A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Membrana Celular e Núcleo

Pré-visualização | Página 1 de 1

MEMBRANA CELULAR 
 A célula é a menor unidade funcional e estrutural que forma os seres vivos, proporcionando nutrição e reprodução, através de diversas ações metabólicas. Um importante componente da célula e a membrana celular, uma estrutura flexível e fina que separa o interior de uma celular do meio extracelular.
 É composta por proteínas e lipídeos, tendo basicamente três funções primordiais: revestimento celular, proteção da célula e permeabilidade seletiva, ou seja, dá forma à célula e age no controle de substâncias que devem entrar e sair da célula, executando diversos transportes de acordo com as necessidades das substâncias a serem conduzidas.
 A membrana celular é formada por uma bicamada de fosfolipídios, a qual, em uma dessas camadas é voltada para o meio externo e a outra, para o meio interno da célula. Nessa bicamada, estão inseridas proteínas, denomina-se de proteínas integrais e periféricas. Proteínas integrais são as que atravessam a membrana, isto é, está tanto no citoplasma, quanto no meio extracelular, sua principal função é o transporte de moléculas. Já as proteínas periféricas situa-se no lado do citoplasma, tendo sua função interligada a fixação do exoesqueleto. 
 Além das proteínas, a membrana também possui outros componentes em sua formação, como o colesterol e os carboidratos. 
 A plasmalema possui uma estrutura extremamente fina, mesmo assim, protege a célula, mas existe estruturas que se encontram no exterior dessa membrana para dar uma proteção extra, são elas: a parede celular e o glicocálix, têm como principal função, revestir a membrana, protegendo ainda mais a célula contra agressões químicas e físicas. 
 A condução de substâncias é classificada de acordo com o gasto de energia da célula. A plasmalema pode ser atravessada por algumas substâncias, decidindo sua qualidade.
 A membrana possui três tipos de transportes, o transporte passivo, o ativo e o em massa. Os principais exemplos de transporte passivo são: ato simples, ato facilitado e osmose. Na difusão simples as moléculas têm uma tendência de se movimentarem de regiões mais concentradas para as regiões menos concentradas, um exemplo dessa difusão: os gases respiratórios são trocados no pulmão, devido as suas moléculas primordiais, o oxigênio e o gás carbônico. A passagem do soluto nesta difusão é através da bicamada lipídica.
 Na difusão facilitada, a passagem do soluto é através das proteínas da membrana com o auxílio de moléculas transportadoras. Um exemplo é a entrada de glicose na célula, ligada a uma proteína transportadora. A osmose é a passagem de água (solvente) pela membrana celular, à água se movimenta através da plasmalema para manter constante o edema da célula.
 O transporte ativo é aquele transporte do soluto pela membrana plasmática das células, havendo o gasto de energia. Ao contrário do transporte passivo, neste, o soluto vai passar da região menos concentrada para a mais concentrada.
 E o transporte em massa, a célula vai deter uma substância composta por imensas moléculas ou ate mesmo outras celular por meio da endocitose e expulsa as substâncias para o meio externo da célula, através da exocitose. A endocitose é um procedimento em que a membrana aglomera pequenas gotículas líquidas do meio externo da célula e a exocitose é a quitação de moléculas da célula pelo rompimento de vesículas.
NÚCLEO
 O núcleo ocupa a posição central da célula, é revestido por uma membrana nuclear a qual controla os movimentos das substâncias entre o nucleoplasma e o citoplasma. É responsável pela ordem da ação celular e pela reprodução celular. 
 Os componentes do núcleo são: cromatina, matriz entre outros. A carioteca é constituída por duas membranas lipoproteícas, é uma fibra que forma cromossomos durante a reprodução celular. O nucleoplasma é um fluído, no qual, é mergulhado no nucléolo e na cromatina. Os nucléolos são curtos corpos de proteínas e RNA no interior do núcleo que produzem ribossomos. Cromatina é uma arquitetura complexa constituída por DNA e proteínas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.