Buscar

Texto estudo Antropologia Conceitos e Objetivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
Disciplina: Antropologia da Saúde Professora: Maria Cristina Rolla
Antropologia: Conceito e 0bjetivos
 
1-Introdução: Etimologicamente, o termo antropologia (Anthopos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer o ser humano em suam totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:
Ciência Social: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados;
Ciência Humana: volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc...
Ciência Natural: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução. 
2-Conceituação:
 Pode-se afirmar que há pouco mais de cem anos a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se, por um lado, essa concepção vinha satisfazer ao significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características humanas físicas. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do ser vivo.
 A Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla define como a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O seu interesse está no homem como um todo – ser biológico e ser cultural, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo do princípio da estrutura biopsíquica. Busca também a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.
 
 
3-Divisões e campo de estudo
 
Antropologia Física
 A Antropologia Física ou Biológica estuda a natureza física do homem, procurando conhecer suas origens e evolução, sua estrutura anatômica, seus processos fisiológicos e as diferentes características raciais das populações humanas, antigas e modernas, divide-se em:
Paleontologia Humana: A Paleontologia ( palaios,antigo; onto,ser; logos, estudo) estuda a origem e a evolução humana através do conhecimento das formas fósseis do passado, intermediárias entre os primatas e o homem moderno.
Somatologia: A Somatologia (somato,corpo humano; logos, estudo) descreve variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e diferenças sexuais ( tipo sanguíneo, metabolismo, adaptação).
Raciologia: A Raciologia (raça, etnia; logos, estudo) interessa-se ela história racial do homem, preocupando-se com a classificação da espécie humana em raças, com a miscigenação (mistura de raças), características físicas etc.
Antropometria: A Antropometria (anthopos, homem; metria, medida) usa as técnicas de medição, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crânio, ossos etc.), elaboradas por instrumentos especiais. Entre eles o antropômetro, largamente utilizado.
Antropologia Cultural
 Campo mais amplo da ciência antropológica. Abrange o estudo do homem como ser cultural, isto é, fazedor de cultura. Investigam as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Tem foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado, analisando-o em todas as dimensões. Comportamentos presentes de modo instintivo (hereditário) e adquirido (por aprendizado).
 Todas as sociedades humanas passadas, presentes e futuras interessam ao antropólogo cultural. Seu campo de estudo abrange:
A Arqueologia (archaios, antigo; logos, estudo) tem como objeto de estudo as culturas do passado, extintas que, em épocas remotas, desenvolveram formas culturais, representando fases da humanidade não registradas em documentos escritos. Cabe ao arqueólogo desenvolver técnicas adequadas para o trabalho de escavação e coleta de material que, devidamente interpretado, possibilitará a reconstrução dos fatos passados. 
A Lingüística. A linguagem é um meio de comunicação e também um instrumento de pensamento. A grande diversidade de línguas acompanha a grande variedade de culturas, cada uma delas com suas formas e estruturas básicas definidas. 
6- Ciências afins: 
a)Sociologia: A Antropologia e Sociologia auxiliam-se na compreensão do caráter do homem, enquanto reunido em sociedade. A primeira, emprestando o conceito de cultura, largamente utilizado pela Sociologia, que por sua vez enfatiza o conceito de Sociedade.
Psicologia: As relações entre estas duas ciências são bastante estreitas, uma vez que ambas têm como foco de interesse o comportamento humano. A Antropologia ocupa-se do comportamento grupal e a Psicologia, do comportamento individual.
c) Economia e Política: As relações interdisciplinares com a Economia e a Política são justificadas, ao se preocupar coma a globalidade da cultura, enfatiza o conhecimento das instituições econômicas e políticas. Todo grupo humano, por mais simples eu seja, tem sua organização econômica sistematizada, com base nos recursos disponíveis e no trabalho realizado.
 
Bibliografia: Resumo 1º capítulo do livro : Introdução ao ensino da Antropologia.
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais