Buscar

avaliando aprendizado direito empresarial I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Empresário individual é aquele que exerce a atividade empresária em nome próprio, ou  seja, por uma única pessoa natural. Supondo que o empresário individual esteja devidamente registrado na junta comercial, assim:
R: Terá responsabilidade ilimitada pelas dívidas empresariais.
2 - Conforme nos ensina o Código Civil Brasileiro e a doutrina vigente, é organização técnico-econômica que se propõe a produzir a combinação dos diversos elementos, natureza e capital, bens ou serviços, com esperança de realização e lucros:
R: Empresa
3 - No tocante a evolução do direito assinale a alternativa incorreta
R: A teoria dos atos de comercio disciplinou as relações entre comerciantes até a unificação do direito civil com o direito empresarial, quando fora substituído pela teoria da empresa.
Corretas: No sistema jurídico brasileiro o que importa é a qualidade do agente, ou seja, ter ela uma matrícula numa corporação de mercadores.
Apesar da unificação entre o direito civil e o direito comercial, não houve alteração na teoria adotada pelo Brasil, o qual seja, a teoria dos atos de comércio, vez que não ocorreu a revogação do código comercial.
O Brasil adotou inicialmente a teoria da empresa para disciplinar as relações entre mercadores e seus clientes.
4 - Luiza e Carlos são casados e decidem constituir sociedade para produção e comercialização de artefatos de couro. De acordo com a legislação vigente, podemos dizer que a sociedade poderá ser constituída se:
R: não tenham casado no regime de comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória.
5 - Quanto ao direito de empresa, assinale a alternativa correta:
R: Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
6 - Em razão da personalização das sociedades empresárias, os sócios têm, pelas obrigações sociais:
R: c) responsabilidade subsidiária.
7 - Sobre os livros empresariais, assinale a alternativa correta:
R: a exibição parcial dos livros empresariais pode ser ordenada, de ofício, pelo juiz.
8 - Antônio é empresário individual, como tal inscrito no Registro de Empresas e no CNPJ há mais de dez anos. Com exceção daqueles legalmente impenhoráveis, respondem pelas dívidas contraídas por Antônio no exercício da atividade empresarial:
R: todos os seus bens.
9 - Considerando os vários tipos de sociedades descritos no Código Civil e com base na teoria geral do direito empresarial, assinale a opção correta:
R: As cooperativas, independentemente do objeto social, são sempre sociedades simples.
10 - Paulo, aposentado do cargo de promotor de justiça, decidiu comprar um imóvel rural, a fim de se dedicar, de forma organizada, profissional, habitual e exclusiva, ao cultivo e à venda das verduras orgânicas, visando ao lucro. Nesse caso:
R: depois de inscrito no Registro Público de Empresas, Paulo estará sujeito à falência, mesmo na qualidade de empresário rural.
11 - Em relação ao registro da empresa, é correto afirmar:
R: A principal sanção imposta à sociedade empresária que explora irregularmente sua atividade econômica, funcionando sem registro na Junta Comercial, é a responsabilidade ilimitada dos sócios pelas obrigações da sociedade.
12 - As sociedades empresárias personificadas adquirem personalidade jurídica com a:
R: inscrição do seu ato constitutivo no Registro Público de Empresas Mercantis, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo.
13 - Em relação à diminuição do capital social de uma sociedade limitada, podemos afirmar que:
R: A redução somente se tornará eficaz se não for impugnada no prazo de 90 (noventa) dias, contados da data da publicação da ata de assembleia que aprovou a redução
14 - No direito brasileiro a sociedade entre cônjuges é permitida desde que NÃO estejam casado sob o regime :
R: De comunhão universal de bens e separação de bens obrigatória.
 15 – Suponha que uma sociedade simples abandone o seu objeto social e passe a exercer como principal atividade a compra de bens móveis e sua posterior revenda no mercado, auferindo, após um ano, lucro de um milhão de reais. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta consoante o Código Civil.
R: Caso os sócios queiram extinguir a sociedade, poderão fazê-lo por meio de fusão com uma sociedade empresarial que já exerça a atividade citada.
16 - Na cláusula décima do contrato social de Populina Comércio de Brinquedos Ltda., ficou estabelecido que: ¿A cessão a qualquer título da quota de qualquer dos sócios depende da oferta prévia aos demais sócios (direito de preferência) nas mesmas condições da oferta a não sócio. Caso, após o decurso de 30 (trinta) dias, não haja interessado, o cedente poderá livremente realizar a cessão da quota a não sócio¿. Tendo em vista as disposições do Código Civil acerca de cessão de quotas na sociedade limitada, assinale a afirmativa correta
R: A cláusula é integralmente válida, tendo em vista ser lícito aos sócios dispor no contrato sobre as regras a serem observadas na cessão de quotas
17 - Ananias Targino consulta sua advogada para saber as providências que deve tomar para publicizar o trespasse do estabelecimento da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) por ele constituída e enquadrada como microempresa, cuja firma é Ananias Targino EIRELI ME. A advogada corretamente respondeu que
R: é dispensável a publicação do contrato de trespasse na imprensa oficial, mas ele deverá ser arquivado no Registro Público de Empresas Mercantis.
18 - No tocante à sociedade limitada, é correto afirmar que:
R: a deliberação em assembleia será obrigatória se o número dos sócios for superior a dez, mas a reunião ou a assembleia torna-se dispensável quando todos os sócios decidirem, por escrito, sobre a matéria que seria objeto dela.

Outros materiais