Buscar

AV MARKETING INTERNACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0621_AV » MARKETING INTERNACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	BELMIRO FERREIRA DA COSTA E SILVA JUNIOR
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2016 16:13:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201501438222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de branding dentro do marketing trabalha com a gestão da marca no mercado. Ao aplicarmos este conceito em uma esfera global, é preciso pensar em novas formas de se comunicar com o público de cada região ou país. Faça uma relação entre o conceito de customização, já presente no marketing tradicional e a necessidade de adaptação às culturas novas aonde as empresas se estabelecem.
		
	
Resposta: Para ter sucesso em mercados de diferentes países as empresas precisam adaptar todo o mix de marketing a cada mercado que deseja atingir, caso contrário poderá fracassar nestes mercados. É preciso conhecer a cultura local, pois ela influencia os hábitos de consumo. Um exemplo disso é o refrigerante FANTA, que oferece diferentes sabores de refrigerante ao redor do mundo, a empresa comercializa sabores conforme as frutas típicas dos países e as preferências locais.
	
Gabarito: A concepção de customização, aplicada ao marketing tradicional é a ideia de que o marketing deve ser pensado para cada consumidor, considerando seus gostos e demandas específicas, bem como seu estilo de vida. Desta forma, as empresas conseguem atingir o público que se deseja e o cliente se sente valorizado, único. Esta ideia está relacionada ao conceito de adaptação que a empresa deve ter ao expandir suas unidades de negócios internacionalmente, pois, ao chegar em um novo país, a empresa deve estudar a cultura com a qual irá lidar, bem como as particularidades sociais presentes. Portanto, tanto o marketing tradicional quanto o internacional estão baseados na ideia de customização de seus produtos e serviços, a fim de atingir as demandas específicas dos consumidores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501445496)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa do segmento de educação resolveu fazer um plano de ação e criou, como estratégia de marketing, a expansão para um novo país. Esta prática passou a ser frequente diante do mundo globalizado atual. Utilizando o conceito de marketing internacional, escreva sobre a relação entre o aumento de ações como esta pelas empresas atuais e a facilidade a esta iniciativa provocada por este cenário.
		
	
Resposta: A globalização e os avanços tecnológicos, especialmente nas áreas de comunicação e transporte, reduziram as distâncias entre países e impulsionaram o comércio internacional. A utilização da Internet permite que as empresas interajam diretamente com seus consumidores podendo avaliar mais precisamente a demanda e elaborar as estratégias de marketing para satisfazê-los. O aumento da concorrência no mercado interno é um outro fator que impulsiona as empresas a iniciar o processo de expansão global.
	
Gabarito: O mundo da contemporaneidade, conectado e globalizado, é o ambiente propício para que as empresas invistam na expansão de seus negócios para fora do território nacional. Este cenário é caracterizado pela quebra de barreiras, tanto física quanto temporal. Assim, as distâncias geográficas entre países e pessoas de diferentes territórios deixaram de ser empecilhos para que as sociedades se comunicassem e criassem redes de relacionamento que, hoje, marcam as relações sociais da modernidade. Com este novo cenário, às empresas, foi facilitada a expansão dos negócios físicos, já que a marca já havia se expandido virtualmente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501440836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o conceito de marketing internacional, marque a alternativa correta:
		
	
	O marketing internacional não é um conceito alinhado à realidade global atual. Hoje, devido à globalização e suas consequências, as pessoas de diferentes partes do mundo se tornaram mais próximas, ainda que nem sempre fisicamente. Com isso, formaram-se redes online, que reúnem dentro das mesmas pessoas com interesses e gostos comuns. Este cenário trouxe ao profissional de marketing a facilidade de pesquisar sobre hábitos e culturas em escala global.
	 
	O marketing internacional é um conceito alinhado à realidade global atual. Hoje, devido à globalização e suas consequências, as pessoas de diferentes partes do mundo se tornaram mais próximas, ainda que nem sempre fisicamente. Com isso, formaram-se redes online, que reúnem dentro das mesmas pessoas com interesses e gostos comuns. Este cenário trouxe ao profissional de marketing a facilidade de pesquisar sobre hábitos e culturas em escala global.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	O marketing internacional é um conceito alinhado à realidade global atual. Hoje, devido à globalização e suas consequências, as pessoas de diferentes partes do mundo se tornaram mais distantes, ainda que nem sempre fisicamente. Com isso, formaram-se redes online, que reúnem dentro das mesmas pessoas com interesses e gostos comuns. Este cenário trouxe ao profissional de marketing a facilidade de pesquisar sobre hábitos e culturas em escala global.
	
	O marketing internacional é um conceito alinhado à realidade global atual. Hoje, devido à globalização e suas consequências, as pessoas de diferentes partes do mundo se tornaram mais próximas, ainda que nem sempre fisicamente. Com isso, formaram-se redes online, que reúnem dentro das mesmas pessoas com interesses e gostos comuns. Este cenário trouxe ao profissional de marketing a dificuldade de pesquisar sobre hábitos e culturas em escala global.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501939336)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As implicações sociais, políticas e econômicas e sociais refletem sobre o resultado das ações comerciais das empresas no âmbito internacional, desta forma é necessário definir uma cuidadosa estratégia de marketing para obter sucesso no cenário globalizado. Quando a empresa considera todos os países (destino) e suas respectivas peculiaridades estamos lidando com qual tipo de ambiente?
		
