Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 2016 COMUNICAÇÃO DE DADOS

Prévia do material em texto

1.
		As proposições a seguir abordam conceitos relacionados às redes de computadores e às topologias das redes de comunicação de dados. Indique a única opção INCORRETA.
		
	
	
	
	
	
	
	
	A classificação das redes de computadores acerca da abrangência geográfica é rigorosa, impedindo que se classifique, por exemplo, uma rede como LAN, caso a mesma se estenda por um raio maior que 10m.
	
	
	
		2.
		Uma  conexão onde dois componentes utilizam toda a capacidade do enlace é dita:
		
	
	
	
	
	Ponto a ponto
	
	
		3.
		Os protocolos _______________.
		
	
	
	
	
	referem-se a uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais
	
	
		4.
		As proposições a seguir abordam conceitos sobre topologias de redes e sobre comutação. 
I)  Numa rede em anel, a remoção de um nó que apresenta falha pode ser impossível se os repetidores imediatamente anterior e posterior ao elemento com falha estiverem a uma distância maior que o limite exigido pelo meio de transmissão.
II)  O "direito de transmitir" numa rede Token Ring é baseado na retenção de um padrão especial de bits por parte da estação que realizará a transmissão.
III) O bom funcionamento de uma rede que utiliza topologia em barra independe dos chamados "protocolos de múltiplo acesso ao meio".
IV) Uma das características comuns à comutação de pacotes e a de circuitos é o fato de cada trecho de uma mensagem a ser transmitida percorrer o mesmo caminho desde o transmissor até o receptor.
 
Estão corretas as sentenças: 
		
	
	
	
	
	I e II
	
	
		5.
		Uma conversa em um rádio Nextel pode ser classificada como sendo
		
	
	
	
	
	
	
	half-duplex
	
	
		6.
		 Sistemas onde a comunicação ocorre em ambos os sentidos simultaneamente são chamados de:
		
	
	
	
	
	
	Full Duplex
	
			1.
		No modelo de referência OSI da ISO, a camada de enlace de dados é responsável por :
	
	
	
	
	
	
	detectar e, opcionalmente, corrigir erros que possam ocorrer na cama anteior, sendo responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo
	
	
	
	
	
		2.
		A taxa de recebimento de dados, normalmente dado em bps - bits por segundo, é denominada:
	
	
	
	
	
	
	Vazão
	
	
		3.
		O modelo OSI segue o princípio de "Dividir e Conquistar" para facilitar o processo de comunicação. Dividir tarefas maiores em menores facilita a gerenciabilidade. O modelo OSI está dividido em camadas. Entre as oçpes abaixo, qual NÃO representa uma vantagem de se trabalhar com camadas.
	
	
	
	
	
	Permite generalização, o que significa que se uma característica interna de uma camada for alterada, as outras camadas devem ser revistas para garantir a compatibilidade.
	
	
		4.
		Nas redes de computadores, a comunicação entre duas entidades é coordenada pelos protocolos. Marque a opção que melhor define protocolos.
	
	
	
	
	
	Um protocolo define na comunicação a sintaxe ¿ estrutura ou formato dos dados; a semântica ¿ o significado de cada seção de dados; e o timing ¿ quando os dados podem ser enviados e com que rapidez.
	
	
		5.
		Como função da camada física, destaca-se:
	
	
	
	
	
	
	
	
	A interação com o meio físico que interligam os componentes de rede e a geração de sinais que representam os fluxos de bits entregues pela camada de enlace.
	
	
	
		6.
		Considerando o modelo OSI, a camada responsável pela interface com o meio de transmissão é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A camada física
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		1.
		A modulação é necessária para "casar" o sinal com o meio de transmissão. Qual o item abaixo não envolve considerações importantes sobre modulação ?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	modulação para facilidade de escolha do protocolo
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Nos rádios temos, normalmente, dois tipos de ondas que são recebidas: as AM e as FM. Na recepção das AM que tipo de parâmetro está modulado:
		
	
	
	
	
	Fase
	
	
	Todas
	
	
	Frequência
	
	
	Amplitude
	
	
	Nenhuma
	
	
		3.
		Para serem transmitidos, os dados devem ser convertidos em sinais eletromagnéticos. Os sinais podem ser analógicos ou digitais. Qual a afirmativa abaixo não está correta ?
		
	
	
	
	
	
	
	
	- um sinal periódico evolui no tempo sem exibir um padrão ou completar um ciclo.
	
	
	
		4.
		Uma onda senoidal fica bem definida através da amplitude, freqüência e fase. Em nossos estudos temos mostrado graficamente ondas senoidais esboçadas usando o que é chamado domínio do tempo. Para mostrar a relação entre amplitude e freqüência de um sinal podemos usar o que é denominado domínio de freqüência. Das afirmativas abaixo qual a que não está correta ?
		
	
	
	
	
	- de acordo com a analise de Fourier, qualquer sinal composto pode ser representado por uma combinação de senoides simples de diferentes freqüências, amplitudes e fases.
	
	
	- um sinal de uma única freqüência não é útil aos propósitos da comunicação de dados, necessitamos mudar uma ou mais características do sinal para torná-lo útil.
	
	
	- a melhor forma de representar um sinal analógico é usando o domínio de freqüência.
	
	
	- de acordo com a analise de Fourier, qualquer sinal composto não pode ser representado por uma combinação de senoides simples de diferentes freqüências, amplitudes e fases.
	
	
	- quando modificamos qualquer uma das características de um sinal simples associamos ao novo sinal outras componentes de freqüência e, assim, o transformamos em um sinal composto.
	
	
		5.
		Ao desenvolver uma aplicação o desenvolvedor utilizará uma as duas arquiteturas mais utilizadas em aplicações de rede: a arquitetura cliente servidor ou a arquitetura P2P, já estudadas na aula passada. No caso dos protocolos da camada de aplicação da pilha TCP/IP, eles utilizam a arquitetura cliente servidor. Em aplicações que empregam a arquitetura cliente-servidor um único servidor deve ser capaz de atender a todas as requisições de seus clientes. Qual dos protocolos abaixo não pertence à camada de aplicação ?
		
	
	
	
	
	ICMP
	
	
		6.
		A maior parte dos sinais não podem ser transmitidos diretamente através de um canal. Para transmitir estes sinais, são empregadas ondas simples e de características conhecidas. Como são chamadas estas ondas?
		
	
	
	
	
	Portadoras
	
	
	
	
	
	1.
		Se você tiver que realizar a transmissão de dados por um meio mais inóspito e cheio de interferências eletromagnéticas, qual meio de transmissão você escolheria:
	
	
	
	
	
	Fibra ótica
	
	
	
	
	
	
		2.
		
Fonte: FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. p. 59.
3. A figura acima, mostra um sinal A com frequência de 6Hz, e, portanto, 6 períodos em 1 segundo. Em se tratando da relação entre a frequência e o período de um sinal, suponha um sinal B, de forma que a frequência do sinal B seja o dobro da frequência do sinal A. Então, o que podemos dizer em relação a cada período de B: 
	
	
	
	
	
	Um período de B é metade que o de A.3.
		Faça a correlação entre a Transmissão e Conversão com o tipo de equipamento:
Transmissão digital  -  CODEC  -  Modem  -  Telefone
I- Dado digital - Sinal digital
II- Dado analógico - Sinal digital
III- Dado digital - Sinal Analógico
IV - Dado Analógico - Sinal analógico
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	I - II - III - IV
	
	
		4.
		Um sinal transmitido em um cabo coaxial trafega por um trecho grande e quando chega ao seu destino não é suficientemente forte para ser reconhecido. Qual o nome dado a este fenômeno?
	
	
	
	
	
	Atenuação
	
	
		5.
		Os meios físicos de transmissão são extensões da camada física (entidade passiva). Em relação a comunicação de dados, marque a opção que NÃO apresenta um exemplo de meio físico guiado.
	
	
	
	
	
	
	infravermelho
	
	
		6.
		A respeito dos limites teóricos para as taxas de dados foram estabelecidas fórmulas para determinar quão rápido podemos enviar dados, em bits por segundo, através de um canal. Tais limites podem ser obtidos principalmente por duas fórmulas, uma para um canal sem ruído e outra para um canal com ruído, elas são, respectivamente:
	
	
	
	
	
	Fórmula de Nyquist e Fórmula de Shannon.
	
	
	
		1.
		Denominamos multiplexação as técnicas que permitem transmissão de múltiplos sinais através de um meio. Na prática cada transmissor e receptor necessita de um multiplexador e demultiplexador para comunicação bidirecional. Qual das afirmativas abaixo sobre multiplexação por divisão de frequência: FDM - não se enquadra nesse tipo de multiplexação ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	- Em vez de compartilhar parte da largura de banda, o tempo é que é compartilhado.
	
	
		2.
		Se um sinal composto tem um conjunto de frequências onde a menor é 10 kHz e a maior é 100 kHz, então a largura de banda é:
	
	
	
	
	
	90 kHz
	
	
		3.
		Sinais analógicos são caracterizados por:
	
	
	
	
	Amplitude, frequência e fase
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Em um sistema multiplexado, n linhas de entrada, compartilham a largura de banda do enlace (caminho físico: um enlace pode ter vários canais). Estas linhas direcionam seu fluxo para um multiplexador (MUX), que os combina em um fluxo agregado (vários-para-um). No lado receptor, um demultiplexador (DEMUX) separa o fluxo agregado em suas componentes originais (uma-para-várias). As técnicas principais de multiplexação são: multiplexação por divisão de frequência, multiplexação por divisão de comprimento de onda e multiplexação por divisão de tempo. Qual das afirmativas abaixo sobre multiplexação por divisão de comprimento de onda: WDM - se enquadra nesse tipo de multiplexação ?
	
	
	
	
	- Tecnicamente, WDM é a FDM óptica, ou seja, é o conceito de multiplexação por divisão de frequência aplicado aos sistemas ópticos de transmissão.
	
	
		6.
		A quantidade máxima de freqüências que podem ser utilizadas em um canal de comunicação é denominada:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Largura de Banda
	
	
	
	
	
	
		1.
		Uma rede de computadores é projetada para enviar informação entre os dispositivos que a compõem. Durante a implementação de uma rede temos duas escolhas: converter a informação em um sinal digital ou sinal analógico. A codificação de linha é o processo de converter dados binários, ou seja, uma sequência de bits, em sinais digitais. Podemos dividir os esquemas de codificação em três grandes categorias: unipolar, polar e bipolar. A codificação polar utiliza dois níveis de tensão, um positivo e outro negativo, para representar os dados. Qual a alternativa abaixo não é um tipo de codificação polar ?
	
	
	
	
	
	- AMI
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		O diagrama abaixo apresenta os componentes de um sistema de acesso à Internet por TV a cabo. Identifique qual deve ser o dispositivo representado pela caixa de texto com um ponto de interrogação?
 
 
 
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Cable Modem
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Unipolar, polar e bipolar são categorias de codificação _____________________________ :
	
	
	
	
	
	
	
	
	de linha
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Analise as sentenças abaixo relativas as características técnicas do acesso à Internet via TV a cabo para o usuário doméstico?
i. O usuário não precisa discar para o provedor e esperar uma linha vaga para se conectar.
ii. Altas taxas de transferência. 
iii. A velocidade de transmissão do Cable Modem pode chegar até a 10 Mbps. 
iv. Ao ligar o computador o usuário já estará conectado. 
v. Pode haver interferência com os canais "normais" da TV a Cabo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	i, ii e iv
	
	
		5.
		Uma rede de computadores é projetada para enviar informação entre os dispositivos que a compõem. Durante a implementação de uma rede temos duas escolhas: converter a informação em um sinal digital ou sinal analógico. A codificação de linha é o processo de converter dados binários, ou seja, uma sequência de bits, em sinais digitais. Nos nossos computadores atuais, os dados estão armazenados na memória principal do computador, são sequências de bits que a codificação de linha converte em sinais digitais. Qual das alternativas abaixo não representam esses dados ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Relógio de sincronismo
	
	
		6.
		No sistema de difusão de televisão pública, podemos dizer que a comunicação se faz em modo:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	multiponto
	
	
		1.
		Todas as camadas no modelo OSI e TCP/IP têm serviços característicos das camadas. No caso da camada de Enlace de Dados, qual o serviço relacionado nos itens abaixo não faz parte dessa camada ?
	
	
	
	
	
	o controle de erros
	
	
	o controle de fluxo
	
	
	endereçamento inter-redes
	
	
	controle de transmissão
	
	
	enquadramento, montagem e delimitação dos quadros
	
		2.
		Qual técnica de multiplexação é usada para sinais digitais:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	TDM
	
	
		3.
		Qual técnica de multiplexação é usada para transmitir dados analógicos?
	
	
	
	
	
	
	
	
	FDM
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		As proposições a seguir abordam conceitos básicos sobre multiplexação. Indique a afirmação CORRETA.
	
	
	
	
	
	O CDMA é uma forma de múltiplo acesso que permite a distinção entre sinais oriundos de usuários diferentes que tenham sido transmitidos simultaneamen-te e numa mesma faixa de frequência.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		A camada de enlace transforma a transmissão bruta de bits (da camada física) em um link de comunicação de dados host-a-host. Portanto, a camada de enlace é responsável por transferir quadros (frames) entre nós adjacentes através de um link. Os protocolos de enlace podem oferecer diferentes serviços. Quais dos tipos abaixo não se enquadram como um serviço da camada de enlace ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Endereçamento lógico
	
	
	
	
	
		6.
		Talvez o melhor exemplo de representação de informação analógica seja a voz humana. Quando umapessoa fala é gerada uma onda analógica no ar. Essa onda pode ser capturada por um microfone e convertida em um sinal analógico ou amostrada e convertida em um sinal digital. Assim como a informação, os sinais podem ser representados na forma analógica ou digital. A onda senoidal é a forma fundamental de um sinal analógico periódico de maior importância na comunicação de dados. A variação em cada arco dessa senóide obedece a uma função. Qual das alternativas abaixo não está correta ?
	
	
	
	
	
	- quadratura do sinal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		1.
		Qual dos serviços abaixo N Ã O representa os principais serviços do protocolo PPP ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	- o flag de início e fim do quadro PPP é 01111110, ele é um protocolo orientado a bit
	
	
		2.
		No HDLC existe um flag no início e no fim do quadro que é 01111110. Este flag tem por finalidade indicar o início e o fim de um quadro. Porém, este valor pode ser parte da mensagem sendo transmitida. Assim, para que este valor possa ser transmitido, quando ele aparece ele sofre uma alteração para evitar que o padrão ocorra. Qual o nome que se dá a esta técnica?
	
	
	
	
	
	
	
	
	Bit stuffing
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Suponha que a mensagem 0101101111100101100 expressa em bit tenha que ser enviada por um quadro HDLC. Como ela será enviada?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	01011011111000101100
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Quais subcamadas existem na camada de enlace?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	LLC (Logical Link Control) e MAC (Media Access Control)
	
	
	
	
	
		5.
		No Enlace multiponto ou de acesso ao meio, cada adaptador possui um endereço único atribuído na sua fabricação chamado MAC Address de 48 bits, bem diferente de um endereço IP do equipamento na rede. Qual o protocolo faz a tradução do endereço IP para o endereço MAC ?
	
	
	
	
	
	ARP
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		O protocolo SDLC é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	Orientado a bit
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		1.
		Qual a alternativa abaixo, exemplos de métodos de detecção de erro na camada de enlace, não corresponde a um método válido ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Perda de pacote
	
	
	
	
	
		2.
		A camada de enlace é responsável por transferir quadros (frames) entre:
	
	
	
	
	
	Nós adjacentes
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Em uma rede Ethernet cada dispositivo tem um endereço único chamado endereço MAC. Qual o tamanho em bits deste endereço?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	48 bits
	
	
		4.
		Suponha que você queira interligar dois roteadores em dois andares de uma companhia separados por 150 m de distância. Com que tipo de cabeamento você deve prover a infraestrutura de modo a tornar viável tal projeto?
	
	
	
	
	Por fibra ótica
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Quais a alternativa abaixo é um serviço oferecido pela camada de enlace de dados existente na pilha de protocolos TCP/IP ?
	
	
	
	
	
	
	Enquadramento
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Qual a diferença entre os padrões 1000Base-SX e 1000Base-LX?
	
	
	
	
	
	
	
	
	O padrão SX utiliza fibra multimodo e o padrão LX utiliza fibra monomodo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		1.
		Os padrões IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) para redes locais, fornecido pelo Projeto 802, especificam funções conjuntas de camada física e de camada de enlace. Em relação à camada enlace, o IEEE considera duas subcamadas, quais são elas?
	
	
	
	
	
	
	
	
	LLC (Logical Link Control) e MAC (Media Access Control)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Se você tiver que ligar o teu computador na rede via uma switch com conectores RJ-45, que tipo de cabo você usaria?
	
	
	
	
	
	UTP
	
	
		3.
		Associe o dispositivo à sua camada de atuação no modelo OSI:
Repetidor  -  HUB  -  Ponte  -  Switch  -  Roteador
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	fisica - física - enlace - enlace - rede
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Um Hub ou Repetidor pertence a qual camada da pilha de protocolos TCP/IP ?
	
	
	
	
	
	Física
	
	
		5.
		Uma Bridge ou Switch pertence a qual camada da pilha de protocolos TCP/IP ?
	
	
	
	
	
	Enlace
	
		1.
		As proposições a seguir abordam conceitos sobre topologias de redes e sobre comutação. 
I)  Numa rede em anel, a remoção de um nó que apresenta falha pode ser impossível se os repetidores imediatamente anterior e posterior ao elemento com falha estiverem a uma distância maior que o limite exigido pelo meio de transmissão.
II)  O "direito de transmitir" numa rede Token Ring é baseado na retenção de um padrão especial de bits por parte da estação que realizará a transmissão.
III) O bom funcionamento de uma rede que utiliza topologia em barra independe dos chamados "protocolos de múltiplo acesso ao meio".
IV) Uma das características comuns à comutação de pacotes e a de circuitos é o fato de cada trecho de uma mensagem a ser transmitida percorrer o mesmo caminho desde o transmissor até o receptor.
 
Estão corretas as sentenças: 
		
	
	
	
	
	I e II
	
	
		2.
		As proposições a seguir abordam conceitos relacionados às redes de computadores e às topologias das redes de comunicação de dados. Indique a única opção INCORRETA.
		
	
	
	
	
	
	 
	A classificação das redes de computadores acerca da abrangência geográfica é rigorosa, impedindo que se classifique, por exemplo, uma rede como LAN, caso a mesma se estenda por um raio maior que 10m.
	
	
	
	
	
		3.
		Quais os principais tipos de topologias existentes:
		
	
	
	
	 
	Estrela, barramento e anel
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Considerando o modelo de camadas TCP/IP, qual a alternativa está na ordem correta de camadas da inferior à superior?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Física, enlace, rede, transporte, aplicação.
	
	
	
	
		5.
		Uma conversa em um rádio Nextel pode ser classificada como sendo
		
	
	
	
	 
	half-duplex
	
	
		6.
		Sobre topologias físicas e lógicas em redes de computadores é CORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Uma topologia lógica em barramento pode ser obtida usando uma topologia física em estrela.
	
		1.
		Considerando o modelo OSI, a camada responsável pela interface com o meio de transmissão é:
	
	
	
	
	
	A camada física
	
	
		2.
		Nas redes de computadores, a comunicação entre duas entidades é coordenada pelos protocolos. Marque a opção que melhor define protocolos.
	
	
	
	
	
	
	 
	Um protocolo define na comunicação a sintaxe ¿ estrutura ou formato dos dados; a semântica ¿ o significado de cada seção de dados; e o timing ¿ quando os dados podem ser enviados e com que rapidez.
	
	
		3.
		Qual a camada do modelo TCP/IP responsável pelo encaminhamento do pacote da origem até o destino?Rede.
	
	
		4.
		Em relação ao modelo OSI, marque a opção da camada responsável pela definição abaixo.
" A função desta camada é administrar e sincronizar diálogos entre dois processos de aplicação. Este nível oferece dois tipos principais de diálogo: half duplex e full duplex.
Este nível fornece mecanismos que permitem estruturar os circuitos oferecidos para o nível de transporte. Neste nível ocorre a quebra de um pacote com o posicionamento de uma marca lógica ao longo do diálogo. Esta marca tem como finalidade identificar os blocos recebidos para que não ocorra uma recarga, quando ocorrer erros na transmissão."
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	camada de sessão
	
	
		5.
		São exemplos de conectores utilizados em cabo coaxial, par trançado e fibra ótica, respectivamente:
	
	
	
	
	
	BNC, RJ45 e ST
	
	
	
		6.
		Qual a unidade de transmissão da camada de rede?
	
	
	
	
	
	Pacote
	
		1.
		Ainda mais sobre sinais, existem quatro parâmetros de medida usados na comunicação de dados. Qual dos parâmetros apresentados abaixo não está correto ?
		
	
	
	
	
	- o tempo de propagação mede o tempo necessário para que o sinal ou um bit viaje de acordo com a sua fase.
	
	
		2.
		Quando estudamos um sinal analógico periódico, vimos que ele era composto de ondas senoidais múltiplas, representadas por três parâmetros: Amplitude - freqüência - fase
 É   C O R R E T O   afirmar que:
		
	
	
	
	
	- Os canais passa-baixa permitem a passagem de frequências de 0 (zero) até f1.
	
	
		3.
		Ao desenvolver uma aplicação o desenvolvedor utilizará uma as duas arquiteturas mais utilizadas em aplicações de rede: a arquitetura cliente servidor ou a arquitetura P2P, já estudadas na aula passada. No caso dos protocolos da camada de aplicação da pilha TCP/IP, eles utilizam a arquitetura cliente servidor. Em aplicações que empregam a arquitetura cliente-servidor um único servidor deve ser capaz de atender a todas as requisições de seus clientes. Qual dos protocolos abaixo não pertence à camada de aplicação ?
		
	
	
	
	
	ICMP
	
	
		4.
		Nos rádios temos, normalmente, dois tipos de ondas que são recebidas: as AM e as FM. Na recepção das AM que tipo de parâmetro está modulado:
		
	
	
	
	
	Amplitude
	
	
		5.
		Uma onda senoidal fica bem definida através da amplitude, freqüência e fase. Em nossos estudos temos mostrado graficamente ondas senoidais esboçadas usando o que é chamado domínio do tempo. Para mostrar a relação entre amplitude e freqüência de um sinal podemos usar o que é denominado domínio de freqüência. Das afirmativas abaixo qual a que não está correta ?
		
	
	
	
	
	- um sinal de uma única freqüência não é útil aos propósitos da comunicação de dados, necessitamos mudar uma ou mais características do sinal para torná-lo útil.
	
	
	- quando modificamos qualquer uma das características de um sinal simples associamos ao novo sinal outras componentes de freqüência e, assim, o transformamos em um sinal composto.
	
	
	- de acordo com a analise de Fourier, qualquer sinal composto pode ser representado por uma combinação de senoides simples de diferentes freqüências, amplitudes e fases.
	
	
	- a melhor forma de representar um sinal analógico é usando o domínio de freqüência.
	
	
	- de acordo com a analise de Fourier, qualquer sinal composto não pode ser representado por uma combinação de senoides simples de diferentes freqüências, amplitudes e fases.
	
	
		6.
		Nos rádios temos, normalmente, dois tipos de ondas que são recebidas: as AM e as FM. Na recepção das FM que tipo de parâmetro está modulado:
		
	
	
	
	
	Frequência
	
		1.
		São causas de perdas e erros na comunicação de dados:
	
	
	
	
	
	Atenuação, distorção e ruído
	
	
		2.
		Os sinais trafegam por meios de transmissão imperfeitos, q que causa erros e perdas na comunicação de dados.
_____________ significa perda de energia do sinal, ela acontece quando um sinal trafega por um meio físico. Amplificadores de sinal podem compensar a perda de energia no sinal. O decibel (dB) mede as intensidades relativas de dois sinais ou de um sinal em dois pontos diferentes.
 
A afirmativa acima refere-se:
 
	
	
	
	
	
	Atenuação
	
	
		3.
		Marque a opção que apresente as formas básicas de modulação digital-analógica.
	
	
	
	
	
	Modulação por chaveamento de Amplitude - Modulação por chaveamento de Frequência - Modulação por chaveamento de Fase
	
	
		4.
		Em relação aos outros tipos de cabeamentos utilizados em redes, marque a opção que NÃO apresenta uma vantagem da utilização de Fibra Ótica.
	
	
	
	
	
	Alta Atenuação de sinal
	
	
		5.
		O sinal do rádio que você sintoniza no seu carro é o exemplo de um sinal:
	
	
	
	
	
	Analógico
	
	
		6.
		Cabos e fibras normalmente são exemplos de meios físicos para transmissão de dados. Eles representam uma classe de meios físicos denominados:
	
	
	
	
	
	guiados
	
			1.
		Denominamos multiplexação as técnicas que permitem transmissão de múltiplos sinais através de um meio. Na prática cada transmissor e receptor necessita de um multiplexador e demultiplexador para comunicação bidirecional. Qual das afirmativas abaixo sobre multiplexação por divisão de frequência (FDM) - não se enquadra nesse tipo de multiplexação ?
	
	
	
	
	
	
	- Em vez de compartilhar parte da largura de banda, o tempo é que é compartilhado.
	
		2.
		Transmitir dados através de uma rede significa enviar bits através de um meio de transmissão. Assim, para transmissão de dados de um dispositivo a outro (inclusive entre teclado e computador, por exemplo) devemos levar em conta a fiação, e se um bit é enviado por vez ou se um agrupamento de bits é enviado. A transmissão de dados binários por um meio de transmissão pode ser realizada de forma paralela ou de forma serial. Qual das afirmativas abaixo não está de acordo com a transmissão serial assíncrona?
	
	
	
	
	
	- Na transmissão assíncrona , em geral, se usa n fios para enviar n bits por vez.
	
	
		3.
		No nosso estudo de modos de transmissão e multiplexação nós aprendemos que para o uso da FDM, Modulação por Divisão de Freqüência, necessitamos de algumas características nessa transmissão. Qual dessas características abaixo não se aplica a FDM ?
	
	
	
	
	
	
	
	- em vez de compartilhar parte da largura de banda, o tempo é que é compartilhado nessa modadlidade
	
	
	
	
		4.
		Denominamos multiplexação as técnicas que permitem transmissão de múltiplos sinais através de um meio. Na prática cada transmissor e receptor necessita de um multiplexador e demultiplexador para comunicação bidirecional. Qual das afirmativas abaixo sobre multiplexação por divisão de tempo: TDM - se enquadra nesse tipo de multiplexação ?
	
	
	
	
	
	- Deve haver uma devida separação (banda de proteção), ou seja, um intervalo, para evitar interferências.
	
	
	- Na multiplexação por divisão do tempo (Time Division Miltiplexing - TDM), em vez de compartilhar parte da largura de banda, como acontece no FDM, o tempo é que é compartilhado.
	
	
	- Cada transmissor e receptor necessita de um multiplexador e demultiplexador para comunicação bidirecional.
	
	
	- Os transmissores e receptores são configuradospara transmitir e aceitar uma portadora de uma dada freqüência
	
	
	- Múltiplas portadoras podem passar sobre o mesmo fio, ao mesmo tempo, sem interferências.
	
	
		5.
		Em um sistema multiplexado, n linhas de entrada, compartilham a largura de banda do enlace (caminho físico: um enlace pode ter vários canais). Estas linhas direcionam seu fluxo para um multiplexador (MUX), que os combina em um fluxo agregado (vários-para-um). No lado receptor, um demultiplexador (DEMUX) separa o fluxo agregado em suas componentes originais (uma-para-várias). As técnicas principais de multiplexação são: multiplexação por divisão de frequência, multiplexação por divisão de comprimento de onda e multiplexação por divisão de tempo. Qual das afirmativas abaixo sobre multiplexação por divisão de comprimento de onda: WDM - se enquadra nesse tipo de multiplexação ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	- Tecnicamente, WDM é a FDM óptica, ou seja, é o conceito de multiplexação por divisão de frequência aplicado aos sistemas ópticos de transmissão.
	
	
	
		6.
		Transmitir dados através de uma rede significa enviar bits através de um meio de transmissão. Assim, para transmissão de dados de um dispositivo a outro (inclusive entre teclado e computador, por exemplo) devemos levar em conta a fiação, e se um bit é enviado por vez ou se um agrupamento de bits é enviado. A transmissão de dados binários por um meio de transmissão pode ser realizada de forma paralela ou de forma serial. Qual das afirmativas abaixo não está de acordo com a transmissão serial assíncrona?
	
	
	
	
	
	- Na transmissão assíncrona , em geral, se usa n fios para enviar n bits por vez.
	
		1.
		Qual técnica de multiplexação é usada para transmitir dados analógicos?
	
	
	
	
	
	FDM
	
	
		2.
		Marque a opção que melhor representa Multiplexação
	
	
	
	
	
	Técnicas que permitem transmissão de múltiplos sinais através de um meio. Na prática cada transmissor e receptor necessita de um multiplexador e demultiplexador para comunicação bidirecional.
	
	
	
	
	
	
		3.
		Qual técnica de multiplexação é usada para sinais digitais:
	
	
	
	
	
	TDM
	
	
		4.
		Talvez o melhor exemplo de representação de informação analógica seja a voz humana. Quando uma pessoa fala é gerada uma onda analógica no ar. Essa onda pode ser capturada por um microfone e convertida em um sinal analógico ou amostrada e convertida em um sinal digital. Assim como a informação, os sinais podem ser representados na forma analógica ou digital. Qual das alternativas abaixo não está de acordo com a representação de sinais ?
	
	
	
	
	
	- na comunicação de dados, utilizamos frequentemente sinais analógicos não periodicos.
	
	
		5.
		Qual a camada do modelo OSI é responsável pela tecnologia que será usada para a transmissão do pacote?
	
	
	
	
	
	Rede
	
	
	Aplicação
	
	
	Enlace
	
	
	Transporte
	
	
	Física
	
	
		6.
		Talvez o melhor exemplo de representação de informação analógica seja a voz humana. Quando uma pessoa fala é gerada uma onda analógica no ar. Essa onda pode ser capturada por um microfone e convertida em um sinal analógico ou amostrada e convertida em um sinal digital. Assim como a informação, os sinais podem ser representados na forma analógica ou digital. A onda senoidal é a forma fundamental de um sinal analógico periódico de maior importância na comunicação de dados. A variação em cada arco dessa senóide obedece a uma função. Qual das alternativas abaixo não está correta ?
	
	
	
	
	
	
	
	- quadratura do sinal
	
		1.
		O protocolo HDLC é:
	
	
	
	
	
	Orientado a caractere
	
	
	Orientado a mensagem
	
	
	Orientado a palavra
	
	
	Orientado a conversação
	
	
	Orientado a bit
	
	
		2.
		O protocolo SDLC é:
	
	
	
	
	
	Orientado a mensagem
	
	
	Orientado a bit
	
	
	Orientado a palavra
	
	
	Orientado a conversação
	
	
	Orientado a caractere
	
	
		3.
		Suponha que a mensagem 0101101111100101100 expressa em bit tenha que ser enviada por um quadro HDLC. Como ela será enviada?
	
	
	
	
	
	01011011110111101100
	
	
	01011011110100101100
	
	
	01011011111000101100
	
	
	01011011011100101100
	
	
	01011011111100101100
	
	
		4.
		Quais subcamadas existem na camada de enlace?
	
	
	
	
	
	LAC (Logical Access Control) e MAL (Media Access Link)
	
	
	LLC (Logical Link Control) e MAC (Media Access Control)
	
	
	LAC (Logical Access Control) e MAC (Media Access Control)
	
	
	LAL (logical Access Link) e MAL (Media Access Link)
	
	
	LLC (Logical Link Control) e MAL (Media Access Link)
	
	
		5.
		Com relação à camada de enlace de dados é ERRADO afirmar que ?
	
	
	
	
	
	- o enquadramento é necessário porque a camada de enlace precisa empacotar os bits em quadros (frames) de forma que cada quadro seja distinguível um do outro.
	
	
	- os quadros encaminhados, em geral, não possuem tamanho fixo
	
	
	- um enlace multiponto tem um único transmissor e um único receptor
	
	
	- são necessários métodos eficientes para delimitar o final de um quadro e o início do próximo quando entregues à camada física para transmissão
	
	
	- existem na camada de enlace protocolos orientados a caractere e os protocolos orientado a bit
	
	
		6.
		Qual dos serviços abaixo N Ã O representa os principais serviços do protocolo PPP ?
	
	
	
	
	
	- o flag de início e fim do quadro PPP é 01111110, ele é um protocolo orientado a bit
	
	
	- transporte de qualquer padrão de bits no campo de dados
	
	
	- estabelecimento e manutenção da conexão
	
	
	- negociação do endereço da camada de rede
	
	
	- delimitação dos quadros e detecção de erros
	
	
		1.
		Hoje já se consegue utilizar 10GE normalmente em meios elétricos utilizando-se cat-6A. Para uma rede FastEthernet elétrica o normal é ter o cabeamento com padrão:
	
	
	
	
	
	Cat-4
	
	
	Cat-5e
	
	
	Cat-3.5
	
	
	Cat-2
	
	
	Cat-3
	
	
		2.
		O responsável pelo escritório de advocacia A&A montou um rede local no escritório da companhia baseado em cabeamento padrão Cat-5e. As distâncias dos nós à switch central variam de 5 m até 110 m. Após a rede instalada alguns usuários reclamavam que não conseguiam ¿enxergar¿ as estações na rede. O que você acha que há de errado na montagem da rede?
	
	
	
	
	
	Falta conhecimento à máquina para reconhecer as demais
	
	
	A placa de rede o usuário que está reclamando precisa ser trocada
	
	
	O cabeamento cat5-e atinge no máximo pela norma EIA-568 até 95 m
	
	
	Falta treinamento à máquina para reconhecer as demais
	
	
	O usuário não sabe utilizar a rede
	
	
		3.
		Em uma rede Ethernet cada dispositivo tem um endereço único chamado endereço MAC. Qual o tamanho em bits deste endereço?
	
	
	
	
	
	64 bits
	
	
	128 bits
	
	
	32 bits
	
	
	56 bits
	
	
	48 bits
	
	
		4.
		Suponha que você queira interligar dois roteadores em dois andares de uma companhia separados por 150 m de distância. Com que tipo de cabeamento você deve prover a infraestrutura de modo a tornar viável tal projeto?
	
	
	
	
	
	Por fibra ótica
	
	
	Por transdutor condutor elétrico
	
	
	Por um par metálico
	
	
	Por cabo coaxial
	
	
	Por cabo de pares trançados5.
		Qual a alternativa abaixo, exemplos de métodos de detecção de erro na camada de enlace, não corresponde a um método válido ?
	
	
	
	
	
	Retransmissão de dados
	
	
	Perda de pacote
	
	
	Checksum
	
	
	Teste de paridade
	
	
	Teste de redundância cíclica
	
	
		6.
		Qual a diferença entre os padrões 1000Base-SX e 1000Base-LX?
	
	
	
	
	
	O padrão SX utiliza fibra monomodo e o padrão LX utiliza fibra multimodo
	
	
	Nenhuma opção está correta
	
	
	Os padrões SX e LX não têm diferença e utilizam fibra multimodo
	
	
	Os padrões SX e LX não têm diferença e utilizam fibra monomodo
	
	
	O padrão SX utiliza fibra multimodo e o padrão LX utiliza fibra monomodo
	
		1.
		Associe o dispositivo à sua camada de atuação no modelo OSI:
Repetidor  -  HUB  -  Ponte  -  Switch  -  Roteador
	
	
	
	
	
	física - física - enlace - rede - enlace
	
	
	fisica - física - enlace - enlace - rede
	
	
	física - física - enlace - rede - rede
	
	
	física - enlace - enlace - enlace - rede
	
	
	física - enlace - enlace - rede - rede
	
	
		2.
		Um Hub ou Repetidor pertence a qual camada da pilha de protocolos TCP/IP ?
	
	
	
	
	
	Física
	
	
	Transporte
	
	
	Enlace
	
	
	Aplicação
	
	
	Rede
	
	
		3.
		Uma Bridge ou Switch pertence a qual camada da pilha de protocolos TCP/IP ?
	
	
	
	
	
	Aplicação
	
	
	Rede
	
	
	Transporte
	
	
	Física
	
	
	Enlace
	
	
		4.
		Se você tiver que ligar o teu computador na rede via uma switch com conectores RJ-45, que tipo de cabo você usaria?
	
	
	
	
	
	Fibra ótica
	
	
	STP
	
	
	UTP
	
	
	SSTP
	
	
	coaxial
	
	
		5.
		Os padrões IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) para redes locais, fornecido pelo Projeto 802, especificam funções conjuntas de camada física e de camada de enlace. Em relação à camada enlace, o IEEE considera duas subcamadas, quais são elas?
	
	
	
	
	
	LLC (Logical Link Control) e MAC (Media Access Control)
	
	
	MAC (Media Access Control) e IP
	
	
	MAC (Media Access Control) e ARP
	
	
	MAC (Media Access Control) e Ethernet
	
	
	LLC (Logical Link Control) e IPv4
	
	
		6.
		Até que parte do quadro Ethernet deve ser lida por um switch store-and-forward antes que ele seja retransmitido?
	
	
	
	
	
	C
	
	
	E
	
	
	A
	
	
	B
	
	
	D
Aula 1
	 1a Questão (Ref.: 201402145484)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Os protocolos _______________.
		
	
	não têm referência alguma com "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação de dados
	
	referem-se a forma como os enlaces físicos e os nós de comutação estão organizados
	
	representam a forma em que os módulos processadores estão logicamente distribuídos na rede
	 
	referem-se a uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais
	
	representam a forma em que os módulos processadores estão fisicamente distribuídos na rede
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402171540)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Quais dos elementos abaixo representam componentes básicos da comunicação de dados?
		
	
	comunicação, hardware,canal
	
	Monitor, canal, protocolo
	
	hardware, software, mensagem
	
	hardware, software, comunicação
	 
	Mensagem, canal, protocolo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402142261)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Uma  conexão onde dois componentes utilizam toda a capacidade do enlace é dita:
		
	
	Multiponto
	
	Estrela
	
	Enlace simples
	 
	Ponto a ponto
	
	Enlace duplo
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402142245)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	 Sistemas onde a comunicação ocorre em ambos os sentidos simultaneamente são chamados de:
		
	 
	Full Duplex
	
	Completos
	
	Half Duplex
	
	Simplex 
	
	Half Duplex completo
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402142646)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Podemos classificar as topologias de redes existentes em:
Ponto-a-ponto;
Multiponto,
Anel;
Estrela;
Barra;
Estão corretas as opções:
		
	
	I, II e III;
	
	II, III e IV;
	
	II, IV e V;
	 
	III, IV e V;
	
	I, II e IV;
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402363585)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A Internet é
		
	
	uma rede de redes, organizada de forma rígida
	
	usuários livres para escrever sobre o que quiser
	
	um conjunto de máquina anárquicas em revolução intelectual
	 
	uma rede de redes, livremente hierárquica
	
	um conjunto livremente organizado de nós e usuários
Aula 2
	
	 1a Questão (Ref.: 201402142717)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A unidade de transmissão da camada de _____________ é o quadro.
		
	
	Física.
	
	Apresentação.
	
	Aplicação.
	
	Sessão.
	 
	Enlace.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402142393)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O modelo OSI segue o princípio de "Dividir e Conquistar" para facilitar o processo de comunicação. Dividir tarefas maiores em menores facilita a gerenciabilidade. O modelo OSI está dividido em camadas. Entre as oçpes abaixo, qual NÃO representa uma vantagem de se trabalhar com camadas.
		
	 
	Permite generalização, o que significa que se uma característica interna de uma camada for alterada, as outras camadas devem ser revistas para garantir a compatibilidade.
	
	Dividir a complexidade de uma rede em subcamadas mais gerenciáveis.
	 
	Os desenvolvedores podem trocar as características de uma camada sem alterar todo o código.
	
	Usar interfaces padronizadas para facilitar a interoperabilidade.
	
	Permite especialização, o que também ajuda o progresso da indústria tecnológica
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402142708)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual a unidade de transmissão da camada de rede?
		
	 
	Bit
	
	Mensagem
	
	Byte
	 
	Pacote
	
	Quadro
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402142394)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação ao modelo OSI, marque a opção da camada responsável pela definição abaixo.
"A função desta camada é assegurar que a informação seja transmitida de tal forma que possa ser entendida e usada pelo receptor. Dessa forma, este nível pode modificar a sintaxe da mensagem, mas preservando sua semântica. Por exemplo, uma aplicação pode gerar uma mensagem em ASCII mesmo que a estação interlocutora utilize outra forma de codificação (como EBCDIC). A tradução entre os dois formatos é feita neste nível."
		
	
	camada de sessão
	
	camada de redes
	
	camada de transporte
	
	camada de aplicação
	 
	camada de apresentação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402142271)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considerando o modelo OSI, a camada responsável pela interface com o meio de transmissão é:
		
	
	A camada de transporte
	 
	A camada física
	
	A camada de conexão
	
	A camada de enlace
	 
	A camada de rede
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402142395)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)Em relação ao modelo OSI, marque a opção da camada responsável pela definição abaixo.
" A função desta camada é administrar e sincronizar diálogos entre dois processos de aplicação. Este nível oferece dois tipos principais de diálogo: half duplex e full duplex.
Este nível fornece mecanismos que permitem estruturar os circuitos oferecidos para o nível de transporte. Neste nível ocorre a quebra de um pacote com o posicionamento de uma marca lógica ao longo do diálogo. Esta marca tem como finalidade identificar os blocos recebidos para que não ocorra uma recarga, quando ocorrer erros na transmissão."
		
	 
	camada de sessão
	 
	camada de redes
	
	camada de aplicação
	
	camada de transporte
	
	camada de apresentação
Aula 3
	 1a Questão (Ref.: 201402362872)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Os meios de transmissão são equivalentes ao um:
		
	
	Filtro eleva-faixa
	
	Filtro passa-alto
	
	Filtro eliminia-faixa
	 
	Filtro passa-baixo
	 
	Filtro passa-faixa
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402362870)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Por que um sinal digital é um sinal analógico composto por frequências que vão de zero a infinito?
		
	 
	Pela modelagem de Fourier
	 
	Pela decomposição em sinais algébricos
	
	Pelo Teorema de Nyquist
	
	Pela Lei de Shannon
	
	Pela natureza algébrica de um sinal
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402362873)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Um oscilador gera um sinal padrão para sincronização de relógios. Este sinal é digitalizado e deve ser transmitido através de um meio de baixa velocidade. O que você de realizar com este sinal para poder transmiti-lo?
		
	 
	Modular o sinal
	
	Reduzir o sinal a metade
	
	Aumentar a frequência mãe
	
	Duplicar o sinal
	
	Não transmitir
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402341331)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A modulação é necessária para "casar" o sinal com o meio de transmissão. Qual o item abaixo não envolve considerações importantes sobre modulação ?
		
	
	modulação para multiplexação
	
	modulação para designação de frequência
	 
	modulação para facilidade de escolha do protocolo
	
	modulação para redução de ruído e interferência
	
	modulação para superar limitações de equipamentos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402388000)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Como é chamado o processo de variação e alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem, que pode incluir também uma codificação?
		
	
	Sinalização
	
	Interpretação
	
	Multiplexação
	 
	Modulação
	
	Encapsulamento
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402855753)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Para serem transmitidos, os dados devem ser convertidos em sinais eletromagnéticos. Os sinais podem ser analógicos ou digitais. Qual a afirmativa abaixo não está correta ?
		
	 
	- um sinal periódico evolui no tempo sem exibir um padrão ou completar um ciclo.
	
	- sinais analógicos possuem um numero infinito de valores distribuídos numa faixa.
	
	- na comunicação de dados, utilizamos frequentemente sinais analógicos periódicos e sinais digitais não periódicos.
	
	- sinais digitas possuem apenas um numero limitado de valores.
	
	- um sinal periódico completa um padrão dentro de um intervalo de tempo mensurável.
Aula 4
		1.
		Um sinal transmitido em um cabo coaxial trafega por um trecho grande e quando chega ao seu destino não é suficientemente forte para ser reconhecido. Qual o nome dado a este fenômeno?
	
	
	
	
	 
	Distorção
	
	 
	Atenuação
	
	
	Refração
	
	
	Ruído
	
	
	Eco
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		
Fonte: FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. p. 59.
3. A figura acima, mostra um sinal A com frequência de 6Hz, e, portanto, 6 períodos em 1 segundo. Em se tratando da relação entre a frequência e o período de um sinal, suponha um sinal B, de forma que a frequência do sinal B seja o dobro da frequência do sinal A. Então, o que podemos dizer em relação a cada período de B:
 
	
	
	
	
	 
	Um período de B é duas vezes o de A.
	
	 
	Um período de B é metade que o de A.
	
	
	Um período de B é indeterminado, em relação ao de A.
	
	
	Um período de B é o mesmo que o de A.
	
	
	Um período de B é seis vezes o de A.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Como os meios de transmissão são imperfeitos, o sinal recebido pode não ser igual ao sinal transmitido. Para dados digitais, essa diferença pode provocar erros. A atenuação acontece quando e sinal trafega por um meio físico de um transmissor a um receptor. A perda na transmissão por causa da atenuação acontece:
	
	
	
	
	 
	Quando o sinal muda sua forma ou formato.
	
	
	Com a inserção de um sinal com grande energia em um curto espaço de tempo.
	
	 
	Quando o sinal perde parte de sua energia para superar a resistência do meio.
	
	
	Com a inserção de um sinal extra, que interfere no original, enviado pelo transmissor.
	
	
	Pela perda de luz do sinal.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A corrente induzida por um raio é um exemplo de um:
	
	
	
	
	 
	Refração
	
	
	Atenuação
	
	
	Distorção
	
	
	Cross-talk
	
	 
	Ruído
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Cabos e fibras normalmente são exemplos de meios físicos para transmissão de dados. Eles representam uma classe de meios físicos denominados:
	
	
	
	
	 
	não guiados
	
	 
	guiados
	
	
	por dispersão
	
	
	por reflexão
	
	
	por refração
	
	
	
		6.
		As proposições a seguir abordam conceitos básicos sobre transmissão de sinais e fontes de distorção. Indique a opção INCORRETA.
	
	
	
	
	 
	O ruído térmico é provocado pela agitação dos elétrons presentes nos condutores em todos os dispositivos eletrônicos e meios de transmissão.
	
	
	A ausência do casamento de impedâncias é a causa fundamental da presença de ecos nos sistemas de comunicação.
	
	 
	Na prática, há sistemas chamados ideais. Nesses casos, não existe atenuação.
	
	
	Numa transmissão, ainda que se despreze parte do conteúdo espectral de um sinal, é possível que o mesmo seja recebido de forma inteligível.
	
	
	Para a ocorrência da linha cruzada ou do crosstalk, não é necessário o contato direto entre dois meios físicos metálicos.
Aula 5
	
		1.
		Denominamos multiplexação as técnicas que permitem transmissão de múltiplos sinais através de um meio. Na prática cada transmissor e receptor necessita de um multiplexador e demultiplexador para comunicação bidirecional. Qual das afirmativas abaixo sobre multiplexação por divisão de tempo: TDM - se enquadra nesse tipo de multiplexação ?
	
