Buscar

TCC EM LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

valiação: CEL0261_AV_201308111801 (AG) » TCC EM LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA)
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201308111801 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES
	Professor:
	JOSE ARNALDO GUIMARAES FILHO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 3,0    Nota de Partic.: 3   Av. Parcial 0  Data: 16/06/2016 20:08:23
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201308376207)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: Todo o referencial teórico contido neste trabalho foi de extrema importância pois as apostilas da UNESA e todo o conhecimento adquirido ao longo do meu curso deram-me base teórica para o desenvolvimento deste trabalho. Temos; Anna Queluz com a apostila" O Trabalho Docente Teoria e Prática, Amélia Castro com a apostila "Ensinar a Ensinar", onde o pesquisador Demo vem para nos dizer a importância de o docente trabalhar com uma prática pedagógica voltada para a diversidade cultural, temos também outro pesquisador que é o Nóvoa, ele vem para acrescentar que os docentes devem ter consciência dos processos de conhecimentos para ambas as partes, aluno e professor, sempre atento com o seu fazer pedagógico. E os referencias que são Goog, Carvalho, Saviane entre outros...
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308376208)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: Os objetivos são: analisar como se pode fazer uma prática pedagógica voltada para a ação social, traçar metas para uma prática pedagógica com rumos ao desenvolvimento do aluno e professor de modo a respeitar a diversidade cultural de ambos. O seguinte questionamento: Como fazer uma prática pedagógica voltada para o crescimento e desenvolvimento social do aluno? O professor deve ter consciencia dos processo de ensino-aprendizagens de ambas as partes, onde o docente é o agente transfomador da realidade do aluno. O docente competente vincula o contexto de vida de ambos para que a interdiciplinaridade seja feita, tendo um crescimento do fazer educacional. O professor que articula e respeita a cultura de seu aluno ele trabalha com uma ação-reflexão-ação onde está desenvolvendo um cidadão competente para atuar na sociedade de modo digno e responsável.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308376210)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: A metodologia usada foi descrita, requer uma abordagem qualitativa do estudo de caso com referencias teóricos sobre os docentes visando sua prática voltada para a ação social, sendo reproduzida de modo descritica e explicativa.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308376213)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: O professor da atualidade deve estar sempre se atualizando em seu fazer pedagógico, pois, a prática social se renova a cada instante, em minhas analises pude concluir que a o cotidiano dos alunos fazem parte do processo de ensino aprendizagem onde o docente competente não separa o contexto família e escola. Percebi também que o docente que tem noção de suas práticas pedagógicas desfavoráveis ao conhecimento do aluno e faz com que isso seja mudado ele é um grande tranfomador da sociedade onde seu ato é de refletir a articular saus práticas, assim, voltando a prática docente para o seu crescimento e de seus alunos. As tranfomações grandiosas começam de nós mesmo, quando pensamos a desenvolvemos caminhos para o crescimento do discente. A prática docente não é fragmentada ele é articulatória com os diversos agentes do nosso cotidiano.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Outros materiais