Buscar

Avaliação POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0359_AV_201402004079 » FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ANA CLAUDIA PARGA DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Data: 10/06/2016 14:41:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201402268570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No ano 2000, foi elaborado o Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa as Diretrizes Curriculares para a EJA no Brasil. Esse documento é considerado um marco na mudança de concepção e função da educação de adultos. Que mudança de concepção esse parecer trouxe para a Educação de Adultos no Brasil?
		
	
Resposta: A educacao deixa de ser um fator de exclusao social quando se leva em conta a diversidade dos individuos e os diferentes grupos humanos. Que os jovens e adultos sao sujeitos de aprendizam e produtores de cultura.
	
Gabarito: Com esse parecer, passa-se de uma concepção de educação compensatória para uma concepção de educação continuada ao longo da vida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402128999)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O conceito de problematização tem sido incorporado no atual debate curricular da EJA. Apresente os elementos que perpassam tal conceito na Educação de Jovens e Adultos.
		
	
Resposta: O ensino-aprendizagem devem produzir sujeitos criticos e questionadores. Buscando a aplicacao dos saberes dentro da realidade socio cultural dos jovens e adultos, aplicacao de metodologias participativas.
	
Gabarito: O conceito de problematização surge como uma possibilidade de questionamento do que é apreendido, do que fazemos e vivemos na sociedade e na educação formal. Educar sem aquela pretensa neutralidade das teorias tradicionais. A dimensão que a educação e o conhecimento ganham, é a de estarem voltados para uma prática reflexiva do educador e do educando. As práticas curriculares na perspectiva das teorias críticas e o uso da problematização na prática docente de EJA devem obedecer a critérios que deixem claros que a construção do conhecimento estará a serviço da identificação do conflito e das disputas existentes no seio da sociedade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O conceito de problematização surge como uma possibilidade de questionamento do que é apreendido, do que fazemos e vivemos na sociedade e na educação formal. Educar sem aquela pretensa neutralidade das teorias tradicionais. A dimensão que a educação e o conhecimento ganham, é a de estarem voltados para uma prática reflexiva do educador e do educando. As práticas curriculares na perspectiva das teorias críticas e o uso da problematização na prática docente de EJA devem obedecer a critérios que deixem claros que a construção do conhecimento estará a serviço da identificação do conflito e das disputas existentes no seio da sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402638255)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
		
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	 
	O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402128206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pelo censo de 1940, foram mostrados os altos índices do analfabetismo, o que provoca uma tomada de posição do Estado. Em 1947, com o aproveitamento dos recursos do Fundo Nacional do Ensino Primário, criado em 1942, a União lança, em plano nacional, a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). A principal critica que recaia sobre essa Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947, era:
		
	
	Pelo seu caráter teórico
	 
	Pelo seu caráter eleitoreiro
	
	Pelo ser caráter ideológico de esquerda
	
	Pelo seu caráter pedagógico
	
	Pelo seu caráter internacionalista
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402572551)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 Podemos afirmar que a lógica que norteou a reforma educacional de 1968 e 1971 ficou marcada e influenciada pela teoria do capital humano. Acentuou-se dessa forma o deslocamento da educação do contexto social e político, enfatizando o caráter eminentemente tecnocrático das ações educacionais.
Entre as ações dos governos militares ara a Educação de adultos, estavam a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967, após 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. Nesse momento, o governo militar substituiu o Plano de Alfabetização nacional, coordenado pelo educador Paulo Freire pela Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC).
Marque o item que apresenta a tendência desse ato do governo militar.
		
	 
	(   ) O predomínio da concepção tecnicista.
	
	(   ) Significar a educação no período da ditadura militar.
	 
	 (   ) Vincular a Educação de jovens e adultos à formação para o trabalho e à formação moral.
	
	 (   ) Reforçar a perspectiva de uma ação civil.
	
	(   ) Difundir a Teoria do capital humano.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402627416)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a EJA e a organização curricular excludente na Educação Brasileira, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	O conceito de inclusão rompe as fronteiras de segregação entre ¿especiais¿ e amplia sua discussão para o campo do respeito às diferenças: sociais ,individuais,culturais, étnicas, religiosas, etc.
	 
	Atualmente, a entrada de alunos com dificuldades no ambiente social e familiar é uma grande dificuldade para os professores ensinarem seus currículos em sala de aula, principalmente, por causa da pouca bagagem cultural que estes alunos carregam.
	
	A educação deixa de ser um fator de exclusão social quando se leva em conta a diversidade dos indivíduos e os diferentes grupos humanos.
	
	A educação de boa qualidade sempre foi um privilégio das camadas sociais dominantes e estas, detém o privilégio do acesso e permanência na escola.
	
	A Educação é uma ferramenta de luta contra a exclusão, por isso, a necessidade constante de olharmos para o currículo de forma crítica e reflexiva..
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402628171)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual das concepções abaixo NÃO está de acordo com as bases de uma concepção social atual sobre o EJA ?
		
	 
	A EJA se caracteriza pela compreensão de que a linguagem, as ideias, e as crenças são costumes culturais.
	
	A EJA se caracteriza pela diversidade que está refletida na sala de aula.
	 
	A EJA se caracteriza pela organização e preparação para o mundo do trabalho industrial.
	
	A EJA se caracteriza por considerar o próprio grupo como o centro de sua práxis educativa.
	
	A EJA se caracteriza pela busca de novos saberes docentes ou saberes profissionais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402832318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em nossa sociedade, pessoas na faixa etária de 15 a 24 anos são consideradas jovens. Apesar disso, é importante considerar, que os aspectos de transitoriedade e instabilidade,próprios da condição juvenil, não podem ser demarcados unicamente pelo critério de faixa etária. Marque a opção que NÃO está de acordo com as afirmativas acima:
		
	
	As relações sociais revelam uma série de complexidade, desafios e consequências para as populações jovens socialmente empobrecidas nesse período transitório da condição juvenil.
	 
	Somos seres biológicos e os condicionantes histórico-sociais apresentam pouca inferência em nosso desenvolvimento.
	
	A própria questão do tempo de transitoriedade nas sociedades pode ser variada de uma realidade para outra.
	
	as experiências sociais, econômicas e culturais produzem variantes que influenciam diretamente nos processos de maturação e socialização da juventude.
	
	Os diferentes níveis de possibilidades de experimentação da condição juvenil ainda está atrelada às condições econômico-sociais dos indivíduos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402128992)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), criada em julho de 2004, é a secretaria mais nova do Ministério da Educação. Nela estão reunidos temas como alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, e diversidade étnico-racial, temas antes distribuídos em outras secretarias. O objetivo da Secadi é contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos em políticas públicas que assegurem:
		
	
	a mobilização da organização coletiva.
	
	dimensões múltiplas do currículo oculto.
	 
	a ampliação do acesso à educação.
	
	o acesso aos recursos eletrônicos.
	
	a organização dos recursos didáticos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402628316)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A função social da escola deveria ser a de colocar o conhecimento nas mãos dos excluídos de forma crítica, descentralizando o poder que está concentrado nas classes dominantes para que os mesmos desenvolvam uma consciência crítica sobre a realidade. Ao defender estas idéias, Paulo Freire estava nos alertando para lutarmos contra:
		
	 
	o preconceito de classe
	
	a realidade dos alunos
	
	a Escola
	
	a distribuição do poder
	
	a Política

Outros materiais