Buscar

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CEL0368_AV_201501013564 » INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 
	Avaliação: AV
	Aluno: 201501013564 - ANDREIA ROCHA MORO
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1,5     Av. Parcial.: 2     Data: 16/11/2015 15:56:14 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 117905)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Comente a frase: "o computador é uma ferramenta cognitiva, ou seja, assim como qualquer material didático é apenas um meio" (SOARES, 2000).
		
	
Resposta: Sim o computador é somente um meio, como tantas outras tecnologias que podemos usar a favor da educação, pois como afirmou Moran "o reencantamento não reside principalmente nas tecnologias cada dia mais atraentes, mas em nós mesmos". Como seres capazes que somos, devemos nos adaptar e mediarmos o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos utilizando assim não só o computador mas todos as tecnologias postas a nossa disposição.
	
Gabarito:
O uso do computador não substitui o professor. O computador é apenas um instrumento a mais em sua sala de aula. Uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Ou seja: o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse ambiente, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 126609)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Não podemos esquecer que falar de ¿tecnologia na escola¿, no contexto da Comunicação, é também falar de Jornal impresso, de Rádio, Televisão, Histórias em Quadrinhos. Neste sentido, escolha um destas possibilidades e mostre como seria INOVADOR a utilização da mesma no âmbito cotidiano da escola:
		
	
Resposta: Bom escolho falar da televisão, pois é um meio que tenho contato desde a época em que frequentava a escola como aluna, e mesmo assim não deixa de ser uma forma inovadora e muito eficiente. A televisão no âmbito escolar pode ser usada para demonstração, complementação e fixação de conteúdos ministrados em sala de aula, usando-a por exemplo na transimissão de video aulas, palestras e documentários, e também como uso de práticas pedagógicas como reforço positivo exibindo filmes e desenhos de forma a proporcionar lazer aos alunos.
	
Gabarito: O aluno deverá: a) mostrar a importância da observação, análise da realidade e divulgação desta análise, se escolhe Jornal; ou b) mostrar a importância da comunicação auditiva, seja através de uma Rádio comunitária, seja através de um circuito exclusivamente escolar; ou c) perceber a necessidade de formar os alunos frente às informações e programação da TV, oferecendo sempre uma visão crítica; ou d) aproveitar a dinâmica da linguagem dos quadrinhos para dinamizar o ensino de a aprendizagem.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 566621)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, as tecnologias.
Com base no nosso estudo e no fragmento do texto acima podemos afirmar:
		
	
	Que a base da tecnologia deve ser apenas a criatividade e o conhecimento.
	
	Que na tecnologia somente a criação (criatividade) é fundamental, descartando a "arte" ou o "ofício", assim como o conhecimento.
	
	Que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não exploram a criatividade.
	
	Que na prática as tecnologias não envolvem a "arte" ou o "ofício", apenas a criatividade.
	 
	Que a base da tecnologia deve ser a "arte" ou "ofício"; o "saber fazer", que envolve, além da "técnica" (fazer), o conhecimento (saber fazer) e a criatividade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 174082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Sistema Operacional é um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre o computador e o usuário. Assinale os aplicativos que pertencem a este Sistema.
		
	
	Word Pad, Bloco de Notas, Windows Vista.
	
	Bloco de Notas, Windows 95, Word.
	 
	Calculadora, Word Pad, Bloco de Notas
	
	Windows XP, Bloco de Notas, Windows Server 2003.
	
	Calculadora, Bloco de Notas, Windows Vista.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 243078)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que se refere ao Editor de Textos MS Word, é correto afirmar:
 
I. No Word nós digitamos sem nos preocuparmos com a mudança de linha.
II. O Word Art é uma ferramenta adicional que faz parte do Word para criar efeitos de texto. Através desta ferramenta poderemos trabalhar o texto de várias maneiras para criar um efeito visual atraente.
III. O programa  não organiza o parágrafo no caso de inserção ou remoção de caracteres, palavras ou linhas.
 
		
	
	II e III estão corretas
	
	Apenas I está correta
	
	I e III estão corretas
	
	Apenas III está correta
	 
	I e II estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 108139)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Paint do Windows é um programa que tem como principal função a edição de imagens e criação de desenhos livres. Assinale a extensão do programa Paint.
		
	
	jpeg
	 
	bmp
	
	doc
	
	png
	
	jpg
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 175732)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No decorrer de nossas aulas foi apresentado diferentes aplicativos para se trabalhar com o software Powerpoint, o qual possui características próprias, sendo as principais para se confeccionar uma apresentação:
 
I - Estilos de transição de tela.
II - Comandos de manuseio de figuras, como rotação, flip e posicionamento. Apresentações pré-programadas que se podem utilizar nas células da worksheet para executar os mais diversos
cálculos.
III - Barra de Desenho (figuras geométricas); Estilos para fundo de tela "Design"; Alterar um "layout" dos slides selecionado.
IV - Estilos diferenciados de visualização de tela, sendo que cada uma delas facilita o trabalho num determinado aspecto. Possui recursos interessantes como gerador de relatórios, gerador
de consultas.
V - Módulo Gráfico permite fazer e importar gráficos de outras linguagens; Slide Show módulo de apresentação de slides e contém um aplicativo que converte números em textos.
		
	
	IV e V
	
	III e V
	
	II e III
	
	I e II
 
	 
	I e III
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 246871)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como afirma Pierre Lévy (através de Behrens*), a linguagem digital, segundo Pierre Lévy (1999), apresenta-se nas novas tecnologias eletrônicas de comunicação e na rede de informação. O paradigma na era digital, na sociedade da informação, enseja uma prática docente assentada na construção individual e coletiva do conhecimento.Sabemos que a Internet é a principal ferramenta para desenvolvermos esses conhecimentos, por tanto para utilização correta da Internet, o usuário deve conhecer as regras virtuais de convivência, como:
		
	
	o ciberespaço
	
	o editor de texto
	 
	a Netiqueta
	
	o cibercultura
	
	a construção coletiva
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 125984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a comunicação eletrônica no processo de ensino, todas as alternativas correspondem a recursos que podem ser utilizados para interação e troca de mensagens entre professores e alunos, exceto a:
		
	
	Fóruns de discussão.
	
	Correio Eletrônico.
	
	Redes Sociais.
	 
	Windows Media Player.
	
	Windows Live Messenger (MSN).
		 GabaritoComentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 125989)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Sobre mediação pedagógica, leia os postulados dados e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
		
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais