Buscar

GESTÃO DE CONHECIMENTO prova DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Em ambientes que se modificam constantemente, as empresas precisam renovar continuamente seus conhecimentos para que não se tornem ultrapassadas e obsoletas. É através de novos conhecimentos que uma empresa se mantém competitiva e preserva seus elevados índices de desempenho. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas, qual é a relação entre conhecimento e o aumento do desempenho em uma empresa?
	
	
Questão 2/5
Para que uma empresa aumente seu desempenho empresarial, ela deve se adiantar em relação aos seus concorrentes e agregar maior valor a seus produtos e serviços. A inovação tem um peso significativo nessa agregação. Para que possa inovar, a empresa precisa integrar o “pensar e agir” de todos seus funcionários, para que participem de seu processo criativo. Isso significa que uma empresa não pode contratar empregados só para produzir, excluindo a possibilidade de que participem ativamente das melhorias ou mudanças. Isso inibe a motivação e obstrui a inovação.
Sendo assim, descreva como um ambiente empresarial pode ser construído para que seja favorável à inovação, fazendo com que a empresa consiga aumentar seu desempenho.
Questão 3/5
Em relação à aprendizagem organizacional, Peter Senge conceitua a organização como “lugar onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio, onde a aspiração coletiva é liberada e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo”.
SENGE, P. A Quinta Disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1990, p. 11.
 
De acordo com o texto acima e com os conteúdos abordados nas aulas, responda: por que é importante a empresa investir no desenvolvimento da capacidade de seus colaboradores? Qual o papel do gestor nessa nova organização?
Questão 4/5
Leia atentamente o excerto a seguir.
 
“Os termos aprendizagem organizacional e organizações que aprendem têm sido usados por muitos nas organizações como termos intercambiáveis, senão sinônimos. Na literatura existente, as duas maneiras mais comuns para distinguir entre aprendizagem organizacional e organização que aprende é que a organização que aprende é uma forma de organização, enquanto a aprendizagem organizacional é uma atividade ou processo de aprendizagem nas organizações. A organização que aprende precisa de esforços, já a aprendizagem organizacional existe sem qualquer esforço.”
 
ACHREIBER, D. (Org.). Inovação e Aprendizagem Organizacional. Novo Hamburgo: Feevale, 2013, p. 216.
 
Partindo da citação acima e dos conceitos estudados na disciplina, para você, qual a importância de se valorizar a aprendizagem organizacional atualmente? Como a aprendizagem organizacional pode ser considerada um fator de competitividade?
Questão 5/5
Leia atentamente o excerto a seguir
Reconhecer que a gestão da cultura organizacional é responsabilidade de todos, que ela é capaz de superar barreiras físicas e psicológicas, de perpetuar uma organização e, acima de tudo, facilitar o alinhamento dos interesses pessoais e empresariais é o primeiro passo para a transformação necessária. O fato é que as empresas gastam muita energia envolvidas com situações de insatisfação, desmotivação, desencontros, conflitos não resolvidos, jogos de poder; quando deveríamos estar concentrados naquilo que realmente importa. A sinergia organizacional para resultados. Foco! Radicalizando, poderíamos dizer que quando se trata de cultura e clima organizacionais não existe meio termo.
FRANCO, Demerval. A poderosa cultura empresarial, ame-a ou deixe-a. disponível em www.guiarh.com.br
 
Nos dias atuais, devido à competição entre países, regiões e empresas em busca de vantagens na produção de bens e serviços, incrementaram-se os estudos da cultura organizacional. De acordo com sua opinião, como a cultura organizacional pode influenciar a produtividade na empresa?

Outros materiais