Buscar

AV ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS BALDANZI

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0466_AV_201601356692 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601356692 - DANIELE MARIO DE OLIVEIRA BALDANZI
	Professor:
	MARIA REGINA BORTOLINI DE CASTRO
	Turma: 9017/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 15/06/2016 20:27:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201601454028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A imagem do Nordeste que é vista pelas outras regiões é sempre de um lugar onde nada floresce, nada sobrevive, de um povo pobre e miserável, e que tem apenas no litoral alguma chance de crescimento por conta das lindas praias. A televisão é a principal divulgadora dessa cultura de gente sofrida e sem qualquer perspectiva de vida. Nós, nor-destinos, sabemos que aqui há lugares de muita pobreza, como há em outras partes do Brasil. Contudo, não é só isso que compõe o Nordeste brasileiro. Disponível em http://inforuneb.blogspot.com/ Como esta questão da construção da imagem do nordeste pela mídia pode ser analisada pela perspectiva das Ciências Sociais, especialmente, tratando-se da Antropologia?
		
	
Resposta: Essa é uma visão etnocêntrica, em que a mídia constrói a imagem do nordeste como um lugar menos favorecido, em que enquadra tal cultura, de forma preconceituosa, a pessoas sofridas, um povo pobre pobre, miserável e sem perspectiva de vida. Isso acontece quando consireamos a cultura a qual estamos inseridos como a mais correta ou ideal a se viver em sociedade.
	
Gabarito: Este estereótipo da sociedade nordestina, retratada sempre com esta ideia de miséria e desolação pode ser percebida como uma atitude etnocêntrica, a partir da abordagem antropológica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601632805)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cultura escolar como "um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos; normas e práticas" pode se constituir como uma VIOLÊNCIA SIMBÓLICA nos termos de Bourdieu?
Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Para Bordieu, a prátca pedagógica é considerada uma VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, pois impõe à classe dominada, de forma dissimulada, a sua concepção de cultura, funcionando como mecanismo de distinção social e reprodução da hierarquia social.
	
Gabarito:
Resposta: Sim, tendo em vista que a cultura escola em alguma medida expressa um arbitrário cultural, ou seja, determinadas crenças, valores, conhecimentos que as classes dominantes querem inculcar nas demais classes sociais de modo a perpetuar o status quo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602201517)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao Relativismo Cultural considere as afirmações abaixo: 1) Todas culturas devem ser consideradas válidas. 2) Os preconceitos derivados das convenções culturais nos leva a não aceitar a cultura do outro. 3) Inexiste medida absoluta para informar julgamentos. 4) A avaliação do costume do outro representa obstáculo ao conhecimento antropológico. São corretos os itens:
		
	
	Apenas 3 e 4 são corretos
	 
	Os itens 1.2,3 e 4 são corretos;
	
	Apenas o 1 e 2 são corretos;
	
	Apenas o 3 e 4 são corretos;
	
	Apenas 2 e 3 são corretos;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601420006)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
		
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	 
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601478533)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Émile Durkheim, em As Regras do Método Sociológico, os fatos sociais seriam estruturas que possuiriam as seguintes características:
		
	
	Encontram-se exclusivamente vinculados à base econômica e material da sociedade.
	
	Seriam fenômenos que ocorrem ocasionalmente na sociedade.
	 
	Possuiriam um poder de coerção sobre as consciências individuais.
	
	Expressariam a preponderância do indivíduo sobre a coletividade.
	
	Estariam presentes no interior de cada indivíduo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601451144)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A educação sistemática pode ser definida como a seleção de elementos considerados essenciais ou mais necessários para serem transmitidos de modo especial na escola, por pessoas especializadas. A educação sistemática acontece de forma institucionalizada. Assinale a alternativa que NÃO tenha recursos empregados pela educação sistemática.
		
	 
	Convivência familiar.
	
	Material didático.
	
	Horas de trabalho obrigatório.
	
	Local apropriado.
	
	Métodos de ensino.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601405178)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Relacionando o trecho da música a seguir a teoria de Karl Marx.
"Um homem se humilha se castram seus sonhos / Seu sonho é sua vida/ e a vida trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ e sem a sua honra/ se morre, se mata/ Não dá prá ser feliz". (Menino Guerreiro - Gonzaguinha)
Somente uma das ideias abaixo NÃO está de acordo, assinale essa opção:
 
		
	
	alienação
	
	classes sociais
	 
	solidariedade mecânica e orgânica
	
	dialética
	
	trabalho
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601632742)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Num supermercado, os trabalhadores vivem uma rotina fatigante, onde não são valorizados e estão submetidos à baixa remuneração e precárias condições de vida. Eles são praticamente invisíveis aos olhos dos seus patrões, estão desumanizados. Diante disso tudo, alguns se relacionam com o trabalho como algo que lhes é alheio e adverso. Outros, no entanto, reconhecem que compartilham os mesmos problemas e se organizam para a defesa consciente de seus interesses.
A que conceitos da teoria marxista, respectivamente, referem-se essas duas posições?
		
	
	Consciência de Classe e Ideologia
	 
	Mais-valia e Consciência de Classe
	
	Ideologia e Mais-valia
	
	Consciência de Classe e Alienação
	 
	Alienação e Consciência de Classe
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601660634)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todo ano na formatura dos alunos do ensino médio da escola, uma das cerimônias que não pode faltar é a missa do padre Paulo. É um costume que remonta mesmo as origens das escolas no Brasil. Esse ano, alguns alunos questionaram a necessidade do evento dada a diversidade religiosa na escola. Mas Padre Paulo veio a escola fazer um discurso sobre a importância da religião em nossas vidas e sobre como a presença de Deus em momentos de consagração como esse é fundamental. Depois de muito debate, a força da tradição prevaleceu e no dia da formatura Padre Paulo estava lá proferindo a missa de agradecimento.
 Esse exercício de poder expressa uma forma de dominação designada por Weber de:
		
	 
	Dominação tradicional
	
	Dominação formal
	
	Dominaçãolegal
	
	Dominação ilegítima
	
	Dominação carismática
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601478452)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ponto de vista etnocêntrico consiste em tomar o próprio grupo como referência e definir os outros grupos sociais, não através dos seus próprios valores, e sim como imperfeições em relação àquilo que se considera o modelo ideal de existência. Marque, entre as alternativas abaixo, a que for correta em relação ao conceito de etnocentrismo.
		
	
	Muito comum nas relações interpessoais e de vizinhança, amplamente difundido no senso comum, o ponto de vista etnocêntrico inexiste e sempre inexistiu nas ciências humanas.
	 
	No plano intelectual, o etnocentrismo pode ser visto como a dificuldade em se pensar a diferença; já no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo hostilidade, etc.
	
	O Brasil, dada a sua configuração étnica diversificada, pode ser apontado como um exemplo raro de nação antietnocêntrica.
	
	Em um mundo com tamanha oferta de comunicação tal qual verificado nos dias atuais, se configurando em amplos espaços de discussões na Internet, o etnocentrismo torna-se algo cada vez mais raro.
	
	Em termos territoriais, quanto mais próximos forem dois ou mais grupos humanos entre si, menos etnocêntricos serão em relação aos seus vizinhos.

Outros materiais

Perguntas Recentes