Buscar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JOÇANA BARROSO SOARES DOS SANTOS
MOEMA DE SOUZA GUIMARÃES
SALETE DA SILVA SOUZA PEREIRA
2
3
Movimentos Sociais são geralmente criados por grupos insatisfeitos e indignados que resolvem agir contra essa insatisfação, os motivos são os mais diversos. Ilustraremos em nosso trabalho alguns desses movimentos que se tornaram Marcos Históricos em nosso país. Resaltando a diferença entre M. Sociais, e Protestos Sociais. Usaremos alguns exemplos que ilustram tais formas de organizações.
MOVIMENTOS SOCIAIS
4
No fim dos anos 80 e ao longo dos anos 90, o cenário sociopolítico transformou-se de maneira radical. 
Os movimentos sociais ocorridos nessa época, contribuíram decisivamente para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988.
 De 1988 aos dias atuais, podemos observar uma série de movimentos pela efetivação de direitos já existentes e pela conquista de novos direitos. 
Vivemos sob uma constituição que privilegia os direitos humanos (civis, políticos e sociais) sobre a ação do Estado. 
NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS 
5
NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS 
Esses movimentos foram muito importantes, pois desenvolveram a politização da esfera privada, ao tornar as carências das populações pobres, dos negros, das mulheres e das crianças, uma preocupação de toda a sociedade, e não somente do Estado. 
Abriu-se no Brasil a possibilidade de se desenvolverem movimentos sem o controle do Estado, dos partidos políticos ou de qualquer instituição. Podemos citar, entre outros, os movimentos dos negros, das mulheres, dos indígenas, dos ambientalistas, dos sem-terra, dos sem-teto, etc. 
Novos Movimentos Sociais Possuem uma organização menos hierárquica, portanto acompanham a tendência da flexibilização; 
Possuem pautas de reivindicações específicas; 
Em média são movimentos reformistas que podem até guardar conteúdos de crítica ao capitalismo, mas raramente são revolucionários; 
Possuem uma estreita ligação com as Organizações Não Governamentais; Organizam-se de forma rápida, utilizando a internet e outros meios tecnológicos como ferramentas para a realização de novos protestos. 
6
MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO (MBC)
Com a finalidade de promover um debate qualificado sobre a competitividade industrial no Brasil, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) realizaram uma série de diálogos técnicos sobre o tema. O projeto, que tem o apoio do Observatório da Inovação e Competitividade da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), conta com a realização de quatro eventos que visam a aprofundar o entendimento sobre os fatores indutores da competitividade e reforçar a capacidade analítica no país.
7
MOVIMENTOS PELA INTERNET
O Twitter e Facebook utilizados como ferramentas de comunicação para construção e reconstrução da realidade. Atuação dessas redes está inventando, articulando e mudando a maneira de fazer políticas e as formas de participação social. O político tem dificuldades em assimilar a forma dos movimentos utilizarem essas ferramentas, por causa de seu tradicionalismo acreditam que essas redes funcionam para divulgação de informação e como espaço para marketing pessoal que atinge o eleitor. E também tem os que acreditem que as redes sociais funcionam como plataformas de construção política de comunicação de alguns dês privilegiada para os espaços tradicionais.
8
MOVIMENTO MST
O Movimento dos Sem Terra, mais conhecido como Movimento dos Sem Terra, sigla MST, é um movimento de massa que luta, basicamente, por terra, pela reforma agrária e por mudanças na sociedade.
O Movimento dos Sem Terra pode ser apontado como responsável pelo ressurgimento da questão da reforma agrária na consciência nacional, e tem demonstrado ser também um movimento político e ideológico. Para obter maior visibilidade perante a opinião pública e aumentar o seu poder de pressão junto aos poder público, passou a invadir bancos e empresas privadas, além das invasões de terras, participando de saques a supermercados e de sequestros de caminhões que transportam gêneros alimentícios. Os seus líderes proclamam: o objetivo do MST é mudar o modelo da sociedade.
9
MOVIMENTO LGBT
O movimento LGTB, representa um movimento diretamente de um grupo de pessoas que defendem sua orientação sexual na sociedade, formado principalmente por homossexuais, Gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgênicos, ou seja, representam as pessoas cuja identidade de gênero não se alinha de modo contínuo ao sexo que foi designado.
O Movimento trouxe grandes inovações sensibilizando os parlamentares e junto do Poder Executivo regulamentaram um projeto de lei na qual designava ao próprio grupo seu reconhecimento do direito a constituição da família, de uniões estáveis e garantias de direitos quanto à paternidade e a maternidade, incluindo o direito a licença a maternidade, independente da sexualidade e o reconhecimento da identidade social de travesti e transexuais e ainda organização de Encontros Nacionais Universitários de diversidade Sexual.
10
MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO
(CARAS PINTADAS)
Caras pintadas foi o nome pelo qual ficou conhecido o movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992, que teve, como objetivo principal, o impeachment do presidente do Brasil na época Fernando Collor de Melo.
11
MOVIMENTO NEGRO
Uma das conquista do movimento negro é ter o direito de viver junto a sociedade que descriminavam os negros lutaram e conquistaram o seu espaço. Umas das conquistas e a lei que instituiu 20% de cotas para os negros no serviço público federal (lei 12.990,2014) em alguns cargos de alta remuneração como diplomatas e auditores, a presença de negros é inferior a 10% observa o secretario de políticas de ações afirmativas de SINAPIR Ronaldo barros segundo ele, os negros são minoria no serviço público e ocupam cargos de baixa remuneração.
Criou o Sistema Nacional de Promoção e Igualdade Racial (SINAPIR) para entender políticas da igualdade nas esferas estaduais.
12
CONCLUSÃO
Concluímos que os movimentos sociais sempre existiram e foram necessários na tentativa da igualdade e respeito em toda esfera pública e social, pois era e ainda é grande a desigualdade e a insatisfação existente em relação; povo e serviço público, com real igualdade de tratamento e direitos a todos os pontos aqui apresentados. O acesso aos serviços públicos vem avançando gradativamente em nosso país (Brasil), porem ainda se encontra longe do ideal almejado. Porem através da implementação das Políticas Públicas de Assistência Social, conscientiza se a população de seus direitos adquiridos por lei, e com o advento (divulgação) das Redes Sociais, tais manifestações se tornarão cada vez mais propagadas (divulgadas a um maior número de pessoas), trazendo tanto ao poder público e a massa em geral 
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO
13
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO
14
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO
15
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais