Buscar

lista 2(respondida)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a principal função da chamada de procedimento remoto? Tradicionalmente,
uma RPC implementa que tipos de comunicação da camada de middleware?
É permitir que programas chamassem procedimentos localizados em outras máquinas fazendo com que tal chamada pareça com uma chamada local. 
Persistente: mensagem é armazenada pelo middleware de comunicação durante o tempo que for necessário para entrega-la ao receptor.
Transiente: Mensagem é armazenada somente durante o tempo em que a apliação remetente e a aplicação receptora estiverem executando
Sincronização:
Assíncrona: Remetente continua sua execução imediatamente após ter apresentado sua mensagem para transmissão.
Síncrona: remetente é bloqueado até saber que sua requisição foi aceita
Granularidade:
Discreta: Partes se comunicam por mensagens e cada mensagem forma uma unidade de informação completa.
Fluxo: Várias mensagens, sendo que as mensagens estão relacionadas uma com as outras pela ordem ou pela relação temporal. 
Por que o suporte para mídia contínua (fluxo) em sistemas distribuídos é mais
complexo do que o suporte que deve ser dado a mensagens independentes?
Em mídia contínua, as relações temporais entre diferentes itens de dados são fundamentais para interpretar corretamente o que o dados realmente significam. Para garantir a interpretação correta os dados precisarão ser comprimidos substancialmente de modo a reduzir o armazenamento requerido em especial a capacidade da rede, tomando mais complexa a manutenção. 
Por que o suporte para mídia contínua (fluxo) em sistemas distribuídos é mais
complexo do que o suporte que deve ser dado a mensagens independentes?
Para lidar com a variação de atraso da rede(jitter), atrasa-se a reprodução de voz no destino usando buffer de compensação de jitter (playout buffer). Tentam encontrar boa relação entre o atraso total e o erro por demora na entrega. 
FEC: adicionam redundância para permitir a correção dos dados perdidos durante a transmissão.
Descreva o algoritmo que traduz identificadores para endereços nos sistemas distribuídos baseados no sistema chord. 
Como é organizado o espaço de nomes no caso de nomes estruturados?
Nomes são organizados em espaços de nomes que no caso de nomes estruturados podem ser representadas por grafos dirigidos com dois tipos de nós, nos folha e raiz. O nó folho é aquele que representa uma entidade nomeada e não possui ramos de saída, ele armazena informações de entidade que está representada de modo que um cliente possa acessá-lo. 
Um outro tipo de nó é o nó diretório, esse nó tem vários ramos de saída, cada um rotulado com um nome, o nó diretório armazena um par de rotulo ramo, identificador de nó
Descreva as duas técnicas de resolução de nomes que podem ser implementadas nos sistemas que se utilizam de nomeação estruturada
As duas técnicas de resolução de nomes que podem ser implementadas nos sistemas que utilizam nomeação estruturada são iterativo e recursiva. Na resolução recursiva a máquina solicitante não participa do processo ad resolução após a mensagem de resolução ter sido enviada ao servidor DNS loca. Já na resolução interativa, um servidor DNS, ao não conseguir resolver a solicitação, reponde ao servidor DNS solicitante informando sua incapacidade de resolução, mas indicando o endereço IP de outro servidor DNA eventualmente capaz de realizar a tradução solicitada. O servidor local solicitante pode então encaminhar novamente a mesma consulta para o novo servidor DNS conhecido. Esse processo se repete até que a tradução requisitada finalmente seja conhecida. Na resolução iterativa o servidor DNS local, participa ativamente do processo da resolução. 
Qual a diferença do relógio físico para o lógico?
Relógio físicos são utilizados para fazer sincronização externa, pois alguéns sistemas precisam sincronizar a base de tempo local, uma base de tempo físico. Para isso é preciso ter um relógio externo para sincronização, por exemplo, o UTC. 
Relógio lógicos são utilizados para fazer a sincronização interna, pois os processos veem eventos ordenados pelos seus relógios locais. 
Quais as duas categorias de Exclusão Mutua?
Qual a vantagem do algoritmo de exclusão mutua? 
É juta, não tem esfomeação, tem poucas mensagens, garante a exclusão mutua, nenhum preços espera indefinidamente pela seção crítica
Explique o funcionamento do Token Ring
Os processos do sistema são organizados em um anel e numerados seguindo a ordem em que aparecem no anel. Quando o anel é iniciado, o recebe uma ficha(token) que lhe da permissão para entrar no seção critica. A ficha circula pelo anel. Quando um processo recebe a ficha ele verifica se ele mesmo deseja entrar numa seção crítica, se estiver ele a executa. Caso contrário, ele passa a ficha para o processo que o sucede no anel. Um processo só pode entrar em uma única seção critica a cada vez que recebe a ficha.

Outros materiais