Buscar

AV DE ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV_201202087116 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Professor:
	DENISE ALVES TAVARES FREIRE
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2016 17:20:21 
	 1a Questão (Ref.: 201202715744)
	sem. N/A: Empresa e ética: o caráter das organizações
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Código de Ética e Conduta construído através de um amplo processo participativo, sintetiza o conjunto de princípios e normas observados ao longo da existência da organização e direciona a forma como a empresa estabelecerá a relação com os seus diversos públicos de interesse: dirigentes, empregados, clientes, fornecedores, meio ambiente, comunidade e sociedade em geral. Com base na assertiva apresentada, de que forma a ética se caracteriza como uma orientação segura na tomada de decisões no mundo organizacional ?
		
	
Resposta: A ÉTICA É UMA CARACTERISTICA FUNDAMENTAL E NECESSÁRIA PARA TOMADAS DE DECISÕES DE UMA ORGANIZAÇÃO UMA VEZ QUE É COM BASE NELA QUE AS EMPRESAS PODERAM TOMAR AS MELHOR E MAIS CERTAS DECISÕES FAVORECENDO NÃO SÓ AOS SEUS FUNCIONÁRIOS MAIS TAMBÉM A TODOS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE ESTÃO LIGADOS A EMPRESA. A EMPRESA QUE TRABALHA COM ÉTICA SE TORNA MAIS CONFIÁVEL, SEGURA E RESPEITÁVEL, NA VISÃO DE SEUS COLABORADORES E TAMBÉM DA SOCIEDADE UMA VEZ QUE VISA O BEM ESTAR E NÃO SOMENTE A PARTE LUCRATIVA.
	
Gabarito: Resposta esperada: A ética pessoal e a ética empresarial são inseparáveis. A adoção de princípios éticos e de conduta por parte da empresa reflete sua identidade organizacional e caráter, orientando não apenas o teor das decisões (o que fazer), como também o processo para a tomada de decisão (como se deve fazer).
	
	 2a Questão (Ref.: 201202666346)
	sem. N/A: BALANÇO SOCIAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	[...] Entre os diversos instrumentos existentes para medir o grau de responsabilidade social de uma organização, destaca-se o balanço social. O balanço social é uma ferramenta de gestão que permite demonstrar as ações sociais de cidadania desenvolvidas em um determinado período, e está sendo utilizado por empresas, em todos os países, para avaliar o nível da responsabilidade corporativa. Publicando o seu balanço social, a empresa torna transparente a sua atuação e assume um efetivo compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental do planeta. [...] [...] A responsabilidade social agrega valor à marca, fortalece os vínculos comerciais e sociais da empresa, gera valor e longevidade aos negócios, além de ser fator de motivação para os empregados. Ao exercer a responsabilidade social, a empresa coloca todos os seus produtos, serviços e recursos financeiros a serviço da comunidade. Está ajudando a construir um mundo melhor para todos, e está lucrando com isso! [...] SANTOS, Elenice Roginski. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2014 (adaptado). De acordo com os fragmentos do texto acima, de autoria de Santos, responda aos seguintes questionamentos: a) É correto deduzir a existência de uma relação direta entre a RSC e o Balanço Social? (pontuação: 1/3 do valor total da pontuação atribuída a questão) b) Explique de forma, clara, objetiva e concisa, qual(is) foi(ram) o(s) embasamento(s), em conformidade com o conteúdo apresentado sobre o tema, utilizado para sua resposta no item "a". (pontuação: 2/3 do valor total da pontuação atribuída a questão) 
		
	
Resposta: A) SIM, A RSC E O BALANÇO SOCIAL PRECISAM ESTAR EM COMUM ACORDO AS INFORMAÇÕES PRECISAM ESTAR COERENTES POIS A RSC AGREGA VALOR A MARCA, FORNECE OS VINCULOS COMERCIAIS E SOCIAIS DA EMPRESA, GERA VALOR E LONGEVIDADE AOS NEGOCIOS, ALÉM DE SER FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA OS EMPREGADOS E O BALANÇO SOCIAL QUE É UMA FERRAMENTA USADA PARA MEDIR O GRAU DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UMA ORGANIZAÇÃO NECESSITA ESTÁ DE COMUM ACORDO COM INFORMAÇÕES VERDADEIRAS. B)MEU EMBASAMENTO PARA RESPOSTA "A" FOI A COMPARAÇÃO DA RSC E O BALANÇO SOCIAL, QUE UMA TEM QUE ESTAR LIGADA COM A OUTRA COM INFORMAÇÕES CONCISAS E VERDADEIRAS, PARA UMA MELHOR AVALIAÇÃO DO NÍVEL DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA DA EMPRESA.
	
Gabarito: Resposta esperada: Sim, é correto deduzir que existe relação entre a RSC e o Balanço Social. De acordo com os conceitos apresentados, o Balanço Social é um demonstrativo que foi criado com a finalidade de tornar pública a Responsabilidade Social das organizações e sua divulgação é positiva para as empresas que o fazem. Fundamentação baseada no conteúdo: Hoje, o Balanço Social é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social. O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakeholders. 
	
	 3a Questão (Ref.: 201202124877)
	1a sem.: Conceitos básicos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ética pode ser definida da seguinte forma: 
		
	
	Comportamento humano baseado na honra.
	
	Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.
	
	A ciência que estuda o comportamento dos homens em momentos de crise.
	
	Parte da Filosofia que estuda o que é considerado o melhor comportamento humano.
	
	Parte da Filosofia que determina os ideais da conduta humana.
	
	 4a Questão (Ref.: 201202790537)
	sem. N/A: As três fases da ética empresarial
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Que autor discute a ética na Era da Informação e chama atenção para uma exigência cada vez maior advinda de uma ética cívica, configurada pelos valores compartilhados dentro de uma sociedade pluralista? 
		
	
	Vazquez 
	
	Nash 
	
	Cortina. 
	
	Karl Marx 
	
	Max Weber 
	
	 5a Questão (Ref.: 201202673329)
	sem. N/A: EMPRESA E ÉTICA - O CARÁTER DAS ORGANIZAÇÕES
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Johnson & Johnson possuía 35% do mercado de analgésicos nos Estados Unido. No final de setembro de 1982, sete pessoas morreram envenenadas após ingerir Tylenol contaminado com cianeto. A J& J agiu com prontidão: recolheu e destruiu 22 milhões de frascos.. Não quis correr o risco de comprometer sua imagem e naufragar. A J. & J não se concebia como mera fabricante de remédios... Escolha a alternativa correta. Podemos dizer que sua atitude está relacionada com:
		
	
	o caráter da empresa
	
	maximização dos lucros
	
	satisfação dos acionistas
	
	ocultação dos problemas
	
	golpe de marketing
	
	 6a Questão (Ref.: 201202790542)
	sem. N/A: O Dilema dos Valores
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na aula 04 conhecemos o caso da Manville Corporation, teve sérios problemas com pessoas que reclamaram por terem ficado doentes após 15 ou 20 anos de exposição aos produtos de asbesto (amianto). As demandas alcançaram a espantosa cifra de um bilhão de dólares. Daí em diante a empresa decidiu não mais fabricar ou vender produtos até que pudessem ser manufaturados e usados com segurança, não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo. Este é um exemplo de:
		
	
	Sociológico 
	
	Filosófico
	
	Epistemológico. 
	
	Dilema ético. 
	
	Religioso 
	
	 7a Questão (Ref.: 201202328062)
	sem. N/A: A Ecologia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual é o fundamento e a sustentação da Ética Ambiental (base cientifica)?
		
	
	A relação entre os produtores e os consumidores; 
	
	O estudo da relação entre os empreendedores e os trabalhadores; 
	
	A relação entre os produtores e os investidores; 
	
	A relação entre o mercado e os atravessadores 
	
	O estudo da relação homem X natureza; 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202328081)
	sem. N/A: A Escassez dos Recursos Naturais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual é o determinante que motiva a interação evidente entre a Economia e os recursos Naturais?
		
	
	A exploraçãoeconomicamente viável do recurso natural;
	
	A manutenção do equilíbrio ambiental; 
	
	O aprimoramento do desenvolvimento tecnológico, 
	
	O equilíbrio da Economia.
	
	A formação de estoques de recursos alternativos; 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202331009)
	sem. N/A: POLÍTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA EMPRESA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com nosso conteúdo, a organização americana Business for Social Responsability ( Negócios para Responsabilidade Social) o exercício da responsabilidade social por parte de uma empresa inclui:
		
	
	Diretos ambientais, trabalhistas, fiscais, sociais e dos consumidores.
	
	Direitos familiares, profissionais, empresariais, imobiliários e mercadológicos.
	
	Direitos educacionais, trabalhistas, políticos, sociais e governamentais
	
	Direitos financeiros, de produção, fiscais, imobiliários e de propaganda
	
	Direitos profissionais, sociais, governamentais, educacionais e dos consumidores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202334278)
	sem. N/A: BALANÇO SOCIAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Todas as entidades, independente de porte, que querem demonstrar à sociedade a sua responsabilidade social, devem divulgar Informações de Natureza Social e Ambiental, no documento denominado:
		
	
	Carta Social 
	
	Cerditão Social
	
	Balanço Social 
	
	Registro Social 
	
	Cartão Social

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes