Buscar

AV ADIMINISTRAÇÃO DE MARKETING 18.06.2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING – 18.06.16
	�
	 1a Questão (Ref.: 201308225754)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Orientação de Marketing é uma Ação empresarial que desafia algumas orientações do negócio, baseando- se em pilares. Cite apenas um e explique.
	
	
Resposta: Produto. Quando uma empresa escolhe um produto para ser vendido no mercado os responsáveis pelo desemvolvimento deste produto trabalham junto com o marketing.
	
Gabarito: Para atingir as metas organizacionais, as estratégias voltaram-se para os clientes, não era o cliente que devia se adaptar ao seu produto, mas as empresas desenvolverem produtos que encontrassem os clientes certos.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307983278)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	Dentro dos princípios de Marketing e do conceito de Posicionamento, seria correto afirmar que existe Posicionamento de Preço? Justifique sua resposta.
	
	
Resposta: Não existe, pois o preço é constituido com base nas pesquisas feita sobre o custo que o produto teve juntamente com o mercado e publico alvo onde será vendido.
	
Gabarito: Não. O posicionamento de preço não pode existir pelo simples fato de que o ambiente onde o produto é negociado traduz o preço a ser cobrado. Ex.: Uma lata de cerveja de determinada marca pode ser vendida é um simples isopor no meio da rua por R$2,50 e esta mesma lata de cerveja pode ser negociada em um hotel por R$7,00. O que define preço é o ambiente e aí sim, o lugar onde é negociado reflete seu valor.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307572766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o  lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor descreve o que chamamos de?
	
	 
	Marketing.
	
	Praça.
	
	Mercado.
	
	Promoção.
	
	Processo.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201307995380)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A integração dos canais de venda online e offline da empresa Alfa é um dos grandes diferenciais para o sucesso da rede no Brasil, considerada hoje a maior no setor de produtos esportivos da América Latina. Com um sistema de gerenciamento integrado e nova plataforma de e-commerce, os consumidores têm opções de pesquisar na loja física, comprar na virtual e, se preciso for, trocar o produto nas lojas instaladas nos shoppings. O formato diferenciado é uma das chaves de sucesso da empresa, segundo a Diretora de Marketing. "A empresa começou em 1981, com uma loja em Belo Horizonte, Minas Gerais, e hoje está em 23 estados do Brasil, e no Distrito Federal, além de contar com loja virtual. Fazemos sempre treinamento em todas as lojas e hoje o consumidor pode transitar entre o online e o offline da forma como quiser.", diz. O grupo também se equilibra unindo o branding ao retail, que é o trabalho de construção da marca e sua visibilidade no varejo, por intermédio de campanhas e ofertas nos meios de comunicação. Outra aposta da empresa é o patrocínio a eventos esportivos e a atletas. Em 2011, foram 100 ações focadas no esporte. Como estratégia de comunicação e marketing, todas as ações que levem o nome da empresa são contadas por centímetros. Além disso, os consumidores são peças importantes na hora de pensar em novos desafios. ¿É importante ouvir o cliente; com base em suas opiniões podemos atendê-lo cada vez melhor. Essa troca é muito importante e esse canal de mão dupla também é uma forma muito natural de levar a paixão do esporte a todo brasileiro¿, pontua a Diretora de Marketing. Fonte: Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado). Com base na situação descrita acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Os consumidores brasileiros que optam pela compra online de produtos, geralmente exigem que as empresas desenvolvam canais físicos para atendê-los. PORQUE II. Se, de um lado, a estabilidade econômica, o aumento do poder aquisitivo das classes sociais, aliadas a um maior acesso à informação "Internet, participação em redes sociais" possibilitam que os consumidores identifiquem a forma mais adequada de atender suas necessidades, de outro, as empresas têm identificado que as mudanças nesses segmentos estão limitadas por aspectos como a falta de confiança nos fornecedores (prazos e entregas), a impossibilidade de troca simplificada de produtos e a segurança nos pagamentos online. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201307629915)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são os 4 Ps do Marketing?
	
	
	Previsão, Preço, Prioridade, Praça
	
	Pessoas, Perspicácia, Promoção, Produção
	
	Produto, Planejamento, Produção, Praça
	 
	Produto, Preço, Promoção, Praça
	
	Planejamento, Praça, Previsão, Produto
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201307668307)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(IF/PB - 2014 / ADAPTADO) O hotel "Viver e Sonhar", localizado na cidade de Bananeiras, possui uma estrutura modesta, mas com um foco bem definido. O proprietário busca atender pessoas que desejam ambiente familiar e preço acessível. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as bases de segmentação utilizadas pelo proprietário desse hotel.
	
	
	Segmentação comportamental e segmentação demográfica.
	
	Segmentação demográfica e segmentação geográfica.
	 
	Segmentação geográfica e segmentação socioeconômica.
	
	Segmentação comportamental e segmentação psicográfica.
	 
	Segmentação psicográfica e segmentação socioeconômica.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201307410942)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	a Claro se posiciona com a Desafiante de Mercado, pois utiliza estratégias de ataque frontal em relação à empresa líder de mercado.
	 
	A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.
	
	Não podemos classificar a TIM como seguidora de mercado por não ocupar mais a vice-liderança.
	
	A Vivo é por definição absoluta a Líder de Mercado, pois detém o maior percentual de market-share tornando-se o alvo dos demais concorrentes.
	 
	A aposta da Claro em diferenciais embasados em pioneirismo e inovação em relação ao ocupante da primeira posição de mercado é característica de fundamental importância para uma empresa que quer alcançar a liderança da categoria.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201307975638)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O SIM - Sistema de Informação de Marketing é um complexo de pessoas, equipamentos e procedimentos, que coletam, selecionam, analisam e distribuem informações de marketing que sejam necessárias, oportunas  e precisas para os tomadores de decisões em marketing.  O SIM é subdividido em subsistemas, que são  registros internos, pesquisa de mercado, inteligência de mercado e sistema de apoio à decisão de marketing.
Aponte o subsistema do SIM que é o responsável pelos dados de resultadosde pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a pagar e a receber:
 
	
	
	Pesquisa de mercado.
	 
	Registros internos.
	
	Inteligência de mercado.
	 
	Sistemas de informação de vendas.
	
	Sistema de apoio à decisão de marketing.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201307669751)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Basicamente, uma marca é uma promessa que uma empresa faz do seu produto ou serviço. O brand equity é:
	
	
	Todos os pensamentos, sensações, imagens experiências, crenças,etc., ligados à marca
	 
	O valor agregado atribuído a produtos ou serviços que se reflete no modo com os consumidores pensam, sentem e agem em relação à marca uma marca
	
	O elemento da marca que poderá ser utilizado para apresentar novos produtos
	
	A associação da marca com outros produtos ou serviços
	 
	O que a marca significa para os consumidores
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201307567211)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de comunicação organizacional tem seu conceito aplicado quando:
	
	 
	Busca estabelecer um diálogo com os públicos interno e externo, para influenciar diretamente a percepção de valor da marca, produto e/ou serviço oferecido pela empresa.
	
	É resultante dos serviços de comunicação realizados,tendo como alvo os stakeholders da empresa, a fim de atingir indiretamente os objetivos propostos.
	
	É baseado na construção de mensagens únicas a serem publicadas em diversos veículos de comunicação,com características distintas, utilizando sempre a mesma linguagem.
	
	É planejado como uma atividade corporativa que visa a manter sempre favorável a imagem da organização,somente perante o seu público-alvo.
	 
	Visa a interligar os públicos interno e externo em uma empresa, de forma a influenciar indiretamente a percepção de valor do produto, serviço oferecido pela empresa.

Outros materiais

Outros materiais