Buscar

AV COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS 
	Avaliação: AV
	
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2     Data: 13/06/2016 14:09:08 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 263696)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para se entrevistar um candidato existem dois tipos de entrevistas, não-estruturada e estruturada. Como podemos definir a aplicabilidade de cada uma delas?
	
	
	
Resposta: Entrevista estruturada é quela que se faz com base em um planejamento como por exemplo a entrevista. Entrevista não estruturadas é aquela que não se planeja, como por exemplo a dinâmica de grupo, as perguntas surgem conforme a interação dos candidatos.
	
Gabarito: Na não estruturada, o entrevistador e o candidato não têm um roteiro prévio. Já na estruturada, o entrevistador sempre segue o mesmo roteiro visando a avaliar os conhecimentos, as habilidades e a capacidades do candidato.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 659194)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A liderança eficaz tem sido cada vez mais procurada e incentivada nas organizações modernas. Bons líderes conduzem e dão exemplo aos seus liderados o que, em geral, promove um melhor desempenho e comprometimento destes. Podemos encontrar três estilos de liderança, ou de líder. Identifique-os e, em seguida, descreva claramente apenas um deles.
	
	
	
Resposta: Liderança liberal; Liderança autocrática e liderança democrática. Liderança democrática é aquele líder mais maleável, que aceita a participação de seus subordinados nas tomadas de decisões. Liderança autocrática o líder é mais autoritário e decide tudo sem que seus subordinados opnem.
	
Gabarito: Autocrático: centralizador, autoritário, às vezes grosseiro Liberal ou 'laissez faire': 'deixa fazer', não interfere ou interfere pouco, às vezes entendido como negligente Democrático: participativo, gosta e pede opinião de seus liderados, costuma ser mais simpático e acessível
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 52733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
	
	
	
	Utilizar sempre o e-mail.
	 
	Utilizar diferentes canais de comunicação.
	
	Utilizar um único canal de comunicação.
	
	Utilizar sempre a comunicação simbólica.
	
	Utilizar sempre a comunicação verbal escrita.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 623045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo:
	
	
	
	Segurança do Trabalho.
	
	Estímulos.
	
	Distribuição de tarefas.
	 
	Conflitos.
	
	Treinamento.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 51794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensando no tema Gerenciamento do Desempenho, marque qual a afirmativa que melhor responde o que é um empregado-problema.
	
	
	 
	Empregado-problema é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado e combinado, apesar de repetidas intervenções de retorno.
	
	Empregado-problema é aquele que falta de forma injustificada.
	
	O conceito de Empregado-problema não consta nas aulas de Gerenciamento do Desempenho
	
	Empregado problema é aquele que sempre tem algo a reclamar.
	
	Empregado-problema é aquele cujo comportamento é superior ao esperado ao perfil da função ocupada.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 575889)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando se identifica um empregado-problema, algumas ações devem ser realizadas para corrigir a situação na empresa. A estrutura de ação nesse caso consiste primeiramente em:
	
	
	
	Recrutar novos empregados para a empresa;
	
	Organizar uma discussão de melhoria de desempenho;
	 
	Demitir o empregado identificado como problema.
	 
	Diagnosticar o problema;
	
	Coordenar quando necessário;
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 700816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta estes estágios:
	
	
	
	Criar vitórias em curto prazo.
	
	Criar uma coalizão orientadora.
	
	Aumentar a urgência.
	
	Comunicar para conseguir adesão.
	 
	Realizar exames médicos em todos os funcionários.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 242457)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que o papel do gestor possui inúmeras responsabilidades. Entretanto, segundo o que estudamos, podemos definir uma responsabilidade macro (que pela natureza, pode ser considerada a mais importante). Dentre as afirmativas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, qual é esta responsabilidade do gestor, mencionada no enunciado da questão
	
	
	
	Ao gestor cabe a responsabilidade de manter o foco no processo, apenas, preocupando em alcançar os resultados esperados pela organização
	
	Dentre todas as responsabilidades que o gestor possui, é possível considerar que a principal seja a atenção dedicada - especificamente - ao negócio, permitindo que outras variáveis permaneçam em segundo plano
	
	Sem desconsiderar a importância das demais responsabilidades, cabe ao gestor, como fator de atenção principal, cuidar para que seus liderados cumpram o que precisa ser cumprido, mantendo-os focados no negócio, a qualquer tempo e custo.
	
	A responsabilidade do gestor está ligada à capacidade de ordenar, controlando o processo de tal maneira que possa estar ciente do que acontece, durante todo o tempo
	 
	O gestor é responsável por garantir que suas equipes alcancem resultados, de maneira que o sucesso da organização e de sua carreira, esteja diretamente ligado à performance dos seus liderados.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 52011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como são definidos os principais componentes do aprendizado por observação, que facilitam a conversão entre o conhecimento e a manifestação do conhecimento, abordados na 'Teoria do Aprendizado Social'?
	
	
	
	Atendimento, conduta, confiança e motivação.
	 
	Atenção, retenção, reprodução e motivação.
	
	Atitude, reprodução, atenção e atendimento.
	
	Conduta, atenção, atendimento e atitude.
	
	Atenção, conduta, atitude, e modificação.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 569140)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Evidente que a atividade dos gerentes têm se tornado mais e mais importante, principalmente quando consideramos as demandas das organizações modernas, garantindo que suas equipes alcancem resultados positivos. Por isso, é necessário que os gerentes sejam capazes de julgar comportamentos e processos realizados por seus colaboradores. Caso contrário, favorecem o surgimento de um fenômeno chamado de 'subgerenciamento'. Segundo Bruce Tulgan, este fenômeno ocorre por:
	
	
	
	Os gerentes estão mais preocupados em manter seu status dentro da organização do que em realizar corretamente o seu trabalho.
	
	Falta de interesse dos gerentes em se aproximar dos colaboradores para estruturar e consolidar suas equipes.
	
	Incapacidade dos colaboradores de reconhecerem o esforço dos gerentes em realizar corretamente as suas atividades.
Falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções seja por falta de tempo, incapacidade ou receio de julgar as pessoas.
	
	Os gestores (ou, executivos) não costumam dar a necessária liberdade e autoridade para que os gerentes cumpram suas funções básicas.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais