Buscar

AV SEM. INTEGRADOS EM COMÉRCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0839_AV » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM COMÉRCIO EXTERIOR
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	SILVIO MONTES PEREIRA DIAS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2016 16:15:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201501517564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Supremo quer assegurar ao CNJ poder de investigar magistrados. O Supremo Tribunal Federal (STF) quer garantir ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o poder de abrir investigações contra magistrados suspeitos de irregularidades ao Estado. A decisão do STF protege o CNJ da ofensiva aberta por setores da magistratura que queriam a redução dos poderes do conselho. A tese defendida pela Corte é a de que o CNJ pode abrir processos contra magistrados mesmo que esses juízes ainda não tenham respondido pelas irregularidades na corregedoria do tribunal local. Na sessão, os ministros deverão declarar que sempre que houver uma justificativa o conselho pode abrir apurações. Analise o acontecimento conforme seu acompanhamento pela mídia Responda a questão abaixo com cinco parágrafos: No primeiro, introduza sua ideia sobre o tema citando três argumentos para descrevê-la. Nos três parágrafos seguintes, desenvolva cada um dos três argumentos. No último parágrafo, apresente sua conclusão sobre o tema.
		
	
Resposta: A nossa constituição, como forma de garantir a democracia visa a separação dos três poderes, legislativo, executivo e judiciário. Entretanto é necessário que haja um órgão capaz de regular o judiciário, principalmente frente aos atuais escandalos de corrupção que envolvem muitos membros do executivo, legistativo e judiciário. É necessário que as atividades desempenhadas pelo Supremo Tribunal Federal sejam fiscalizadas, para garantir a idoneidade e práticas éticas.
	
Gabarito: Resposta subjetiva.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501518798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitas empresas exportadoras, por motivos logísticos, comerciais e de mercado, preferem vender no mercado interno a uma Trading, empresa especializada no mercado internacional. Qual é a responsabilidade cambial, aduaneira e administrativa das empresas envolvidas na exportação indireta?
		
	
Resposta: As empresas optam por realizar uma exportação indireta quando não possuem os recursos suficientes para ter uma atuação efetiva e exitosa nas operações de exportação direta. A trading company assume os riscos da operação internacional, mas em contrapartida tem maior lucratividade e desenvolve know-how internacional. Ambas as empresas gozam das isenções, suspenções e imunidades de tributos referente às atividades de exportação, conforme previsto na CF/88, desde que seja comprovado que as mercadorias foram efetivamente exportadas.
	
Gabarito: Ambas são responsáveis pela parte cambial, administrativa e logística da venda externa, pois a mercadorias saiu do local da vendedora para a intermediaria (trading), com a finalidade de exportação, aproveitando os incentivos fiscais do IPI - ICMS - PIS e COFINS, portanto a mercadoria deverá ser vendida no mercado externa, sendo proibida sua venda no mercado interno.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Ambas são responsáveis pela parte cambial, administrativa e logística da venda externa, pois a mercadorias saiu do local da vendedora para a intermediaria (trading), com a finalidade de exportação, aproveitando os incentivos fiscais do IPI - ICMS - PIS e COFINS, portanto a mercadoria deverá ser vendida no mercado externa, sendo proibida sua venda no mercado interno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502052504)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O CPC - Conceito Preliminar de Curso é um indicador prévio da situação dos cursos. O conceito é composto pelo Censo e Cadastro mais: (Marque a única opção correta)
		
	 
	Autoavaliação
	
	Censo
	
	Comunicação
	
	Consulta
	
	Conceito
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501518050)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
		Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. O artista mencionado é:
		
	
	Henri Matisse
	
	Auguste Rodin
	
	Paul Gauguin
	 
	Vincent Van Gogh
	
	Pablo Picasso
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501517571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bombeiros e policiais militares e civis do Rio de Janeiro decidiram encerrar a greve iniciada antes do carnaval sem que a paralisação tenha atingido seu principal objetivo: a adoção de um piso salarial de R$ 3,5 mil.Com um saldo de PMs e bombeiros presos no complexo penitenciário de Bangu, o fim da greve foi anunciado após uma assembleia realizada a portas fechadas. Os grevistas temiam a prisão de mais militares e, por isso, designaram, para anunciar a decisão, as mulheres dos servidores presos em Bangu e o inspetor da Polícia Civil, presidente do Sindicato de Policiais Civis do Rio (Sinpol). Para justificar a reunião a portas fechadas, os grevistas alegaram que o local estava cercado de P-2 (homens do serviço de inteligência da PM) que, segundo eles, poderiam prender os servidores envolvidos na paralisação. Com base no tema em questão, analise as duas afirmações a seguir. I - Aos membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares são proibidas a sindicalização e a greve. PORQUE II - Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
		
	 
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II é uma justificativa correta da primeira
	
	As afirmações I e III não estão corretas
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II não é uma justificativa correta da primeira
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502016641)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As desigualdades de gênero foram construídas, historicamente, em decorrência de um modelo de sociedade, marcadamente Patriarcal. Na contraposição dessa organização social, nasce o Feminismo, tendo características de um movimento social e político, com o objetivo de:
		
	
	Manter a sociedade matriarcal
	
	Manter a sociedade patriarcal
	
	Colocar o feminismo no topo da pirâmide social
	
	Acentuar a desigualdade entre os sexos
	 
	Promover a igualdade dos sexos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502019771)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Universidade Estácio de Sá tem como objetivos específicos, para atender às exigências do mercado, formar profissionais capazes de: (Marque a única opção fora deste contexto).
		
	
	Conhecer os processos administrativos referentes às operações do transporte internacional, desenvolvendo as habilidades necessárias para atuar na seleção e na contratação de serviços nos diversos modais.
	 
	Avaliar as implicações resultantes dos conflitos étnicos, sociais, econômicos e religiosos.
	
	Operar os aplicativos do SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior
	
	Conhecer e operar os regimes aduaneiros, inclusive os especiais, bem como os instrumentos fiscais e administrativos aplicáveis às operações de comércio exterior
	
	Conhecer as funções de estoque e os principais trade-offs na composição de custos, além de conhecer a importância da cadeia de suprimentos, desenvolvendo, assim, as habilidades necessárias à operação de armazenagens alfandegadas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502016259)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atividade do Estado com relaçãoa seu comércio externo, visando aos fins nacionais, sejam eles econômicos ou sociais. O Estado exerce grande influência neste segmento, pois determina a política a ser empregada e atua como agente regulador e controlador. Este conceito refere-se a:
		
	
	Logística Internacional
	
	Prospecção de mercado
	
	Legislação
	 
	Comércio Exterior
	
	Comércio Internacional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501360849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é a finalidade do canal cinza no processo de despacho aduaneiro de importação?
		
	 
	Esse canal verifica os documentos, a mercadoria e o valor aduaneiro.
	
	Não existe canal cinza durante o processo de despacho aduaneiro de importação.
	
	Verifica somente a documentação da mercadoria, para fiscalizar ilícitos.
	
	Existe este canal, mas somente no processo de despacho de importação de serviços.
	
	Esse canal foi criado para verificar e fiscalizar unicamente a mercadoria.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501360869)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como funciona a operacionalidade da reexportação?
		
	
	Reexportar é uma venda internacional com cobertura cambial.
	
	Reexportar é a mesma coisa que exportar, ambas são uma venda, porém sem cobertura cambial.
	
	Esta operação é uma venda internacional, porém sem cobertura cambial, enquadrada como amostra ou doação de mercadorias.
	 
	Reexportar é uma devolução de mercadorias, que entraram no territorio brasileiro como admissão temporária, e que são retornadas ao exterior, sem cobertura cambial, sem caracterizar uma venda.
	
	Reexportar não é uma venda internacional, é a remessa de mercadorias como amostra, sem cobertura cambial.

Outros materiais