	
	
	
	 
	- Na multiplexação por divisão do tempo (Time Division Miltiplexing - TDM), em vez de compartilhar parte da largura de banda, como acontece no FDM, o tempo é que é compartilhado.
	
	
	- Múltiplas portadoras podem passar sobre o mesmo fio, ao mesmo tempo, sem interferências.
	
	
	- Os transmissores e receptores são configurados para transmitir e aceitar uma portadora de uma dada freqüência
	
	
	- Deve haver uma devida separação (banda de proteção), ou seja, um intervalo, para evitar interferências.
	
	
	- Cada transmissor e receptor necessita de um multiplexador e demultiplexador para comunicação bidirecional.Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Transmitir dados através de uma rede significa enviar bits através de um meio de transmissão. Assim, para transmissão de dados de um dispositivo a outro (inclusive entre teclado e computador, por exemplo) devemos levar em conta a fiação, e se um bit é enviado por vez ou se um agrupamento de bits é enviado. A transmissão de dados binários por um meio de transmissão pode ser realizada de forma paralela ou de forma serial. Qual das afirmativas abaixo não está de acordo com a transmissão serial síncrona?
	
	
	
	
	 
	- A transmissão síncrona é caracterizada pela possibilidade de transmitir um bloco inteiro, sem um intervalo entre ele o próximo.
	
	
	- A vantagem da transmissão síncrona é a velocidade. Ela é usada, por exemplo, na transmissão de dados de um computador para outro.
	
	
	- Na transmissão serial síncrona os clocks do transmissor e do receptor precisam estar sincronizados.
	
	 
	- Na transmissão síncrona , o transmissor e receptor não se coordenam antes da transmissão de um dado caractere.
	
	
	- Sem os intervalos e os bits de parada e de início, não existe nenhum mecanismo para auxiliar o receptor a ajustar seu fluxo de sincronização de bits.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Um sinal composto formado por diversas frequencias sofreu mudança de forma entre o emissor e o receptor. Esta perda é denominada:
	
	
	
	
	 
	Latência
	
	
	Atenuação
	
	
	Filtro
	
	
	Ruído
	
	 
	Distorção
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Sinais analógicos são caracterizados por:
	
	
	
	
	 
	Somente pela amplitude
	
	
	Frequência e quantidade de bits
	
	
	Fase positiva e fase negativa
	
	
	Amplitude, quantidade de bits
	
	 
	Amplitude, frequência e fase
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		ASK, PSK, FSK e QAM são exemplos de conversões de ______________________ .
	
	
	
	
	 
	digital para digital
	
	
	analógico para analógico
	
	 
	digital para analógico
	
	
	multiplexação para analógica
	
	
	analógico para digital
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Se um sinal composto tem um conjunto de frequências onde a menor é 10 kHz e a maior é 100 kHz, então a largura de banda é:
	
	
	
	
	 
	110 kHz
	
	
	100 kHz
	
	
	80 kHz
	
	
	99 kHz
	
	 
	90 kHz
Aula 6
	
		1.
		O enlace ADSL, linha digital do assinate assimétrica, que possibilita maior velocidade no sentido downstream no acesso residencial à Internet. Ele usa uma das técnicas de multiplexação, qual técnica das abaixo relacionadas ?
	
	
	
	
	 
	QAM-64
	
	
	HFC
	
	
	WDM
	
	 
	FDM
	
	
	TDM
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		As proposições a seguir abordam conceitos básicos sobre transmissão de informação. Analise cada sentença e marque a opção que indica todas as verdadeiras. 
I) Quando se transmite uma informação, espera-se que seu significado seja preservado, que possa ser recuperado pelo destino e que possa ser manipulado.
II) Sinais correspondem à materialização específica das informações no momento da transmissão.
III) Os processos de comunicação são compostos de 3 elementos básicos: fonte de informação, informação e recepção de informação
 
IV) Em um baud, que corresponde ao menor elemento de sinalização dentro de um canal de transmissão, pode ser transmitido mais de um bit
V) Para que se codifique em binário 256 sinais distintos, são necessárias palavras de, no mínimo, 7 bits.
 
	
	
	
	
	 
	III, IV e V
	
	
	I, II, III, IV e V
	
	
	I, II e V
	
	
	II, III e V
	
	 
	I, II e IV
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O Manchester e NRZI são dois tipos conhecidos de:
	
	
	
	
	 
	métodos de compressão;
	
	
	algoritmos de criptografia;
	
	
	Métodos de multiplexação.
	
	
	algoritmos de roteamento;
	
	 
	métodos de codificação;
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		No sistema de difusão de televisão pública, podemos dizer que a comunicação se faz em modo:
	
	
	
	
	 
	por reflectância
	
	
	bidirecional
	
	 
	multiponto
	
	
	por difusão ótica
	
	
	ponto a ponto
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Analise as sentenças abaixo relativas as características técnicas do acesso à Internet via TV a cabo para o usuário doméstico?
i. O usuário não precisa discar para o provedor e esperar uma linha vaga para se conectar.
ii. Altas taxas de transferência. 
iii. A velocidade de transmissão do Cable Modem pode chegar até a 10 Mbps. 
iv. Ao ligar o computador o usuário já estará conectado. 
v. Pode haver interferência com os canais "normais" da TV a Cabo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	
	 
	ii, iii e iv
	
	 
	i, ii e iv
	
	
	i, ii e iii
	
	
	iii, iv e v
	
	
	i e ii
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Uma rede de computadores é projetada para enviar informação entre os dispositivos que a compõem. Durante a implementação de uma rede temos duas escolhas: converter a informação em um sinal digital ou sinal analógico. A codificação de linha é o processo de converter dados binários, ou seja, uma sequência de bits, em sinais digitais. Nos nossos computadores atuais, os dados estão armazenados na memória principal do computador, são sequências de bits que a codificação de linha converte em sinais digitais. Qual das alternativas abaixo não representam esses dados ?
	
	
	
	
	 
	Relógio de sincronismo
	
	
	Áudio
	
	
	Textos alfanuméricos
	
	
	Imagens
	
	
	Vídeo
Aula 7
	
		1.
		Todas as camadas no modelo OSI e TCP/IP têm serviços característicos das camadas. No caso da camada de Enlace de Dados, qual o serviço relacionado nos itens abaixo não faz parte dessa camada ?
	
	
	
	
	 
	o controle de erros
	
	
	controle de transmissão
	
	
	o controle de fluxo
	
	 
	endereçamento inter-redes
	
	
	enquadramento, montagem e delimitação dos quadros
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Qual técnica de multiplexação é usada para sinais digitais:
	
	
	
	
	 
	CDM
	
	
	FDM
	
	 
	TDM
	
	
	PDM
	
	
	WDM
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Qual técnica de multiplexação é usada para transmitir dados analógicos?
	
	
	
	
	 
	FHSS
	
	 
	FDM
	
	
	TDM
	
	
	Espalhamento espectral
	
	
	WDM
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		As proposições a seguir abordam conceitos básicos sobre multiplexação. Indique a afirmação CORRETA.
	
	
	
	
	 
	A TDM é a multiplexação empregada nos sistemas telefônicos atuais. Adequada ao cenário de comunicação digital, essa técnica permite a composição de redes hierárquicas com o benefício de manter fixa a taxa de transmissão em bits/segundo, independente-mente do nível hierárquico considerado.
	
	
	No TDM síncrono, cada equipamento da rede possui um relógio independente. Se as frequências desses relógios forem iguais, o sincronismo na transmissão dos dados estará garantida.
	
	
	O emprego da divisão por frequência é restrito aos meios não guiados, isto é, aos sistemas via rádio. Isso explica o fato de esquemas como o ADSL empregarem outras técnicas, como a OFDM.
	
	
	A separação de sinais que tenham sido multiplexados por divisão na frequência requer apenas o uso de filtros.
	