	
	Ambiente cultural
	 
	Ambiente externo
	
	Ambiente social
	
	Ambiente local
	
	Ambiente interno
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501935053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O profissional de marketing global tem como missão descobrir as universalidades culturais. Assinale a afirmativa correta que representa 3 tipos de universalidades culturais:
		
	 
	Esporte, Educação e Dança
	
	mercado exterior, Esporte e Educação
	
	natação, futebol e geografia
	
	Culinária, barreiras comerciais e arte decorativa
	
	just in time, adornos corporais e dança
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501935090)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estabelecer o mercado-alvo é:
		
	
	avaliar e comparar os grupos identificados e selecionar um ou mais como sendo organizações de melhor potencial.
	 
	avaliar e comparar os grupos identificados e selecionar um ou mais como prospects de maior potencial.
	
	identificar os grupos e selecionar um ou mais como prospects de maior potencial.
	
	identificar os grupos e selecionar um ou mais como o ideal.
	
	identificar os grupos e selecionar um ou mais como target de maior potencial.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501464285)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A indústria de alimentação vem ,a cada dia, ganhando espaço no mercado. Diante disso, um profissional que trabalha neste segmento na área de marketing internacional elaborou o seguinte trabalho a ser apresentado aos dirigentes da empresa em que trabalha:
		
	
	Uma estratégia de expansão dos negócios eficaz no mercado de alimentos baseia-se na criação de novos produtos, somente, já que o mesmo produto nunca poderá ser disponibilizado a duas culturas diferentes.
	
	Uma boa estratégia de expansão internacional dentro deste cenário é a criação de umnovo produto que poderia agradar a um número cada vez maior de consumidores. Para isso, é recomendável lançar o produto o quanto antes, mesmo sem uma pesquisa prévia junto aos consumidores reais.
	
	Devemos levar os nossos produtos a outros territórios através do desenvolvimento de novas formas de comunicação. O primeiro passo deve ser o diagnóstico do cenário em que entraremos, depois uma pesquisa junto aos consumidores locais e por fim uma análise do que poderia ser um produto inovador, de acordo com os gostos dos consumidores do país de origem da nossa empresa.
	 
	Devemos levar os nossos produtos a outros territórios através do desenvolvimento de novas formas de comunicação. O primeiro passo deve ser o diagnóstico do cenário em que entraremos, depois uma pesquisa junto aos consumidores locais e por fim uma análise do que poderia ser um produto inovador, de acordo com os gostos dos consumidores do país para o qual estamos levando nossa empresa.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501448227)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na tentativa de expandir os negócios para fora do território nacional, uma empresa do segmento de cosméticos lançou uma nova linha de produtos. Diante desta afirmativa, assinale a melhor opção:
		
	 
	Para uma empresa do segmento de cosméticos que deseja criar uma nova linha de produtos e lançá-la em outro país, é preciso fazer uma pesquisa de mercado junto ao novo público consumidor para verificar a aceitação dos novos produtos no país. Além disso, à empresa, é importante criar canais de comunicação em rede, que permitam identificar as demandas e gostos de reais e potenciais consumidores.
	
	Para uma empresa do segmento de cosméticos que deseja copiar uma nova linha de produtos e lançá-la em outro país, é preciso fazer uma pesquisa de mercado junto ao novo público consumidor para verificar a aceitação dos novos produtos no país. Além disso, à empresa, é importante criar canais de comunicação em rede, que permitam identificar as demandas e gostos de reais e potenciais consumidores.
	
	Para uma empresa do segmento de cosméticos que deseja criar uma antiga linha de produtos e lançá-la em outro país, é preciso fazer uma pesquisa de mercado junto ao novo público consumidor para verificar a aceitação dos novos produtos no país. Além disso, à empresa, é importante criar canais de comunicação em rede, que permitam identificar as demandas e gostos de reais e potenciais consumidores.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Para uma empresa do segmento de cosméticos que deseja criar uma nova linha de produtos e lançá-la em outro país, não é preciso fazer uma pesquisa de mercado junto ao novo público consumidor para verificar a aceitação dos novos produtos no país. Além disso, à empresa, é importante criar canais de comunicação em rede, que permitam identificar as demandas e gostos de reais e potenciais consumidores.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501445246)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada dia mais, pode-se observar a necessidade das grandes empresas de ampliarem seus negócios a nível internacional. Entre os fatores que impulsionaram esta tendência, está:
		
	 
	Surgimento de um novo consumidor, que não está interessado apenas em preços mais baixos. Este consumidor, mais crítico e exigente, quer ter novas experiências com a marca que está disposto a consumir. Por isso, quer ter a sensação que o produto ou serviço foi feito para ele, rechaçando a produção em massa.
	
	Surgimento de um novo consumidor, que está interessado apenas em preços mais baixos. Este consumidor, mais crítico e exigente, quer ter novas experiências com a marca que está disposto a consumir. Por isso, quer ter a sensação que o produto ou serviço foi feito para ele, rechaçando a produção em massa.
	
	Desaparecimento de um novo consumidor, que não está interessado apenas em preços mais baixos. Este consumidor, mais crítico e exigente, quer ter novas experiências com a marca que está disposto a consumir. Por isso, quer ter a sensação que o produto ou serviço foi feito para ele, rechaçando a produção em massa.
	
	Surgimento de um outro consumidor, que está interessado apenas em preços mais altos. Este consumidor, mais crítico e exigente, quer ter novas experiências com a marca que está disposto a consumir. Por isso, quer ter a sensação que o produto ou serviço foi feito para ele, rechaçando a produção em massa.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501498016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao criar propaganda global, o que é essencial conhecer?
		
	 
	diversidade cultural
	
	imagem da empresa anunciante
	
	hábitos de compra e consumo
	
	poder decisivo da população
	
	relação entre o conteúdo do anúncio e o produto

Outros materiais