Buscar

avaliando 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	
	Simulado: CCE0216_SM_201002128331 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 20/11/2015 17:48:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201002228084)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta, tendo como base a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000. A atuação da ANA obedecerá aos fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e será desenvolvida em articulação com órgãos e entidades públicas e privadas integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, cabendo-lhe:
		
	
	Fiscalizar os usos de recursos hídricos nos corpos de água de domínio da União.
	 
	Coordenar a elaboração e supervisionar a implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos e prestar apoio, na esfera federal, à elaboração dos planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas.
	
	Organizar, implantar e gerir o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.
	 
	Promover a coordenação das atividades desenvolvidas no âmbito da rede hidrometeorológica nacional, em articulação com órgãos e entidades públicas ou privadas que a integram, ou que dela sejam usuárias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002226613)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo o artigo 2º da Resolução CONAMA, nº 001, de 23 de janeiro de 1986, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, EXCETO:
		
	 
	extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão).
	 
	aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
	
	estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento.
	
	criação de animais silvestres, exceto aqueles ameaçados de extinção.
	
	portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002227724)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia atentamente o fragmento de texto abaixo: As chuvas acima da média registradas nos últimos meses na região Sudeste do país não param de fazer vítimas. Na quintafeira, 21, ao menos oito mortes foram registradas na Grande São Paulo devido a deslizamentos de terras, totalizando 54 óbitos em todo o estado desde 1o de dezembro. (...) As condições meteorológicas severas, provocadas pela presença do El Niño nas águas equatoriais do Pacífico, não explicam, porém, todas as facetas da tragédia.¿ (Revista CartaCapital, 27 jan. 2010.)
 Sobre as causas adicionais a que esse texto se refere, considere as seguintes afirmativas:
1. A ocupação desordenada do território urbano, a expansão sobre áreas de risco geológico, o desrespeito à legislação ambiental e a impermeabilização dos solos exacerbam os efeitos das chuvas intensas, comuns nas regiões Sul e Sudeste do Brasil nos meses de verão.
2. É posição consensual que o aquecimento global aumentou a intensidade das chuvas no Sul e Sudeste do Brasil, o que explica os níveis extraordinários de chuvas registrados no início de 2010.
3. A morosidade e o despreparo do setor público para atender às demandas da cidade sempre em expansão são a principal explicação para os efeitos devastadores verificados nessa temporada de chuvas. Empregadas corretamente, as soluções técnicas seriam capazes de resolver rapidamente os problemas de enchentes e deslizamentos nas grandes cidades, independentemente das condições de urbanização.
4. A maioria dos casos de deslizamentos de terra e soterramentos ocorreram em áreas de favelas e invasões, onde muitas vezes a ocupação e a construção das casas se dá de maneira irregular. A ilegalidade e a precariedade das construções tendem a agravar as situações de risco ambiental.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa 1 é verdadeira
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002226698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os problemas decorrentes das enchentes tem sido cada vez mais frequentes nas areas urbanas. Sobre a hidrologia e hidraulica dos escoamentos superficiais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Na drenagem urbana de agua, ao se usar uma bacia de detencao de aguas pluviais, objetiva-se amenizar os efeitos adversos da ocupacao urbana. Quando a bacia de detencao de aguas pluviais armazena temporariamente as aguas e as libera lentamente, o efeito primario observado e a reducao da vazao efluente maxima que sai da bacia, o que permite o controle da vazao de pico.
( ) A urbanizacao de uma bacia hidrografica tende a reduzir as taxas naturais de recarga subterranea por infiltracao da chuva, bem como a aumentar a producao de escoamento superficial das chuvas intensas.
( ) Em uma bacia hidrografica, os parametros hidrologicos sofrem variacoes devido ao aumento da impermeabilizacao superficial. Esse fenomeno provoca aumento da vazao, diminuicao do tempo de concentracao e aumento do coeficiente de escoamento.
( ) O reflorestamento de terrenos e encostas de uma bacia hidrografica tende a diminuir o coeficiente de runoff das chuvas e, consequentemente, o tempo de concentracao da bacia. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta, de cima para baixo.
		
	
	F - V - F - V
	 
	V - V - V -F
	
	V - F - V - F
	
	V - F - F - V
	
	F - F - V - F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002227524)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA é constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. Cada órgão possui uma finalidade dentro do SISNAMA. Dentre as alternativas abaixo, NÃO está de acordo com a Política Nacional de Meio Ambiente:
I. Órgão Superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais.
II. Órgão Consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.
III. Órgão Executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.
IV. Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e pela fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades nas suas respectivas jurisdições.
V. Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições.
Estão CORRETAS
		
	
	III, IV e V.
	
	I, II e IV.
	 
	IV e V.
	
	I e III.
	 
	II e III.
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais