Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201502166003 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,8    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 08:38:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201502948921)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A teoria de desenvolvimento de Lev Vygostky pressupõe que o desenvolvimento humano ocorre a partir das situações de aprendizgem. Discuta essa afirmativa comparando o conceito aqui aprensentado com a teoria de Jean Piaget.
		
	
Resposta: Enquanto a teoria de Lev Vygostky defende o desenvolvimento a partir das situações de aprendizegem, Jean Piaget defende que a criança passa por estágio, como por exemplo o sensório-motor, pré-operatório, entre outros. Piaget acredita que no cognitivo e Vygostky nas situações de aprendizagem.
	
Gabarito: O aluno deverá comparar a ideia conceitual de apresentada na questão com o conceito de desenvolvimento de Jean Piaget que pressupõe o desenvolvimento maturacional para que as aprendizagens possam acontecer.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502231989)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Luiza tem 4 anos de idade e estuda na educação infantil, seus pais trabalham o dia todo e ela fica no turno integral. Na hora do almoço a merendeira colocou o suco de Luiza em um copo de vidro, como não costuma usar copo de vidro, Luiza pediu para mudar o suco para um copo plástico. Na presença da menina, a merendeira virou o suco que estava no copo de vidro que era mais estreito em um copo de plástico mais largo. No mesmo instante Luiza ficou aborrecida e começou a chorar porque ela teria menos suco para beber.Considerando a teoria de Piaget, explique por que Luiza pensou que receberia menos suco, citando e explicando a característica de pensamento do período pré-operatório que foi utilizada.
		
	
Resposta: Luiza pensou que receberia menos, pois quando o suco estava no copo de vidro ele estava cheio, porém ao transferir para o seu copo de plastico que era mais largo, ele não ficou cheio como ela esperava. Ela achou que a quantidade era diferente e ela queria que estivesse cheio. Explicando através da teoria de Piaget de pensamento de pré-operatório, no qual a maioria das crianças de quatro anos estão passando por um processo de desenvolvimento cognitivo característico do estágio.
	
Gabarito:
Como Luiza está na fase pré-operatória não conseguiu construir a função operatória de conservação do volume e em sua percepção, ao trocar os copos, ficou com menos suco, pois analisou apenas uma dimensão do recipiente e não a quantidade de líquido.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502648616)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo como Dr Drauzio Varella no artigo sobre Genética e Comportamento social:  "As moléculas que constituem nosso DNA não traçam nosso destino, mas sob a influência dos estímulos ambientais sofrem arranjos e rearranjos que explicam a incrível diversidade humana" . Podemos relacionar essa premissa com qual das respostas abaixo para estabelecer uma explicação sobre o desenvolvimento humano:
		
	
	Há uma interação entre o material genético e o ambiente, sendo que os genes apresentam uma força propulsora muito maior no desenvolvimento dos caracteres humanos na primeira fase da infância, quando a criança é totalmente voltada para o seu desenvolvimento fisiológico.
	 
	Genes contêm informações importantes sobre o nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico, entretanto, sempre precisam estar relacionados com características ambientais gerando uma relação dialética e dinâmica de determinação de caracteres.
	
	Não há provas sobre qualquer determinação genética sobre os componentes comportamentais dos seres humanos pois o ambiente é prevalente e mais consistente no desenvolvimento dos comportamentos.
	
	Genes são estruturas que determinam nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico de forma sistemática e repetitiva para a manutenção da espécie humana.
	
	Os seres humanos apresentam muito mais influencia de fatores ambientais no processo de desenvolvimento das crianças do que propriamente as predisposições genéticas, pois os pais transmitem apenas 10% das informações comportamentais aos seus descendentes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502422751)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano: um animal dotado de razão imperfeita influenciado por seus desejos e sentimentos que cria na mente destes um tormento pela contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade. Descobriu a cura pela conversa. No entanto afirmou não ser campo da educação sua área de pesquisa principal, contudo trouxe grandes contribuições, como por exemplo a ideia de:
		
	
	estágios cognitivos de desenvolvimento
	
	aprendizagem significativa
	
	ensinar através da zona de desenvolvimento proximal
	
	como controlar os comportamentos dos alunos
	 
	considerar conteúdos inconscientes como intervenientes no processo educativo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502213250)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	David Ausubel ressalta que a característica essencial da aprendizagem significativa, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas, exige que:
		
	
	a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer série ou ano escolar.
	
	o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo.
	
	o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento manifesto.
	
	o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que responda a uma instrução programada pré-construída.
	 
	a informação nova se integre no que o aluno já sabe, por isso requer que o material a ser aprendido faça algum sentido para o aluno.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502213502)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502212919)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo dados de pesquisa, com um ano de idade as emoções das crianças já são muito mais variadas e previsíveis do que no momento do nascimento, tão responsivas ao mundo externo quanto aos estados internos. Falando a respeito da importância das interações sociais nesse período, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	a autoconsciência desenvolve-se no segundo ano de vida e possibilita um novo conjunto de emoções.
	
	as crianças pequenas também observam os traços de personalidade dos pais e procuram copiá-los, segundo a teoria da aprendizagem social.
	 
	logo após o nascimento, as crianças são incapazes de expressar angústia, tristeza e contentamento.
	
	a família é um grupo social que funciona como um dos elementos determinantes do desenvolvimento e aprendizagem.
	 
	o contexto social ensina às crianças quando e como expressarsuas emoções. A referência social em relação aos pais e também às mães começa por volta dos 6 meses.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502425126)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maioria das crianças de quatro anos de idade se encontra em um processo de desenvolvimento cognitivo característico do estágio chamado:
		
	
	sensório-motor e pré-operacional
	 
	pré-operatório.
	
	operatório-concreto.
	
	operatório-formal.
	
	sensório-motor.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502353645)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Secretaria Municipal de um Município planeja organizar um seminário para a formação permanente dos docentes do ensino fundamental este ano e o tema selecionado foi a Discalculia. Em conversa, os professores disseram ignorar o que significa esse transtorno de aprendizagem e como poderão reconhecê-lo entre seus alunos. Marque a única resposta que apresenta características básicas do Transtorno de Aprendizagem Discalculia.
		
	
	A criança apresenta dificuldade na linguagem escrita e na leitura fluente dos textos que se referem à matemática.
	 
	A criança vai apresentar dificuldade na execução dos cálculos matemáticos, bem como nas funções operatórias: seriação, classificação, ordenação, conservação entre outras.
	
	Os problemas são todos de ordem neurológica e se caracterizam pela desatenção e pela hiperatividade motora durante as aulas de matemática.
	
	Muito desatenta, a criança não consegue ler e compreender o que se pede nos problemas matemáticos.
	
	A criança terá notável dificuldade para ler e memorizar o que é solicitado nas operações matemáticas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502209949)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao entrar na educação infantil com 4 anos de idade e fazer um pequeno teste para avaliar seus conhecimentos e habilidades construídas, Pedro não apresentou um bom desempenho num jogo de blocos lógicos que tinha como objetivo testar a capacidade de identificação das formas, nomear as cores, diferenciar tamanhos e encaixar nos devidos lugares correspondes. Quando ingressou no terceiro ano do Ensino Fundamental, Pedro com 8 anos de idade não conseguia nomear o valor do dinheiro, dizer a hora e realizar operações matemáticas como soma e subtração. Foi encaminhado para uma psicopedagoga para avaliação de um quadro de transtorno de aprendizagem. Qual área de conhecimento Pedro apresenta como deficitária e de qual transtorno estamos falando?
		
	
	Raciocínio Lógico/Dislexia
	 
	Habilidade Matemática/Discalculia
	
	Raciocínio Lógico/Afasia
	
	Habilidades Sociais/Discalculia
	
	Habilidades numéricas/Dislexia

Outros materiais