Buscar

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0380_AV_201202086764 » PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202086764 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES
	Professor:
	ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 0  Data: 10/06/2016 20:09:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201202695244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a autora Andrea Cecília Ramal vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e por essa inteligência coletiva que produz saberes em conjunto, na grande rede do ciberespaço. A memória da humanidade já não está confinada nas bibliotecas, mas sim em contínua reconstrução. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar a informação torna, muitas vezes, a competência mais valiosa. Em saber que nesse cenário, a tarefa do pedagogo também se modifica e sua profissão se torna estratégica, ao contrário de outras áreas que perdem seu espaço ou são limitadas pela especialização, para o pedagogo abre-se um raio de atuação cada vez maior. Nesse contexto é que se pede para elaborar um pequeno texto, contendo início, meio e fim, apontando esse novo perfil do pedagogo fazendo um link com a condição dele não ser mais um mestre- transmissor e a sua atuação fora do campo acadêmico.
		
	
Resposta: O mundo de hoje exige do Pedagogo uma flexiblilidade é um conhecimento contínuo sobre as suas funções, onde o mesmo não trabalha só nas instituições escolares, mas sim, em diversas áreas que necessitem de um profissional que organize vários conhecimentos e atividades gestoras. O Pedagogo deve saber lidar com um grupo de pessoas, conhecendo-os e sabendo propor um PPP que fastifaça as necessidades da empresa em qual trabalha e mantenha a ordeme bem estar dos funcionários, pois, inverstido em um trabalho de qualidade o funcionário retribui com um trabalho de qualidade. O pedagogo deve se manter atualizado com os conhecimentos que vem surgindo, fazendo seu trabalho um movimento articulatório e dinâmico, ele deve observar os eventuais problemas contidos em sua área de trabalho e trabalhar com a sua equipe para montar um projeto que ajude a sanar esse eventuais problemas. O Pedagogo deve ser um mestre que trabalha para desenvolver um ser pensante, crítico, reflexivo e analisador de seus responsabilidades, assim, contruindo serem não alienados e preparados para exercer um verdadeiro papel de cidadão para que a nossa sociedade cresça.
	
Gabarito: O pedagogo identificado também como professor começa, nessa era, a assumir um novo perfil. As novas tecnologias não permitem que ele se sustente somente como um Mestre-transmissor de conhecimentos ou de conteúdos. Hoje, em dia se pode trabalhar com softwares interativos cabendo ao professor atuar de maneira importante, como uma espécie de arquiteto do pensamento, ou arquiteto cognitivo, projetando novos caminhos que os estudantes deverão percorrer. Fora do âmbito acadêmico ele assume novos papéis por meio da educação à distância e também nas empresas, pois, com a necessidade de manter a competitividade no mercado de trabalho a sua tarefa é crucial, colaborando com os processos de capacitação dos empregados e com implantação e desenvolvimento de projetos nas empresas. Assim, o pedagogo pode e deve ser visto como aquele profissional capaz de impregnar todo o seu trabalho e o das empresas ou instituições com seus valores humanísticos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202252925)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mediante a um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar. É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.  Artigo publicado na Revista HSM Management, n. 42, janeiro-fevereiro 2004.
Diante da leitura do texto, quais são os benefícios da gestão de conhecimentos?
 
		
	
Resposta: A gestão de conhecimentos ajuda para que se forme um cenário onde a definição da missão adote valores e uma visão dinamizadora, junto com o Pedagogo podendo montar um planejamento participativo e desenvolver aprendizagem em suas equipes,pois, com o estabelecimento de parceirias propiciará uma comunicação integradora entre o público interno e externo, assim, impulsionando a organização para o anvaço em suas metas.
	
Gabarito:
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202303916)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A maioria das ciências é vista como processo de teoria que após muitos estudos leva a experimentação na prática, já a Pedagogia apresenta um processo de investigação que necessita da prática para melhorar e impulsionar novos direcionamentos e melhorar gradativamente a práxis de um modo geral. A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada ao desenvolvimento da humanidade. A compreensão do fenômeno educativo fez surgir um saber específico associado ao termo Pedagogia. A indissociabilidade entre prática educativa e epistemologia (teoria do conhecimento), elevou o saber pedagógico ao nível científico. Dessa forma, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, portador de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Funções estas, que não podem ser delegadas a outro profissional, pois o seu campo de estudo possui uma identidade e uma problemática próprias".
 Leia os itens que seguem e dentre eles escolha aquele(s) que responde(m) a questão que segue, depois marque a opção correta.
A pedagogia se insere no conjunto das demais ciências da educação normal por:
I  Ser responsável por uma reflexão unificadora, global, dos problemas educativos.
II  Ter como objeto de investigação a educação como prática social.
III  Investigar a problemática educativa na sua totalidade e historicidade.
IV  Buscar elaborar uma diretriz orientadora para a ação educativa.
V  Ser uma ciência prática que parte da prática e a ela se dirige.
O item correto é:
		