	 
	O CDMA é uma forma de múltiplo acesso que permite a distinção entre sinais oriundos de usuários diferentes que tenham sido transmitidos simultaneamen-te e numa mesma faixade frequência.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A camada de enlace transforma a transmissão bruta de bits (da camada física) em um link de comunicação de dados host-a-host. Portanto, a camada de enlace é responsável por transferir quadros (frames) entre nós adjacentes através de um link. Os protocolos de enlace podem oferecer diferentes serviços. Quais dos tipos abaixo não se enquadram como um serviço da camada de enlace ?
	
	
	
	
	 
	Controle de fluxo
	
	
	Entrega confiável
	
	 
	Endereçamento lógico
	
	
	Enquadramento
	
	
	Endereçamento físico
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Talvez o melhor exemplo de representação de informação analógica seja a voz humana. Quando uma pessoa fala é gerada uma onda analógica no ar. Essa onda pode ser capturada por um microfone e convertida em um sinal analógico ou amostrada e convertida em um sinal digital. Assim como a informação, os sinais podem ser representados na forma analógica ou digital. A onda senoidal é a forma fundamental de um sinal analógico periódico de maior importância na comunicação de dados. A variação em cada arco dessa senóide obedece a uma função. Qual das alternativas abaixo não está correta ?
	
	
	
	
	 
	- quadratura do sinal
Aula 8
	
		1.
		O processo de conversão digital-analógica modifica uma das características de um sinal analógico com base nas informações contidas nos dados digitais. O princípio de operação do ASK (Amplitude Shift Keying) é que:
	
	
	
	
	
	
	 
	Tanto a frequência quanto a fase permanecem inalteradas, ao passo que a amplitude varia.
	
	
		2.
		No PPP existe um flag no início e no fim do quadro que é 01111110. Este flag tem por finalidade indicar o início e o fim de um quadro. Porém, este valor pode ser parte da mensagem sendo transmitida. Assim, para que este valor possa ser transmitido, quando ele aparece ele sofre uma alteração para evitar que o padrão ocorra. Qual o nome que se dá a esta técnica?
	
	
	
	
	 
	Byte stuffing
	
	
		3.
		Com relação à camada de enlace de dados é ERRADO afirmar que ?
	
	
	
	
	
	
	 
	- um enlace multiponto tem um único transmissor e um único receptor
	
	
		4.
		A Ethernet é um exemplo de uma rede que utiliza o protocolo:
	
	
	
	
	 
	CSMA/CD
	
	
		5.
		O protocolo HDLC é:
	
	
	
	
	 
	Orientado a bit
	
	
	
	
	
		6.
		Qual dos serviços abaixo N Ã O representa os principais serviços do protocolo PPP ?
	
	
	
	
	 
	- o flag de início e fim do quadro PPP é 01111110, ele é um protocolo orientado a bit
	
	
	
Aula 9
	
		1.
		A interface Gigabit Ethernet está se tornando comum nos equipamentos. Esta interface nas suas forma óticas estabelece a codificação NRZ combinada com o a codificação 8B/10B. Isto tem por princípio facilitar a:
	
	
	
	
	 
	Sincronização
	
	
	
	
	
	
		2.
		O responsável pelo escritório de advocacia A&A montou um rede local no escritório da companhia baseado em cabeamento padrão Cat-5e. As distâncias dos nós à switch central variam de 5 m até 110 m. Após a rede instalada alguns usuários reclamavam que não conseguiam ¿enxergar¿ as estações na rede. O que você acha que há de errado na montagem da rede?
	
	
	
	
	 
	O cabeamento cat5-e atinge no máximo pela norma EIA-568 até 95 m
	
	
	
		3.
		Considere uma rede Ethernet padrão como definida pelo IEEE 802.3. Dentro desta especificação qual a faixa de tamanho do payload do quadro Ethenet?
	
	
	
	
	 
	De 46 a 1500 bytes
	
	
	
		4.
		Hoje já se consegue utilizar 10GE normalmente em meios elétricos utilizando-se cat-6A. Para uma rede FastEthernet elétrica o normal é ter o cabeamento com padrão:
	
	
	
	
	 
	Cat-5e
	
	
		5.
		Os enlaces de acesso múltiplo são classificados em três tipos: divisão do canal, revezamento e acesso aleatório. Em um enlace de acesso aleatório o nó transmite quando tem algo a transmitir através de qual protocolo?
	
	
	
	
	
	 
	CSMA
	
	
		6.
		Qual a diferença entre os padrões 1000Base-SX e 1000Base-LX?
	
	
	
	
	
	 
	O padrão SX utiliza fibra multimodo e o padrão LX utiliza fibra monomodo
		1.
		A) Uma das funções do controle de enlace de dados é realizar o enquadramento, montagem e delimitação de quadros. Outros serviços que podem estar presentes na camada de enlace são: a inserção de endereços, o controle de fluxo, o controle de erros e o controle de transmissão (por exemplo, serviços full-duplex versus half-duplex).
B) HDLC é um protocolo orientado a bit para comunicação de dados, utilizando links ponto a ponto ou multiponto. Ele também realiza retransmissões de dados em caso de detecção de erros.
C) A camada de enlace de dados pode ser dividia em duas subcamadas: Sub-camada física e Sub-camada de Rede
Marque a opção correta:
	
	
	
	
	 
	Apenas as opções A e B estão corretas
	
	
	
		2.
		O protocolo HDLC (High-level Data Link Control) adiciona um flag com um padrão de 8 bits para delimitar um quadro.
PORQUE
Um dos serviço da camada de enlace é adicionar bits extra à informação para possibilitar controle de erros.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	
	
	
	
	
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
		3.
		Um Roteador pertence a qual camada da pilha de protocolos TCP/IP ?
	
	
	
	
	
	 
	Rede
	
	
		4.
		O que as bridges e os switches usam para tomar decisões de encaminhamento de pacotes?
	
	
	
	
	 
	O endereço físico
	
	
		5.
		Um protocolo da camada de enlace é usado para transportar um datagrama por um enlace individual. Ele define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidade do enlace, bem como as ações realizadas por esses nós ao enviar e receber pacotes. A unidade de dados trocada pelo protocolo de camada de enlace é denominada quadro e cada quadro encapsula um datagrama da camada de rede. Qual das alternativas abaixo não é um serviço da camada de enlace de dados ?
	
	
	
	 
	- protocolo IP
	
	
		1.
		A) Uma das funções do controle de enlace de dados é realizar o enquadramento, montagem e delimitação de quadros. Outros serviços que podem estar presentes na camada de enlace são: a inserção de endereços, o controle de fluxo, o controle de erros e o controle de transmissão (por exemplo, serviços full-duplex versus half-duplex).
B) HDLC é um protocolo orientado a bit para comunicação de dados, utilizando links ponto a ponto ou multiponto. Ele também realiza retransmissões de dados em caso de detecção de erros.
C) A camada de enlace de dados pode ser dividia em duas subcamadas: Sub-camada física e Sub-camada de Rede
Marque a opção correta:
	
	
	
	
	 
	Apenas as opções A e B estão corretas
	
	
		2.
		O protocolo HDLC (High-level Data Link Control) adiciona um flag com um padrão de 8 bits para delimitar um quadro.
PORQUE
Um dos serviço da camada de enlace é adicionar bits extra à informação para possibilitar controle de erros.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	
	
	
	
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
		3.
		Um Roteador pertence a qual camada da pilha de protocolos TCP/IP ?
	
	
	
	
	 
	Rede4.
		O que as bridges e os switches usam para tomar decisões de encaminhamento de pacotes?
	
	
	
	
	 
	O endereço físico
	
	
		5.
		Um protocolo da camada de enlace é usado para transportar um datagrama por um enlace individual. Ele define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidade do enlace, bem como as ações realizadas por esses nós ao enviar e receber pacotes. A unidade de dados trocada pelo protocolo de camada de enlace é denominada quadro e cada quadro encapsula um datagrama da camada de rede. Qual das alternativas abaixo não é um serviço da camada de enlace de dados ?
	
	
	
	
	 
	- protocolo IP
	
	
		6.
		As redes locais Ethernet representam atualmente o padrão mais utilizado para redes locais cabeadas. Qual a alternativa abaixo que não é um padrão ou uma evolução para essa tecnologia ?
	
	
	
	
	 
	P2P

Outros materiais