Buscar

Max Weber & Durkheim Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Max Weber: "Ação Social", "Racionlização" e "tipos Ideais"
- Tentou compreender as mudanças sociais que se desenvolviam nas grandes cidades que viviam a revolução industrial.
Ação Social:
- Para o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da sociologia. Weber estava mais preocupado com os aspectos mais próximos dos individuos, pois acreditava que não era apenas as instituições ou a situação economica do sujeito que motivaria suas ações.
- Para Weber, as IDEIAS, CRENÇAS e os VALORES eram os principais catalizadores das mudanças sociais.
- Os individuos tinham liberdade para agir e modificar a sua realidade
- Então, ação social é qualquer  ação que possuir um sentido e uma finalidade. determinados por seu autor
- As relações humanas e as ações que estão inseridas nelas possuem sentido graças aos seus atores.
- Para entender o processo de comunicação e interação social é necessario compreender os sentidos das ações e o objetivo do autor da ação. EX: Aperto de mãos, que pode conter vários significados.
Tipos de ações sociais.
Ação Racional com relação a fins > são as ações tomadas com um fim especifico em mente, o autor busca atingir um objetivo e age racionalmente para atingi-lo. EX: (Se quero ganhar mais, trabalho horas extras)
Ação Racional com relação a valores > São as ações que são tomadas segundo os valores morais do sujeito que pratica. seja ético, religioso, politico ou estético. EX: Protestantes politicos.
Ação Afetiva > É quando um sujeito age com base em seus sentimentos, sem levar em consideração o fim de queseja atingir. Ex: Orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.
Ação tradicional > Está relacionada com o agir baseado os costumes e no hábito, isto é, o sujeito age pelo pressusposto da tradição sem o apoio da razão.
Racionalização do mundo social
- A racionalização são mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer dos tempos
- Mudanças profundas do pensamento do individuo moderno e das instituições do Estado, como a gradual construção do capitalismo e o crescimento dos meios urbanos.
Tipos de racionalidade
Racionalidade Formal > Está relacionado com as formas metódicas e calculistas do sistema jurídico e econômico das sociedades modernas.
- A Racionalidade formal legitima seu calculo meio-fim por meio de regras, leis e regulamentos.
Racionalidade substantiva > Não se baseia exclusivamete no calculo entre meio-fim. as atividades são realizadas independemente dos resultados obtidos.
-ela baseia-se em padrões éticos que permitem o individuo julgar e mensurar determinados acontecimentos impiricos, representando a capacidade do homem de agir racionalmente baseado em valores.
Tipos Ideais.
- Para que o sociologo possa analisar uma situação social, é necessario um ''Tipo ideal' que será um instrumento que orientará a investigação e a ação do ator.
- O tipo ideal, refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador relaciona um certo número de caracteristicas do objeto em estudo, a fim de constuir um "Todo Tangivel'', ou seja, um tipo. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos do estudo, EX: quando pensamos em demoracia, temos em mente um conjunto de carcteristicas em nossa mente dando origem ao um todo idealizado (TIPO IDEAL)
Teoria da dominação 
Racional-legal > Respeita a uma regra ou norma vista como legitima. EX: obediencia da constituição.
Tradicional > Respeita a uma ordem antiga, uma tradição. Ex: um individuo vive de acordo com as regras de uma religião.
Carismática > o individuo admira ou obedece um chefe ou um líder que considera excepcional. Ex: Adolf Hitler
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Durkheim
Fato Social: É toda ''Coisa'' que é capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o individuo, sendo esta ''coisa'' independente ou exterior (sua vontade ou ação individual) e estabelecida com toda a sociedade.
Fatos sociais, são padrões de conduta social. - formas de agir.
Durkhein define que o objeto de estudo da sociologia deve ser o fato social, pois ele deriva da vida em sociedade.
Fatos sociais são as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc. Todo conjunto de "coisas", exterior ao individuo e aplicáveis em toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou determinar suas ações.
Caracteristicas do fato social - C.E.G
Coecitividade (adaptar-se á sociedade) - Relacionado com o poder, ou a força com  qual a cultura das sociedades de impõe aos individuos que a integram.
Exterioridade (Os fatos sociais existem independentemente das pessoas) - Fato de esses padrões culturais serem exteriores ao individuo e independente de sua consciencia.
Generalidade - são coletivos, para todos.
Divisão do trabalho social
As sociedades tradicionais, pré-modernas e pré-industriais
.
Solidariedade mecânica(pré-capitalista) - não há divisão de trabalho, os individuos formam sociedades estáveis pois possuem funções e identidades semelhantes.
mantinham sua coesão através da chamada solidariedade mecânica, uma vez que as mudanças não eram comuns e os individuos não se diferenciavam entre si.
Solidariedade Organica(Capitalista) - A divisão do trabalho faz os individuos se diferenciarem uns dos outros, mas os tornam mutuamente dependentes, e sociedade é um organismo vivo e seu bom funcionamento depende do papel que cada um exerce neste organismo.
numa sociedade como a nossa, em que as mudanças são rápidas e as atividades de trabalho são muito variadas a unidade social é dada pela solidariedade organica. Esse conceito, traz uma ideia de que a sociedade industrial mantêm-se em funcionamento harmonico, pois cada grupo ou individuo ocupa uma função difrente através da divisão social do trabalho.
-para durkheim, o estado é a instituição responsavel por organizar essas divisões de trabalho
-A educação, também tem papel importante para preparar o individuo para se integrar-se harmonicamente no corpo social.
Fenomenos Sociais.
Anomia: É a grande inimiga da sociedade, algo que deveria ser vencido e a sociologia era o meio para isso. Pessoas vivendo em condições miseráveis, desempregados, doentes e marginalisados é chamado de Anomia ou Anomana.
Patologico - a Sociedade normal

Outros materiais