	
	I e II
	
	I, IV e V
	
	III e IV
	 
	I, II, III, IV e V
	
	I, II e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202833174)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A realidade do desenvolvimento das economias capitalistas dos anos dourados foi radicalmente alterada pela crise que se iniciou nos anos 70. Com relação a esta crise, não é correto afirmar que:
		
	
	O dinamismo do padrão de industrialização esgotou-se e os mercados internacionalizados saturaram-se.
	
	O processo inflacionário foi iniciado e constatou uma retração dos investimentos.
	
	Ampliou-se a concorrência intercapitalista.Cresceu a financeirização da riqueza produzida.
	 
	A elevação dos preços do petróleo em 2003, contribuiu para a ampliação da crise:
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202301817)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da década de 70 assiste-se a uma maior aceleração do capital provocando uma nova ordem nas relações econômicas. Esse novo cenário pode ser caracterizado por:
		
	
	um interesse diferenciado da sociedade
	
	um descompasso entre a produção e a demanda
	
	um desvio de produção para outras sociedades de consumo
	 
	uma revolução tecnológica e uma mudança nos padrões de demanda
	
	um excesso de produção durante o período fordista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202301818)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A globalização econômica caracterizada por uma maior aceleração, impõe uma nova ordem nas relações econômicas que pode ser especificada como:
 
		
	
	uma organização política que facilite as diferentes transações comerciais
	
	uma organização adequada de RH 
	 
	uma organização social de produção que provoca formas distintas de cooperação capitalista com necessidade de articulação e integração entre as empresas
	
	uma organização financeira que possibilite superação de crises no mercado
	
	uma nova organização social de gestão operacional de modo a agilizar toda a produção
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202721453)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por conceber o processo de produção sob a abordagem da engenharia. Isto quer dizer que: I - Isso significa que a administração foi entendida como um ato regulatório. II - Visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. III - Administrar consistia, em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. IV - Administrar consistia em dar voz aos funcionários e atender, na medida do possível, suas reivindicações.
		
	 
	Apenas as questões II e III estão corretas.
	 
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a questão II está correta.
	
	Apenas as questões I e II estão corretas.
	
	Apenas a questão IV está correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202664701)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as seguintes situações: 1. O funcionário de uma empresa ao ver o produto que ajudou a fabricar o percebe como algo estranho e hostil; 2. Uma funcionária desta mesma empresa, trabalha 8 horas por dia, mesmo sem gostar do que faz, porque precisa sustentar os filhos. Para ela o trabalho é determinado pela necessidade externa. As características descritas acima definem o processo de:
		
	 
	Alienação
	
	Flexibilização
	
	Governança
	
	Automatização
	
	Tomada de consciência
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202333192)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em um seminário que reuniu todos os membros de uma empresa, visando à definição da missão, dos valores e da visão a serem adotados, a equipe dinamizadora, com a orientação do pedagogo, utilizou-se da metodologia do planejamento participativo, caracterizada, segundo Gandin (2001), como aquela que: (Concurso Profissional Júnior ¿ Formação : Pedagogia = PETROBRÁS ¿ 2008)
		
	
	(B) busca a eficiência naquilo que deve ser realizado
	 
	(C) assume um caráter de projeto político para a instituição.
	
	(E) promove padronização de tarefas, de procedimentos e de resultados.
	
	(D) envolve processos de atuação voltados essencialmente aos setores.
	
	(A) tem como horizonte a satisfação do cliente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202300998)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os princípios de um Sistema de Educação Corporativa, segundo Marisa Eboli, pode-se afirmar que:
I - A Conectividade privilegia a construção social do conhecimento propiciando conexões, intensificando a comunicação e favorecendo a interação entre o público interno e externo da organização.
 
II  O princípio da Disponibilidade consiste em oferecer e disponibilizar atividades e recursos educacionais de fácil uso e acesso, propiciando a aprendizagem ¿a qualquer hora e em qualquer lugar¿.
 
III  O estabelecimento de Parcerias Internas visa envolver os líderes na educação e aprendizagem de suas equipes, desempenhando o papel de educadores no cotidiano de trabalho das pessoas.
 
		
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Outros materiais