Buscar

Fases da história das organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIDADE 2
ERA INDUSTRIAL X ERA DO CONHECIMENTO
Fases da História das Organizações
Prof. Gláucio Matos
*
*
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Para compreendermos as diferenças entre a Era Industrial e a Era do Conhecimento é necessário que primeiro estudemos a história das organizações em suas diferentes fases.
Existem várias denominações para o que hoje conhecemos como Era do Conhecimento, como por exemplo, o termo Era da Informação utilizado por Chiavenato.
*
*
*
A HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES PODE SER DIVIDIDA EM SEIS FASES:
Fase artesanal;
Fase da transição do artesanato à industrialização;
Fase do desenvolvimento industrial;
Fase do gigantismo industrial;
Fase moderna;
Fase da globalização.
*
*
*
FASE ARTESANAL
“É a fase que vai desde a Antiguidade até aproximadamente 1780, quando se inicia a Revolução Industrial. Nesta fase, o regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentar das pequenas oficinas e na mão-de-obra intensiva e não-qualificada na agricultura. Há um predomínio de pequenas oficinas, granjas e agricultura, com base no trabalho escravo e no uso de ferramentas elementares. Há resquícios ainda do feudalismo e o sistema comercial baseia-se na antiga tradição das trocas em mercados locais”. (CHIAVENATO, 2007, p.34)
*
*
*
FASE DA TRANSIÇÃO DO ARTESANATO À INDUSTRIALIZAÇÃO
“Corresponde à Primeira Revolução Industrial, que aconteceu entre 1780 e 1860. Foi nesta fase que nasceu a Era Industrial com a intensa industrialização e mecanização das oficinas e da agricultura. Nesta fase ocorre uma crescente mecanização das oficinas e da agricultura. A máquina a vapor e a aplicação da força motriz do vapor à produção provocam a aparecimento do sistema fabril: as oficinas mecanizadas transformam-se em fábricas e usinas dotadas de enormes e pesadas máquinas que passam a substituir o esforço muscular humano.” (CHIAVENATO, 2007, p.34-35)
*
*
*
FASE DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL
*
Corresponde à Segunda Revolução Industrial, entre 1860 e 1914. Os dois expoentes são o aço e a eletricidade. Dá-se a substituição do ferro pelo aço como material industrial, e do vapor pela eletricidade e pelos derivados do petróleo como principais fontes de energia. Surge o intenso desenvolvimento da maquinaria, com o aparecimento do motor a explosão e do motor elétrico. 
*
*
FASE DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL
*
Há um crescente domínio da nascente indústria pela ciência e pelo avanço tecnológico por intermédio de uma onda de invenções. Surgem os grandes bancos e as instituições financeiras junto com uma ampliação dos mercados. As empresas bem-sucedidas crescem largamente e passam por um processo de burocratização em função do seu tamanho e por um enfoque mecanicista de suas funções.
*
*
FASE DO GIGANTISMO INDUSTRIAL
*
É a fase situada entre as duas Grandes Guerras Mundiais (entre 1914 e 1945) nas quais se incrementa a organização e a tecnologia avançada para fins predominantemente bélicos. É a fase que compreende a grande depressão econômica de 1929 e a crise mundial por ela provocada. Nesta fase as empresas atingem grandes proporções, atuando em operações de âmbito internacional.
*
*
FASE DO GIGANTISMO INDUSTRIAL
*
Ocorre o predomínio de aplicações técnico-científicas e a ênfase em materiais petroquímicos. Os transportes se intensificam como por exemplo, o aprimoramento do automóvel e do avião, além do incremento de estradas de ferro e rodovias. As comunicações também se tornam mais amplas e rápidas, com o telefone, o rádio e a televisão.”
*
*
FASE MODERNA
*
Fase que vai de 1945 (pós-guerra) a 1980 e estabelece uma nítida separação entre países desenvolvidos (industrializados), os subdesenvolvidos (não-industrializados) e os países em desenvolvimento. É marcada por um grande desenvolvimento tecnológico e sua utilização para fins comerciais se intensifica a partir de produtos e processos mais sofisticados. Novos materiais básicos surgem (como plástico e alumínio) e novas fontes de energia são desenvolvidas (energia nuclear, solar e eólica), porém o petróleo e a eletricidade mantêm seu predomínio.
*
*
FASE MODERNA
*
Novas tecnologias surgem (como o silicone e o circuito integrado) possibilitando o aparecimento de avanços, como a televisão a cores, o computador e a transmissão via satélite. A pesquisa e o desenvolvimento tecnológicos passam a ser feitos dentro das organizações e orientados basicamente para fins comerciais. Por outro lado, é uma fase também marcada pela escassez de recursos, inflação, juros e custos em contínua ascensão.”
*
*
FASE DA GLOBALIZAÇÃO
Fase pós 1980, carregada de grande interconectividade, porém com desafios, dificuldades, ameaças, coações, contingências, restrições e adversidades para as organizações. O ambiente externo passa a se caracterizar por uma complexidade e uma mutabilidade de difícil interpretação. Assim, ocorre a incerteza por parte das empresas em relação ao que está ocorrendo ao seu redor e, principalmente, quanto ao que poderá ocorrer em um futuro próximo.
*
*
*
FASE DA GLOBALIZAÇÃO
Nesta fase, as empresas lutam com acirrada concorrência e enfrentam a dificuldade em entender as reações do mercado e as ações dos concorrentes. A maneira tradicional de administrar e de fazer as coisas como elas sempre foram feitas no passado não proporcionará os resultados adequados. É a fase da revolução do computador e da utilização da internet como uma nova maneira de se fazer negócios, marcando a entrada na Era da Informação.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais