Buscar

Av2 Saúde do trabalhador2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301611107)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Elencar 04 as competências dos profissionais integrantes do SESMT. 
		
	
Resposta: Observar como os trabalhadores estão . Dar suporte para cuidar dos trabalhadores. Supervisionar o local de trabalho . Orientar o sistema para melhor cuidar dos trabalhadores.
	
Gabarito: - Aplicar o conhecimento de segurança e medicina do trabalho ao ambiente de trabalho, visando redução e até a eliminação dos riscos exitentes à saúde do trabalhador; - Determinar o uso do Equipamento de Proteção Individual, de acordo com a NR 6; - Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto a esta NR, quando solicitado pela empresa; - Manter permanente relacionamento com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); - Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas, quanto de programas de duração permanente; - Analisar e registrar em documentos específicos os acidentes de trabalho e todos os casos de doença ocupacional; - Registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridades em formulário prórpio. As atividades dos profissionais do SESMT são essencialemente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se torna necessário 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301612552)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O PCMSO deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual. Deve incluir, entre outros a realização obrigatória dos exames médicos. Descrever quais são os exames obrigatórios. 
		
	
Resposta: Exames peródicos de hemograma de sangue de hiv,sifilis , diabetes, glicemia , colesterol, triglicerideos e todos que possam provocarmudanças na qualidade de vida dos trabalhadores.
	
Gabarito: Admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função, demissional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301681752)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão de qualidade de vida", e para alcançá-la "o indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e adaptar-se ao meio ambiente"(BUSS, 2000). A partir desse conceito de saúde podemos problematizar a relação saúde e trabalho, uma vez que transcendemos o conceito de saúde apenas como ausência de doença. E então somos capazes de entender que: I- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, um processo entre o homem e a natureza que se determina pela força concreta em que se dá a produção, distribuição, intercâmbio, e consumo dos meios de vida pelos diferentes grupos humanos. O trabalho implica um processo de produção social com dois momentos: produção e consumo, que formam uma unidade; II- O trabalho permite a inserção do indivíduo no mundo, contribuindo para a formação da sua identidade. Através do trabalho o indivíduo estabelece vida social; III- A saúde também depende das condições de trabalho. Quando o trabalho está mal organizado e mal executado pode trazer efeitos negativos para o trabalhador, como o adoecimento e a morte. IV- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, é um processo exclusivo do homem, que existe desde seus primórdios, e não tem correlação com a natureza. 
		
	
	As opções I, II e III estão corretas;
	
	Apenas a opção IV está correta;
	
	Estão corretas as opções I e IV; 
	
	As opções II, III e IV estão corretas; 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301681751)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90), um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Ainda sobre a lei supracitada é incorreto dizer que: 
		
	
	O dever do Estado exclui o das pessoas no que diz respeito a garantia da saúde e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. 
	
	Garante informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e a empresas sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional. 
	
	O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. 
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301611213)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para assegurar que as capacidades, as necessidades, as limitações fisiológicas e psicológicas de um candidato são compatíveis com o esforço físico e mental exigido para determinado cargo, a NR-7 estabelece o exame
		
	
	admissional.
	
	de retorno ao trabalho
	
	periódico
	
	demissional.
	
	de mudança de função
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301594464)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um dos acidentes de trabalho mais comuns na enfermagem é
		
	
	Ser atingido por secreções por usar equipamento de proteção adequadamente.
	
	Corte com lâmina de bisturi, agulhas e seringa.
	
	Acidente com material perfurocortante (caixa cheia)
	
	Queda do mesmo nível.
	
	Lesão na coluna pelo levantamento de peso usando a mecânica corporal adequada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301608088)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise os exemplos de agentes biológicos que podem oferecer risco para a saúde dos trabalhadores expostos e assinale a alternativa incorreta
		
	
	Fungos
	
	Ruído
	
	Protozoários
	
	Vírus
	
	Bactérias
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301594462)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Luvas descartáveis, avental, máscara facial, viseira ou óculos de proteção, conforme a NR 6, são
		
	
	Equipamentos de proteção individual.
	
	Cabe ao empregado substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado.
	
	Equipamentos de proteção coletiva.
	
	Medidas de proteção aos acidentes de percurso.
	
	Medidas de proteção aos microrganismos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301718860)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia o trecho destacado: ¿De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que causam incapacidade no trabalho, e a projeção é que até 2020 ela esteja no topo da lista. Ainda segundo a OMS, a média de falta no trabalho de um indivíduo com depressão é de sete dias por mês, enquanto a média geral é uma vez a cada 30 dias. Em linha com essa afirmação, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles¿ (Portal do Servidor, maiode 2008). Assinale a alternativa correta sobre a depressão e os demais transtornos mentais no trabalho:
		
	
	Os transtornos mentais são influenciados unicamente por fatores psicológicos, como autocrítica e medo.
	
	A depressão apresenta um baixo índice de afastamento do trabalho, o que justifica a prioridade das ações de Saúde do Trabalhador em outras doenças.
	
	O texto justifica o investimento maciço do Governo nas doenças ocupacionais de ordem física, como asma ocupacional e silicose.
	
	Para o estabelecimento do nexo causal para os transtornos mentais, é importante conhecer a trajetória de vida do trabalhador, e não somente sua realidade ocupacional. 
	
	Os transtornos mentais não devem ser pauta para as ações de Saúde do Trabalhador, pois não tem relação com as questões ocupacionais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301613386)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Para cada exame médico obrigatório realizado pelo PCMSO, o médico emitirá Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) em
		
	
	duas vias, em que a primeira ficará arquivada no local de trabalho e a segunda enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	duas vias, em que a primeira será entregue ao trabalhador e a segunda ao Ministério do Trabalho e Emprego
	
	uma via, que ficará arquivada no local de trabalho
	
	duas vias, em que a primeira ficará arquivada no local de trabalho e a segunda será entregue ao trabalhador.
	
	uma via, que será entregue ao trabalhador

Outros materiais