Buscar

Gestão Integrada de RH AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST1070_AV_201504302869 » GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201504302869 - TARSO RODRIGO SILVA DO AMARAL 
	Professor:
	ELIANE ABREU
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2016 16:40:25 
	
	 1a Questão (Ref.: 201504990306)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Cite dois objetivos da área de Gestão de pessoas.
		
	
Resposta: Treinamento e desenvolvimento; Administração de benefícios;
	
Gabarito: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Garantir um equilíbrio entre os interesses dos funcionários e os da organização; Contribuir para a melhoria do desempenho individual e organizacional; Atrair, desenvolver e manter profissionais qualificados; Garantir o comprometimento e a motivação dos indivíduos; Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; Administrar as mudanças
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504398643)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Hoje em dia, os riscos relacionados ao trabalho estão associados ao manuseio e controle de máquinas de alta tecnologia, de substâncias perigosas, bem como de substâncias radioativas. Estes riscos surgiram devido a determinada época histórica, que nos transformou e teve seus efeitos externalizados. Indique que época é esta, frisando suas principais consequências.
		
	
Resposta: No inicio da década de 90 o manuseio dessas substâncias perigosas ensejou na criação e no aprimoramento dos EPIs, fazendo com que de lá pra cá as organizações desenvolvessem e aprimorassem diversas técnicas de prevenção de acidentes e tivessem mais cuidado com a segurança de trabalho em geral.
	
Gabarito: A resposta deverá conter que a época se trata do período posterior à Revolução Industrial que continua até o momento presente e indicar suas principais consequências.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504917217)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora: 
		
	
	o olhar multidimensional de cada membro da equipe em busca de resultados comuns é completamente dissonante do modelo que congrega e compartilha objetivos.
	
	a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão. 
	
	os principais instrumentos de legitimidade organizacional devem ser baseados na regularidade e manutenção dos processos, bem como, na percepção particular daquele que está no topo da cadeia de comando.
	
	a capacidade de instituição do princípio da ordem e o conformismo em relação a valores inquestionáveis, como, por exemplo, rigidez e egoísmo, devem ser mantidos pelas organizações.
	
	devem as organizações adotar estruturais piramidais estáticas, perfeitamente capazes de se adequar aos condicionantes externos que exigem capacidade de adaptação. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505024910)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na administração de RH, fala-se em Estratégia Organizacional, fazem parte dessa estratégia dois tipos de análise, são elas:
		
	
	Análise Organizacional e análise interna
	
	Análise Organizacional e análise institucional
	
	A análise do ambiente e análise externa
	
	A análise do ambiente e análise organizacional
	
	Análise institucional e análise do ambiente 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504342720)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
		
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços. 
	
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504512474)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A aplicação de testes psicológicos em candidatos é utilizada como ferramenta acessória no processo de seleção para determinados cargos, pois eles avaliam:
		
	
	Aptidão física 
	
	Situações que serão vivenciadas pelos candidatos no futuro
	
	Aptidões e traços de personalidade
	
	Conhecimentos gerais e específicos
	
	Habilidades práticas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504565216)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Cada vez empresas que estão preocupadas e atentas à competitividade investem no processo de integração de seus novos funcionários, conhecido com a denominação de AMBIÊNCIA. Esse cuidado existe ou deveria existir, pois, no primeiro dia de trabalho, geralmente o funcionário fica muito apreensivo. Tudo é diferente, surgem muitas dúvidas, muita curiosidade, muita insegurança. Cada palavra, cada gesto tem um significado especial. Tendo como base os estudos realizados sobre ambiência, assinale a ÚNICA afirmativa INCORRETA:
		
	
	O RH não tem nenhuma obrigação de apresentar, no processo de ambientação, os fatores de riscos físicos, que eventualmente podem existir nas empresas, pois, isso é papel do setor de segurança do trabalho e deve ser feito depois do período de experiência do novo funcionário.
	
	É conveniente que o superior imediato oriente sobre os objetivos e o funcionamento do seu novo setor de trabalho, bem como sobre as relações que esse setor mantém com os demais setores da empresa. 
	
	O trabalho de promover a integração funcional deve ficar sob a responsabilidade do setor de Treinamento e Desenvolvimento, enquanto que a integração social pode ser liderada pelo Serviço Social ou por uma equipe interdisciplinar do RH.
	
	Estando o novo colaborador devidamente integrado à empresa, aos colegas e ao setor de trabalho, o próximo passo é apresentá-lo ao trabalho que ele irá desempenhar. 
	
	Um ponto que merecedestaque nos processos de ambientação de novos colaboradores, refere-se ao realce que o RH deve dar aos traços da cultura da empresa que são por ela valorizados. Esse é um ponto importante que impacta na adaptação e permanência dos novos colaboradores.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504518194)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender. Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com:
		
	
	estabilidade emocional positiva e baixa conscienciosidade. 
	
	alta conscienciosidade e muita abertura para experiências. 
	
	muitas habilidades técnicas e poucas habilidades cognitivas. 
	
	locus de controle externo.
	
	estabilidade emocional negativa, extroversão e personalidade narcisista.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505029480)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale a alternativa referente aos objetivos específicos da administração de cargos e salários. I - Incentivar desempenhos. II - Recompensar os funcionários que apresentem desempenhos excepcionais. III - Integrar funcionários 
		
	
	Apenas a alternativa I está correta. 
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	
	Apenas a alternativa III está correta. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504591586)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao pensarmos na Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, concluímos que: 
		
	
	A ergonomia estuda a interação homem-ambiente de trabalho sem procurar adaptar o trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores. 
	
	Os micro-organismos (bactérias, fungos, vírus, bacilos,etc) presentes no ambiente de trabalho,podem causar mal à saúde do trabalhador. A gravidade da doença independe do estado de saúde dos empregado. 
	
	A doença profissional não é considerada acidente de trabalho para fins legais.
	
	A segurança do trabalho visa à remoção das condições inseguras, dos atos inseguros e dos riscos de traballho. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.

Outros materiais