Buscar

resumo AV1 e AV3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O metodo dos antropologos é o trabalho de campo, através do qual se produz a analise e a descrição do grupo estudado , isto é , e a etnografia.
O trabalho de campo é uma característica da antropologia moderna.antes eles eram chamados de etnólogos de gabinete que escreviam sobre as sociedades sem nunca ter estados nelas.Para isso usavam viajantes, cronistas que estiveram com essa sociedade.
Toda cultura deve ser estudada em seus próprios termos , e não m ais a partir dos parâmetros culturais e valorativos daquele que a estuda.
Problemas do trabalho de campo:
- constate renovação da experiência a cada nova geração 
Coisas boas: o trabalho de campo permite informações sem o olhar impregnado da cultura ocidental dos viajantes que traziam as informações.
Ordens de transformação do antropólogo no trabalho de campo:
1)transformar o exótico no familiar :a primeira ordem de mudança correponde ao movimento da própria disciplina ao abandonar os procedimentos dos etnólogos de cabinete. Busca compreender as regras sociais existentes ao estudar o outro no seu contexto de origem.
2)transformar o familiar em exótico: a segunda ordem corresponde ao movimento de olhar para dentro da nossa própria sociedade e estranhar as nossas regras sociais , verificando os mecanismos de cristalização e legitimização das esferas de poder que tomam por naturais certas atitudes.
Trabalho de campo é o conjunto de princípios que orientam a seleção do objeto de estudo. 
ETNOCEDNTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL
ETNOCENTRISMO : É O FATO DE VERMOS O MUNDO ATRAVEZ DAS LENTES DA NOSSA CULTURA TEM COMO CONSEQUENCIA A PROPENSAO EM DASRMOS MAIS VASLOR A NOSSA CULTURA, COMO SE O NOSSO MODO DE VIDA FOSSE O MAIS CORRETO. 
ETNOCENTRISMO É A ATITUDE DE EXPULSAR DA CULKTURA PARA A NATUREZA TODOS AQUELES QUE NÃO PARTICIPAM DA FAIXA DE HUMANIDADE Á QUAL PERTENCEMOS E COM A QUAL NOS IDENTIFICAMOS. 
RELATIVISMO CULTURAL :
DIVERSIDADE CULTURAL: É A MULTIPLICIDADE DE FORMAS DE VER , SENTIR E SE INSERIR NO MUNDO. 
Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças 
Reler parte de resumo no final do cap 2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes