Buscar

AV PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0574_AV_» PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ANGELA MOREIRA UTCHITEL
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2016 19:29:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201513743132)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Teoria Behaviorista e da Aprendizagem baseia-se na formação da conduta conforme a apresentação de estímulos ambientais. Considera essencialmente os condicionamentos respondentes e operantes. Quando estamos ensinando algo a um cachorro e ele acerta o objetivo pretendido damos um petisco e junto com palavras de reforço positivo, ex.: muito bem! estamos atendendo ao condicionamento respondente ou operante? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Estamos respondendo ao condicionamento respondente, pois estamos dando algo em troca por um esforço feito.
	
Gabarito: Condicionamento operante. Condutas formadas a partir da apresentação proposital de estímulos que valham como prêmio ou punição. Os operantes são trabalhados na nossa educação e para o adestramento de animais inferiores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513263615)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Avaliação de Desempenho serve a diversos propósitos dentro das organizações. Cada uma das funções da avaliação de desempenho é igualmente importante para a área de recursos humanos. Cite dois aspectos positivos que vão determinar a importância deste instrumento de avaliação nas organizações.
		
	
Resposta: Esse instrumento de avaliação é muito importante pois mostra para o avaliador os pontos fracos do colaborador que terão ou que podem ser melhorados. Mostra também o quanto o colaborador está motivado com a organização. Em suma é de extrema importancia para melhorar o clima organizacional.
	
Gabarito: Positivo: transferências, promoções, aumento de salário, feedback
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513608195)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bruno Silva deveria escrever um artigo, discorrendo sobre o comportamento humano e alguns conceitos da ciência psicológica, que pesquisara na bibliografia específica. Bruno poderia usar, acertadamente, em seu trabalho, a seguinte afirmativa:
		
	
	Os seres humanos são diferentes apenas quanto aos aspectos físicos.
	
	Os seres humanos são diferentes, mas podemos prever seu comportamneto.
	
	Os seres humanos são diferentes apenas em aspectos relativos a seu meio ambiente.
	 
	Os seres humanos são diferentes e seu comportamento não pode ser totalmente previsto, pois é afetado por inúmeras variáveis.
	
	Os seres humanos são diferentes apenas nos aspectos psicológicos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513263572)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A necessidade de compreensão do comportamento nos grupos fez crescer as pesquisas sobre interação e fez surgir a Psicologia Organizacional. Assinale a subespecialidade que não faz parte da Psicologia Organizacional:
		
	
	Desenvolvimento Organizacional
	
	Aconselhamento de Carreira
	 
	Desenvolvimento da Aprendizagem
	 
	Ergonomia
	
	Comportamento Organizacional
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513774180)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cada grupo social determina o que é certo e o que é errado, o que pode e o que não pode ser feito. Assim, de acordo com Freud vamos internalizando as regras e as proibições sociais o que constitui nossa moralidade e que nos faz ter sentimentos de culpa. Essa instância psíquica se refere:
		
	
	Id
	
	Inconsciente
	
	Conciência
	 
	Superego
	
	Ego
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513266969)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fisiologicamente, a emoção é o resultado dos trabalhos do SNC e do SNA. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Há quem consiga omitir o que sente e, ainda, quem consegue simular grandes emoções (o trabalho dos atores). Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos estudados:
		
	
	Personalidade; Gênero; Cultura; Produção.
	
	Cultura; Formação; Condicionamento; Pesquisa.
	 
	Personalidade; Gênero; Cultura; Formação; Condicionamento; Estado de saúde.
	
	Formação; Condicionamento; Estado de saúde; Estruturação.
	
	Gênero; Cultura; Formação; Interesse.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513074743)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
		
	
	Apenas a II está correta;
	
	Apenas a III está correta;
	
	Apenas a I está correta;
	 
	III e IV estão corretas;
	
	I e IV estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513081043)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma pesquisa a respeito da eficácia das entrevistas de seleção de pessoal levantou as diversas conclusões; entre elas: a) O entrevistador tende a favorecer os candidatos que compartilham de suas próprias ideias e atitudes. b) A ordem na qual os candidatos são entrevistados influenciará as avaliações. c) Informações negativas recebem um peso indevidamente. d) O entrevistador tende a manter um estereótipo daquilo que seria um bom candidato. e) O entrevistador pode tomar uma decisão relativa à adequabilidade do candidato logo nos primeiros quatro ou cinco minutos da entrevista. (fonte: Posthuma, Morgeson e Campion) Considerando os dados apresentados, analise as sentenças: I- Essas conclusões apontam para uma tendenciosidade em potencial observada nas entrevistas não estruturadas e num ambiente informal; daí a necessidade de estruturação e organização das entrevistas de seleção. II- O refinamento da capacidade perceptiva do entrevistador poderá minimizar a tendenciosidade observada nas entrevistas de seleção. III- As conclusões da pesquisa apontam para necessidade de se preparar o entrevistador para o processo de entrevista. São verdadeiras as afirmativas:
		
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	I e III.
	 
	I, II e III.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513278827)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje em dia, temos percebido cada vez mais, uma crescente necessidade em termos motivacionais, dentro das organizações. Em Fiorelli (2003), podem os observar que essa motivação, no ambiente de trabalho, é desenvolvida por aprendizados condicionados ou por deficiências. Nesta segunda ideia existe a proposição de que o homem se move de modo a completar o que lhe falta, sendo definido por:
		
	 
	"motivação por deficiências"
	
	"motivação por atitudes"
	
	"motivação por incentivo"
	
	"motivação por atração"
	
	"motivação por condições"
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513772029)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem em uma organização e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Podemos dizer que o clima organizacional está intimamente relacionado a:
		
	
	As mudanças das pessoasMotivação das pessoas
	
	A aprendizagem das pessoas
	
	Ao condicionamento das pessoas
	
	A percepção das pessoas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes