Buscar

GABARITO LICENCIATURA JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 1CHAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 1CHAM
Gabarito da prova
	Questão
	Resposta
	1
	B 
	2
	A 
	3
	D 
	4
	B 
	5
	B 
	6
	B 
	7
	A 
	8
	C 
	9
	D 
	10
	C 
	11
	Enunciado - 
Ao ensinar um conteúdo, o professor de Educação Física precisa explorá-lo nas três dimensões do conhecimento: conceitual, procedimental e atitudinal. Assim, pensando em planejar uma aula para o ensino de jogos e brincadeiras, escolha um tipo de jogo e elabore um objetivo que pode ser traçado na dimensão conceitual para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Resposta Esperada - 
Pode ser escolhido qualquer tipo de jogo (motor, popular, pré-desportivo, cooperativo, sensorial, cognitivo, etc.). O objetivo deve estar de acordo com o tipo de jogo escolhido e ser voltado para a dimensão conceitual (domínio de conceitos, fatos sobre o conteúdo). Exemplo: Jogo tradicional bola queimada; objetivo conceitual: Compreender as regras e desenvolvimento do jogo bola queimada, visando sua utilização na prática da atividade. 
	12
	Enunciado - 
O professor de Educação Física que ministra aula no 5o ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Benjamim Constant, iniciará com o conteúdo handebol (aproximação com o esporte). Por se tratar de alunos nessa faixa etária, qual é o tipo de jogo mais apropriado para cumprir com esse objetivo? Descreva uma atividade que se encaixe no tipo de jogo escolhido.
Resposta Esperada - 
O jogo mais apropriado para iniciar a aproximação com o esporte é o jogo pré-desportivo (adaptado ou modificado). Sobre a descrição do jogo: o mesmo tem que ser relacionado ao esporte handebol (espaço de jogo e/ou fundamentos e/ou regras); deve ser adequado a faixa etária (aproximadamente 10 anos); adescrição da atividade deve conter início (posicionamento dos alunos), desenvolvimento (como acontece a atividade) e final (como se encerra a atividade).

Outros materiais