Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AV 11jun

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AV 11/06/2016
	1a Questão (Ref.: 201509278902)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	Uma professora confessa que, no primeiro dia de aula, já consegue identificar quais são os alunos que aprenderão a ler e escrever e, por conseguinte, serão aprovados, e os alunos que não conseguirão aprovação. Indagada por sua coordenadora pedagógica sobre como pode realizar tal avaliação e quais critérios utiliza para chegar a tais resultados, a professora responde que os alunos provenientes da periferia da cidade e que chegam atrasados na escola e sem o material adequado dificilmente conseguem se alfabetizar, pois não acompanham os conteúdos abordados. Segundo ela, esses alunos são desorganizados, porque não apresentam concentração, não podem comprar os livros didáticos e, portanto, não têm condição de aprender a ler e escrever. Muito sabiamente, a coordenadora pergunta para a professora se ela muda a sua postura profissional com esses alunos que ela acredita que não aprenderão a ler. A professora afirma que sim e esclarece com total objetividade: - "Eu nem me aproximo! Não perco meu tempo com alunos que não conseguirão acompanhar a turma". Em relação a esse caso, explique como o conceito de mediação na teoria de Lev Vygotsky está sendo vivenciado por essa professora. Explique também as consequências desta mediação para o rendimento e sucesso acadêmico dos alunos.
		
	
Resposta: A professora desconhece que segundo Vygostky o aluno se denvolve no meio em que vive e interage, e se o aluno não é acompanhado com atenção, inclusão na sala de aula seu aprendizado será afetado. A falta de conhecimento da professora no que se tange o densenvolvimento do aluno, ira afetar diretamente no desenvolvimento tanto de aprendizagem quanto no meio social. Pois independente das cincurnstâncias em que o aluno vive e suas dificuldades, ele tem a capacidade de aprender independente dos fotores negativos.
	
Gabarito: De acordo com a teoria de Lev Vygotsky, todo o nosso desenvolvimento e aprendizagem são mediados por outras pessoas e por instrumentos culturais. No caso, desta professora, ela tem um estilo de mediação altamente excludente, preconceituoso e anti-ético que baseado em um julgamento sem parâmetros objetivos cria um prognóstico de fracasso que acaba se confirmando pela falta de apoio da professora.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509448515)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	SEGUNDO PIAGET, DO PONTO DE VISTA COGNITIVO, A (O) ADOLESCENTE ESTÁ NO ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES FORMAIS, DEVIDO SEU AMADURECIMENTO BIOLÓGICO QUE REPRESENTA O PONTO MÁXIMO DO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. AS OPERAÇÕES FORMAIS, ENTRETANTO, NÃO SÃO UM DADO A PRIORI, MAS DEPENDEM DA INTERAÇÃO DO ORGANISMO COM O MEIO. A AQUISIÇÃO DAS OPERAÇÕES FORMAIS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE AJUSTAMENTO SOCIAL DO (A) ADOLESCENTE. DESTAQUEALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DE OPERAÇÕES FORMAIS E A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA.
		
	
Resposta: Amadurecimento cerebral, aumento de tamanho das mãos pés, aparecimento de pelos, período de latencia sexual. Auxilia na forma de encarar o "novo", cria posibilidades de pensamentos além do cotidiano.
	
Gabarito: PARA PIAGET, AS OPERAÇÕES FORMAIS (PENSAMENTO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO), QUE SURGEM, PERMITEM AO ADOLESCENTE DESENVOLVER REFLEXÕES E FORMULAR TEORIAS. AOS 12 ANOS A(O) ADOLESCENTE JÁ É CAPAZ DE FAZER DESCENTRALIZAÇÃO, TANTO NO PLANO COGNITIVO, QUANTO AFETIVO E MORAL, TORNANDO-SE CAPAZ DE COORDENAR DIVERSAS IDEIAS E TIRAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. A VIDA AFETIVA DA (O) ADOLESCENTE AFIRMA-SE ATRAVÉS DA CONQUISTA DA PRÓPRIA PERSONALIDADE E DE SUA INSERÇÃO PROGRESSIVA NO MUNDO ADULTO.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509236514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensando no estudo do desenvolvimento humano, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	o estudo não abrange somente todos os períodos da vida como também utiliza uma perspectiva por toda vida.
	
	busca compreender como e por que as pessoas se modificam, e como e por que elas permanecem as mesmas nos vários momentos de sua vida, à medida que envelhecem.
	 
	é um conhecimento que é utilizado somente na área de educação especial, pois permite conhecer melhor a plasticidade do cérebro.
	
	abrange o ciclo vital e o seu caráter evolutivo.
	
	trouxe grandes benefícios para os professores, à medida que permite identificar determinadas características de algumas fases da vida.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509236844)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo:
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos.
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente.
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos.
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica vygotskyana. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes.
Estão corretas:
		
	
	Todas são verdadeiras.
	
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
	 
	I, II e IV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509236871)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponha que os alunos consigam estabelecer relações substantivas e não arbitrárias entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação de novos significados. Diante desse fato, podemos dizer que eles estão realizando o que se denomina:
		
	
	expressão vinculada.
	 
	aprendizagem significativa.
	
	atividade relacionada
	
	conteúdo conectado.
	
	experiência coerente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509237109)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebrohumano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	 
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509341037)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509776578)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ana Carolina fez dois anos de idade e já tem pleno domínio da linguagem oral, desenha de forma celular e mostra uma riqueza em suas interações lúdicas. Sua professora está fazendo o seu relatório de avaliação semestral e deseja colocar a fase do desenvolvimento cognitivo que Ana Carolina está, bem como uma característica principal desta fase de acordo com a teoria de Jean Piaget. Qual das alternativas abaixo responde corretamente às questões da professora?
		
	
	Sensório-motor e egocentrismo
	
	Lógico-simbólico e superação do egocentrismo
	
	Operatório-concreto e desenvolvimento linguístico
	 
	Pré-operatório e pensamento abstrato
	 
	Pré-operatório e desenvolvimento linguístico
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509446309)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A dislexia é É um distúrbio específico da aprendizagem, caracterizado pela dificuldade reconhecimento de palavras, de soletração e decodificação que pode ou não trazer dificuldades na compreensão da leitura, que dificulta a ampliação do vocabulário e a aquisição de conhecimentos. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO NÃO É UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS:
		
	
	Atraso na aquisição da fala e deficiência na percepção fonética.
	
	Prejuízo no desenvolvimento psicomotor
	 
	Percepção aguçada da realidade
	
	Criatividade
	
	Dificuldades em seguir orientações e instruções
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509447399)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aos 18 anos de idade, nosso cérebro já amadureceu bastante e é capaz de processar as funções executivas para organização e realização de atividades no dia-a-dia. Marque qual das atividades abaixo faz parte do rol de funções executivas que só estará plenamente pronto após a total maturação das estruturas corticais pré-frontais.
		
	 
	Colocar um plano em prática monitorando o comportamento passo a passo e tendo a chance de refazer seus planos de acordo com os desafios alcançados
	
	Fazer análises abstratas sobre temas nunca antes estudados pela humanidade
	
	Ser um líder democrático e que use o diálogo em suas interações
	
	Criar artisticamente com talento e inovação obras de rico valor cultural
	
	Ser capaz de apresentar movimentos delicados e muito rápidos de coordenação motora fina

Outros materiais