	Empregado problema é aquele que sempre tem algo a reclamar.
	 
	Empregado-problema é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado e combinado, apesar de repetidas intervenções de retorno.
	
	O conceito de Empregado-problema não consta nas aulas de Gerenciamento do Desempenho
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301467468)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para continuar no negócio as organizações modernas precisam oferecer serviços de qualidade e, às vezes, se reinventar. Máquinas e equipamentos são permanentemente avaliadas para que continuem produzindo de acordo com o esperado. O mesmo deve ocorrer com as pessoas. A avaliação de desempenho do profissional é extremamente importante por que:
		
	
	sua implementação proporciona redução de custos com treinamento na medida em que se identificam os melhores profissionais.
	
	sua implementação gera temor entre os empregados, pois, em geral, as pessoas não gostam de ser avaliadas. Este temor pode ser utilizado pelos gestores para manter a ordem e a disciplina.
	
	sua implementação garante a atuação do consultor interno, cumpre as normas organizacionais, permite premiar os melhores empregados.
	 
	sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles.
	
	sua implementação satisfaz aos interesses dos gestores na medida em que gera um instrumento confiável que apoie as demissões.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301935345)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta estes estágios:
		
	
	Comunicar para conseguir adesão.
	
	Criar vitórias em curto prazo.
	
	Criar uma coalizão orientadora.
	 
	Realizar exames médicos em todos os funcionários.
	
	Aumentar a urgência.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301980755)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando pensamos no nível de desenvolvimento de habilidades efetivas da equipe, podemos entender que esta necessidade produzirá efeitos positivos no futuro. Dentre as alternativas de respostas oferecidas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, um destes efeitos positivos mencionados pelo enunciado da questão
		
	
	Os efeitos serão sentidos pelo gerente desta equipe que, certamente, terá dificuldades para lidar com um grupo tão desenvolvido
	
	Pedidos de aumento de salário poderão ser comuns, já que o grupo é bem desenvolvido e, pode usar isto como fator de chantagem financeira
	 
	Impactará na produtividade e no nível de satisfação em pertencer aquele grupo
	
	Não haverá efeitos positivos, conforme menciona o enunciado
	
	Alguns poderão desejar sair do grupo ou, até mesmo, da empresa por acharem que já estão desenvolvidos e não precisam permanecer ali
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301894017)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros. Neste caso estamos lidando com:
		
	
	o conhecimento automático
	 
	o autoconhecimento
	
	a percepção seletiva
	 
	a dissonância cognitiva
	
	o senso critico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301257450)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais, e pode ser defnida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
		
	
	Recompensa social
	
	Recompensa monetária
	
	Perseverança
	
	Lazer e trabalho
	 
	Liderança

Outros materiais