Buscar

Av de acumulação vivi

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0638_AV_201505329477 » ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201505329477 - VIVIANE KALBEN SCOFANO 
	Professor:
	MARIA CLARA DE ARRUDA BARBOSA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,4    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/06/2016 17:18:10 
	
	 1a Questão (Ref.: 201505491518)
	Pontos: 0,4  / 1,0 
	O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis? 
		
	
Resposta: A práxis é uma ação pratica consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvol-se fundamente através do trabalho assegurando a produção material e espiritual da vida humana.
	
Gabarito: R: A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente através do trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505615880)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Em A Nova Fábrica de Consenso, a autora Ana Elizabete Mota afirma que a "participação" do trabalhador na empresa - apregoada pelo toyotismo - tem caráter ilusório, sendo na verdade um "Canto dos cisnes"  da emancipação do trabalhador na ordem burguesa. Segundo Mota, a externalização da produção não passa de uma nova forma de estruturação do trabalho abstrato. Partindo dessas premissas, como podemos explicar o fato do trabalhador se sentir mais livre no modelo de produção toyotista?
		
	
Resposta: Eles botam a pessoa como colaborador da empresa para que a pessoa vista a camisa se esforce, de o maximo mais na realiade é uma forma ilusória para ter o maximo do trabalhador sem vinculo.
	
Gabarito: 
Segundo Mota, o trabalhador se sente mais livre porque agora não está preso a um sistema hierarquicamente organizado de exploração e opressão, como no fordismo/taylorismo. Eles se sente patrão de si mesmo porque é quem organiza o processo de trabalho e estabelece por iniciativa própria a duração da jornada de trabalho. Na condição de vendedor de trabalho objetivado sente-se um verdadeiro comerciante, parceiro de seus patrões.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505502721)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para Iamamoto, as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, pondo em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização, expressam a:
		
	
	Política social e os problemas sociais no mundo moderno. 
	
	Questão social na sociedade contemporânea. 
	
	Reprodução das relações sociais, atualizando os velhos dilemas da economia política clássica.
	
	Desintegração social na sociedade atual.
	
	Anormalidade social na sociedade atual. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505491428)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como: 
		
	
	mundialização.
	
	fordismo. 
	
	teletransporte. 
	
	liberalismo. 
	
	toyotismo. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505565700)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A descoberta de terras de ouro e prata na América, o extermínio, escravização e enterramento da população nativa nas minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais, a transformação da África numa caçada comercial de peles-negras, assinalam a aurora da era da produção capitalista. Estes fatos corresponde a qual etapa do Capitalismo ? 
		
	
	Extração de mais valia relativa. 
	
	Acumulação primitiva do capital.
	
	Globalização da economia. 
	
	Expropriação da força de trabalho. 
	
	Exploração colonial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505491506)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar: 
		
	
	O assistente social é um profissional que tem exclusividade de atuação na questão social desde o campo comunitário até a área da saúde.
	
	O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública. 
	
	O assistente social deve permanecer como executor terminal de políticas sociais para cumprir o Código de Ética profissional de 1993. 
	
	Os assistentes sociais não pertencem à classe dos trabalhadores assalariados inseridos no processo de produção da riqueza social. 
	
	Como trabalhador especializado, o assistente social deve vender a sua capacidade de trabalho apenas ao Estado, para este poder cumprir sua responsabilidade social. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505491464)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre: 
		
	
	indivíduos. 
	
	sujeitos.
	
	classes.
	
	coisas.
	
	poderes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505491502)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Além da prévia ideação, o homem, para sobreviver também precisou se relacionar com outros homens, o que se define como: 
		
	
	Modo de produção.
	
	Forças produivas.
	
	Meios de Produção.
	
	Ineração social. 
	
	Relações sociais de produção.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505491475)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para MARX, aumentando-se a jornada de trabalho para além do tempo de trabalho em que o operário produziria o necessário a sua subsistência, e reduzindo a sua remuneração ao mínimo necessário para a satisfação de suas necessidades, obtém-se: 
		
	
	as condições para um belo aumento salarial. 
	
	a mais-valia absoluta. 
	
	o aumento da produtividade do trabalho. 
	
	a produção de utilidades e a satisfação de necessidades. 
	
	a mais valia relativa. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505491482)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Como conseqüência do intenso processo de inovações tecnológicas em curso no mundo capitalista podemos apontar: 
		
	
	A expansão do trabalho artesão e aumento da demanda por mão-de-obra.
	
	O controle do trabalhador sobre o produto do seu trabalho.
	
	O não incentivo à terceirização como estratégia de gestão do trabalho.
	
	A introdução de antigos métodos de organização e gestão nas empresas. 
	
	A flexibilização crescente dos processos de produção, exigindo um trabalhador capaz de realizar múltiplas tarefas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes