Buscar

Didática Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Didática Discursiva Exame Respostas 
Questão 1/3
Considere o seguinte fragmento de texto:
 
"Do ponto de vista pedagógico, conclui-se, pois, que se, para a pedagogia tradicional a questão central é aprender e para a pedagogia nova, aprender a aprender, para a pedagogia tecnicista o que importa é aprender a fazer. [...] Na verdade, a pedagogia tecnicista, ao ensaiar transpor para a escola a forma de funcionamento do sistema fabril, perdeu de vista a especificidade da educação, ignorando que a articulação entre escola e processo produtivo se dá de modo indireto e através de complexas mediações".
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 12.
 
De acordo com os aspectos apontados no livro-base sobre o “aprender a fazer”, sobre as características desse momento educacional, responda:
Qual o cerne do processo de ensino? (50%)
Qual o papel do professor e do aluno? (50%)
É importante que o aluno tenha claro que:
O planejamento elaborado por especialistas passa a ser o centro desse processo de ensino, submetendo a ele a prática profissional do professor e o aluno.
O professor é o executor do planejamento elaborado por especialistas. Ele é o controlador, intermediário entre o planejamento e o aluno. Ele passa a ser um executor de tarefas; ele não participa nem do planejamento, nem da avaliação do seu trabalho. Já, o aluno passa a ser um receptor que executa tarefas prescritas no planejamento e o importante é que saiba fazer bem.
(livro-base, p. 43, 44)
Questão 2/3
Considere a seguinte citação:
 
"No Brasil, a área de Didática constitui um campo de conhecimento sobre o ensino. As sistematizações e as práticas nessa área vêm se desenvolvendo em pelo menos três universos estreitamente relacionados: o corpo teórico da didática, tal como construído pela prática da pesquisa e do ensino na área, a prática da pesquisa propriamente dita e a prática do ensino da didática [...] Pelo Decreto-lei nº 1190, de 4 de abril de 1939, a Didática aparece na complementação pedagógica obrigatória à obtenção da licenciatura, ao mesmo tempo como curso e como disciplina. Pouco a pouco, o curso de Didática vai se extinguindo [...] até que se acaba definitivamente com sua obrigatoriedade. A Didática permanece como disciplina da licenciatura, com objetivos, conteúdos e métodos estreitamente relacionados às direções que a área vem assumindo em seu desenvolvimento histórico".
ANDRE, Marli; OLIVEIRA, Maria Rita. Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997. p. 8.
 
De acordo com as aulas da Professora Jussara Finatti, há algumas diferenças importantes entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática moderna (atual). Apresente as principais diferenças entre ambas.
A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. Para tal, era preciso levar em conta o interesse e em como o professor conduzia e dominava a técnica; o professor deveria  ser neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno. A didática era compreendida também como uma técnica de manejo de classe e como um curso de ensino ao professor de técnicas de ensino. Encarava-se a didática como responsável pela organização da escola.
A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor. Assim, seu foco está na prática mais crítica do professor; ele deve pensar sobre a importância de sua formação didática; pensar em como organizar os conhecimentos e em como poder levar os alunos a se organizar em sala de aula.
(AULA 1 - Vídeo 3- slide 12)
Questão 3/3
Atente para as seguintes informações:
 
Há dois marcos fundamentais na história da didática no Brasil, que são: o “I Encontro Nacional de Professores de Didática”, que foi realizado na Universidade de Brasília em 1972, e o Seminário “A Didática em Questão”, realizado na PUC-RJ em 1982. Sendo que o primeiro se dá num período ditatorial, enquanto o segundo evento ocorre num período de abertura política do regime militar.
Adaptado de NERES, Silvia. Didática aplicada ao Ensino Superior: Aspectos teórico-metodológicos. Disponível em: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/didatica-aplicada-ao-ensino-superior-aspectos-teorico-metodologicos-7324604.html. Acesso em 21/03/2016.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, responda:
Qual foi o enfoque de cada um dos dois eventos educacionais arrolados abaixo com relação à prática do professor?
I Encontro Nacional de Professores de Didática, de 1972. (50%)
Seminário: “A Didática em Questão”, de 1982. (50%)
è I Encontro Nacional de Professores de Didática: Busca-se um professor tecnicamente competente, comprometido com o programa político-econômico do país.
è Seminário: “A Didática em Questão”: Busca-se a formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social.
(livro-base, p.27)

Outros materiais