Buscar

AV HIST, BRASIL COLONIAL 2016

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0515_AV_201506552056 » HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201506552056 - KATIA AMORIM VIOLA
	Professor:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,8    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2016 10:27:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201506856542)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	Em 1630 os holandeses invadiram Olinda, então capital da capitania de Pernambuco. A invasão holandesa está ligada ao fato de Portugal estar sob o reinado de Felipe II, da Espanha, naquilo que ficou conhecido como União Ibérica. Explique a relação existente entre a invasão holandesa no nordeste brasileiro e a União Ibérica.
		
	
Resposta: A Holanda fazia o tranporte de cana de açucar, por ser inimiga da Espanha Felipe II, proibiu esse tranporte, com isso sem ter mais o dominio a Holanda invade o nordeste brasileiro na tentaiva de coloniza-lo.
	
Gabarito: O aluno deve explicar que, com a União Ibérica, os inimigos da Espanha passam a ser inimigos do Brasil. A Holanda havia pertencido à Espanha e vivia em luta com esse país pela sua independência. Como a Espanha proibiu Portugal e suas colônias de comercializar açúcar com os holandeses o que resultou numa grande perda de dinheiro para a Holanda que, assim, resolveu invadir a região de maior produção de açúcar da colônia portuguesa no Brasil.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): REsposta incompleta. A Holanda não só transportava, mas financiava a formação dos engenhos e investia neles. Com o embargo espanhol, a Holanda resolveu invadir o Brasil para retomar os investimentos feitos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506656694)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Relacione a criação da Companhia Geral de Comércio do Brasil, em 1649, com o processo de expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro.
		
	
Resposta: Durante este movimento foram criadas algumas leis dentro do comercio para um controle da metropole.
	
Gabarito: Com o fim da União Ibérica, Portugal pode dedicar maior atenção as questões comerciais com a colônia, sobretudo porque necessitava deste comercio para se reestruturar apos a separação com a Espanha. A criação da Companhia Geral de Comércio retoma os laçoes entre a Coroa e os comerciantes pernambucanos e portugueses, insatisfeitos com a saida de Mauricio de Nassau e a nova política econômica, mais rigorosa, imposta pela Holanda ao comércio local pernambucano.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): REsposta equivocada. Essa companhia foi criada após a expulsão dos holandeses do nordeste para restabelecer as relações entre senhores locais e a coroa portuguesa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506703017)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia e analise o texto: A terra do Brasil, que está na América, uma das quatro partes do mundo, não se descobriu de propósito, e de principal intento; mas acaso indo Pedro Álvares Cabral, por mandado de el-rei d. Manuel, no ano de 1500 para as Índias, por capitão-mor de 12 naus, afastando-se da costa de Guiné, que já era descoberta ao Oriente, achou estoutra ao Ocidente, da qual não havia notícia alguma, foi costeando alguns dias com tormenta até chegar a um porto seguro, do qual a terra vizinha ficou com o mesmo nome.
(SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil. Bahia: 1627. Arquivo eletrônico. Livro Primeiro.) 
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
		
	
	Pedro Álvares Cabral, aproximando-se da costa da Guiné, chegou, sem assim o desejar, ao litoral brasileiro.
	
	Apesar da existência de inúmeras informações acerca do Brasil, a descoberta foi casual.
	
	A descoberta do Brasil foi intencional, servindo aos interesses de D. Manuel, rei de Portugal.
	
	A terra do Brasil já era conhecida dos portugueses antes da chegada de Cabral.
	 
	A descoberta do Brasil foi casual.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506648107)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a utilização da mão de obra no Brasil, durante operíodo colonial, leia as afirmativas abaixo:
I- A lavoura açucareira iniciou-se com o uso da mão de obra indígena.
II-Nunca houve a utilização da mão de obra indígena na lavoura açucareira.
III- A produção do açúcar, desde 1500, foi baseada na exploração da mão de obra escrava.
IV- O sistema utilizado nos engenhos do Brasil ficou conhecido na historiografia como misto, pois havia a utilização da mão de obra livre e escrava.
Marque a opção que representa as alternativas corretas:
		
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	I e IV.
	 
	Apenas a I.
	
	Apenas a III.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506648137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Stuart B. Shwartz em Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial 1550-1835, a cana-de-açúcar vinha sendo cultivada na Península Ibérica desde o tempo da conquista dos mouros, e já em 1300 vendia-se em Bruges o açúcar da mulçumana Málaga. Desta forma pode-se afirmar que:
		
	 
	A introdução do açúcar no Brasil representou o desenvolvimento de uma instituição que já era integrada a vida econômica de Portugal.
	
	O Brail foi o primeiro território dominado por Portugal a produzir açúcar.
	
	As colônias portuguesas da Ásia eram as principais produtoras de açúcar.
	
	O Brasil comercializava açucar com Málaga e Portugal através de intermédio da Espanha.
	
	O comércio do açúcar não tinha grande importância para a economia portuguêsa devido a grande existência de metais preciosos em sua colônia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506855412)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XVI inicia-se uma crise de sucessão do trono português. O então rei D. Sebastião procurou fazer uma verdadeira cruzada no Marrocos, no entanto, na batalha Alcácer-Quibir em 1578, o rei de Portugal desapareceu, dando origem a crise sucessória no trono de Portugal. Então, no período de 1580 até 1640 Portugal e Espanha, por possuírem o mesmo rei, configuraram o período conhecido como:
		
	
	União das Nações Ibéricas;
	
	União Cibernética;
	
	União da Península Ibérica.
	 
	União Ibérica;
	
	União Imperial;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506703815)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	NÃO podemos afirmar sobre a participação do escravo na economia açucareira do Brasil colônia:
		
	
	A maioria dos negros africanos trazidos ao Brasil pertencia aos seguintes grupos étnicos: bantos, sudaneses e maleses, sendo este último grupo sempre lembrado por sua constante insubordinação e continuadas revoltas;
	
	Existiam três formas de tráfico de escravos no Brasil: escravos de ganho, escravos domésticos e escravos agrários.
	
	O mais importante foco de resistência negra contra a escravidão foi o quilombo dos Palmares, o qual desenvolveu-s e numa comunidade auto-suficiente que produzia cana-de-açúcar, mandioca, milho, banana e que, durante um certo tempo, chegou a comercializar o excedente com as regiões vizinhas;
	
	Os escravos eram considerados simples mercadorias e trabalhavam na produção de açúcar e na lavoura sob a vigilância atenta de um feitor e debaixo de constantes castigos físicos;
	 
	O período da escravidão foi o de maior estabilidade no sistema social brasileiro, sem movimentos de resistência significativos e garantiram a organização do Império Português.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506837375)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que a mineração foi responsável pela mudança do cenário da economia colonial. São características desse período, EXCETO:
		
	
	a criação de pequenas cidades no caminho entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, encurtando as distâncias entre as diversas cidades;
	
	a mudança do tráfico negreiro, uma vez que a necessidade de mão-de-obra aumentou;
	
	o aumento do tráfico interno de escravos, sendo que alguns foram deslocados das regiões menos prósperas para as mais ricas.
	 
	a evangelização dos africanos recém chegados à minas,feita pelos jesuítas, com a finalidade de torná-los mais aptos ao trabalho;
	
	o crescimento do eixo econômico do Nordeste para o centro-sul, incluindo a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1793;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506837386)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As irmandades religiosas de escravos, no período colonial, tinham uma dinâmica própria e um papel importante na vida deles. Assinale a alternativa abaixo, que corresponde a esse papel:
		
	
	rememorar o passado, inclusive a religião, no caso dos africanos;
	
	criar hábitos de devoção entre os cativos.
	 
	socializar o escravo, sobretudo o africano, e inserí-lo na dinâmica da vida colonial;
	
	fazer o escravo um cristão praticante;
	
	penitenciar o escravos, inserindo-o, então, na doutrina cristã católica;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506844900)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Inconfidência Mineira foi uma revolta de cunho separatista, que ocorreu em fins do século XVIII, em Vila Rica, atual Ouro Preto. A sua motivação principal foi a cobrança de impostos sobre o ouro: o quinto real e a derrama. É correto dizer sobre o movimento que:
		
	
	ele tinha como intenção reformar as ações metropolitanas, sobretudo tornar menos dura a fiscalização sobre o ouro;
	
	ela teve como líderes homens pobres livres da região que desejavam melhores condições de vida;
	
	os inconfidentes concordavam com a cobrança do Quinto Real, mas desejavam a reforma das Casas de Fundição, pois elas representavam o controle metropolitano sobre eles.
	
	o movimento questionava a escravidão no Brasil, exigindo a abolição;
	 
	o movimento ocorreu em um contexto de grande repressão metropolitana;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes